Pular para o conteúdo principal

5 motivos para investir em comunicação interna e melhorar o entrosamento da equipe

Startupi

5 motivos para investir em comunicação interna e melhorar o entrosamento da equipe

Para fortalecer a cultura e tornar mais claras as diretrizes da empresa, a comunicação interna tem papel fundamental no dia a dia e, por isso, é uma área cada vez mais estratégica aos negócios. Sua principal função é facilitar fluxos de contato, rotina dos colaboradores, para transmitir informações claras e objetivas, que impactam diretamente na execução do trabalho para alcançar os resultados esperados.

Segundo a Pesquisa de Tendências em Comunicação Interna 2023, desenvolvida pela Ação Integrada em parceria com a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – Aberje, engajar as lideranças como comunicadores é o principal desafio das empresas, com 74% das respostas. Muitas vezes, parte da liderança não sabe nem qual a importância da comunicação interna e por isso não se sente engajada o suficiente para performar como tal.

Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!

Para mostrar benefícios e qualidades da comunicação interna, Felipe Hotz, CEO do Comunica.In, startup que atua na gestão da Comunicação Interna empresarial, citou 5 motivos para investir na comunicação interna das empresas e no engajamento do colaborador:

1. Aproximação dos times

Com a grande tendência do home office, os times estão cada vez mais desconexos. Por isso é importante investir em uma comunicação interna ágil, interativa e efetiva para diminuir as barreiras que a distância colocou entre os colaboradores.

2. Aumentar a produtividade

Investir em comunicação interna é sinônimo de aumento de produtividade, uma vez que, com comunicados claros, os profissionais terão conhecimento dos objetivos da empresa e saberão, assim, como alcançá-los.

3. Retenção de talentos

Um time engajado resulta em colaboradores satisfeitos com a cultura da empresa. É importante investir em ferramentas de comunicação interna para conquistar e reter os profissionais dentro da organização. “E é justamente para isso que o Comunica.In performa no mercado, buscando ser o braço direito das lideranças na hora da C.I”, completa Hotz.

4. Resolução de problemas

Com feedbacks constantes das equipes, as lideranças têm uma maior visibilidade do que está errado nos times e, assim, conseguem solucionar os problemas antes que eles se tornem uma bola de neve. Nessa etapa, a mensuração de dados é uma grande aliada para entender como os colaboradores têm recebido e reagido aos comunicados internos.

5. Ambiente de trabalho mais aberto, colaborativo e eficiente

Uma comunicação interna efetiva melhora o ambiente de trabalho, impedindo boatos e ruídos, uma vez que todos os colaboradores estarão cientes das informações pelos meios certos e nas horas certas.

A comunicação interna clara e concisa é essencial para garantir a movimentação e o crescimento da empresa, assim como providenciar um employer branding efetivo e uma maior retenção de talentos. Pensando em melhorar o dia a dia nas organizações, engajar times e, consequentemente, aumentar a satisfação do consumidor final, o investimento em mecanismos de comunicação interna se mostra um forte aliado.


Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.

O post 5 motivos para investir em comunicação interna e melhorar o entrosamento da equipe aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Pedro Maranhão



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/top-5-comunicacao-interna/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Banco digital fundado por Carlinhos Maia permite que pessoas sejam sócias por R$ 10

Startupi Banco digital fundado por Carlinhos Maia permite que pessoas sejam sócias por R$ 10 Desde 15 dezembro de 2022, qualquer pessoa com R$ 10 pode se tornar dona de um digital bank e ser sócia do comunicador Carlinhos Maia. O Girabank , criado este ano pelo influenciador e empresário, abrirá “cotas” para sócios em uma captação pública na plataforma DIVI•hub. A meta é levantar R$ 10 milhões no banco digital e acelerar a criação e melhoria dos produtos financeiros oferecidos pela instituição. Todo o processo será realizado pela DIVI•hub, app de investimentos focado na negociação de ativos compartilhados e homologado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A Raketo Venture Market foi a responsável pela seleção desta oportunidade de investimento. “Nossa missão é ajudar startups e investidores a evoluírem juntos. Confiamos muito no potencial do Girabank”, afirma Fred Santoro, CEO da RAKETO . A captação funcionará no modelo equity, cedendo 2,55% dos lucros apurados para os novos

Logística verde: como reduzir impactos ambientais na sua operação?

Startupi Logística verde: como reduzir impactos ambientais na sua operação? * Por Caio Reina A sustentabilidade tem sido um tema cada vez mais discutida, especialmente à medida que os impactos das atividades humanas são sentidos na natureza e na qualidade de vida das pessoas. Para as empresas, a implementação de práticas mais sustentáveis está se tornando prioridade, já que as marcas que são percebidas como conscientes do ponto de vista ambiental e social tendem a ter uma reputação melhor entre os consumidores e a sociedade, o que pode resultar em maior fidelidade do cliente e em um melhor posicionamento de mercado. Dessa forma, a logística verde tem ganhado mais espaço. O termo se refere ao grupo de políticas e medidas destinadas a reduzir o impacto ambiental causado pelo setor logístico em geral. É um tema de extrema relevância para o progresso do setor.  Pensando nisso, separei algumas dicas de como garantir uma logística mais sustentável e, ao mesmo tempo, eficiente para as

78% das empresas B2B usam ferramentas digitais, afirma estudo

Startupi 78% das empresas B2B usam ferramentas digitais, afirma estudo 78% das empresas B2B utilizam soluções digitais dentro da sua rotina operacional em 2023. Tal número representa um crescimento de 5% em comparação com o resultado obtido na primeira edição da pesquisa idealizada pela Ploomes , em parceria com a Opinion Box , realizada no ano anterior. A pesquisa contou com a participação de 638 profissionais de companhias brasileiras B2B, de diferentes segmentos de atuação. Acesse aqui e responda ao Censo Investidores 2023! Queremos ouvir você! O levantamento indicou ainda que 75% das corporações do país se tornaram mais digitais em 2023, ano que marca de forma definitiva o fim da pandemia. O índice é 7% superior ao de 2022. De acordo com Matheus Pagani, CEO e cofundador da Ploomes , os números apresentados pela nova edição do estudo confirmam que o movimento de digitalização corporativa realmente se consolidou. “O que o mercado viveu entre 2020 e 2022 foi um período de enorme