Pular para o conteúdo principal

5 motivos para investir em comunicação interna e melhorar o entrosamento da equipe

Startupi

5 motivos para investir em comunicação interna e melhorar o entrosamento da equipe

Para fortalecer a cultura e tornar mais claras as diretrizes da empresa, a comunicação interna tem papel fundamental no dia a dia e, por isso, é uma área cada vez mais estratégica aos negócios. Sua principal função é facilitar fluxos de contato, rotina dos colaboradores, para transmitir informações claras e objetivas, que impactam diretamente na execução do trabalho para alcançar os resultados esperados.

Segundo a Pesquisa de Tendências em Comunicação Interna 2023, desenvolvida pela Ação Integrada em parceria com a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – Aberje, engajar as lideranças como comunicadores é o principal desafio das empresas, com 74% das respostas. Muitas vezes, parte da liderança não sabe nem qual a importância da comunicação interna e por isso não se sente engajada o suficiente para performar como tal.

Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!

Para mostrar benefícios e qualidades da comunicação interna, Felipe Hotz, CEO do Comunica.In, startup que atua na gestão da Comunicação Interna empresarial, citou 5 motivos para investir na comunicação interna das empresas e no engajamento do colaborador:

1. Aproximação dos times

Com a grande tendência do home office, os times estão cada vez mais desconexos. Por isso é importante investir em uma comunicação interna ágil, interativa e efetiva para diminuir as barreiras que a distância colocou entre os colaboradores.

2. Aumentar a produtividade

Investir em comunicação interna é sinônimo de aumento de produtividade, uma vez que, com comunicados claros, os profissionais terão conhecimento dos objetivos da empresa e saberão, assim, como alcançá-los.

3. Retenção de talentos

Um time engajado resulta em colaboradores satisfeitos com a cultura da empresa. É importante investir em ferramentas de comunicação interna para conquistar e reter os profissionais dentro da organização. “E é justamente para isso que o Comunica.In performa no mercado, buscando ser o braço direito das lideranças na hora da C.I”, completa Hotz.

4. Resolução de problemas

Com feedbacks constantes das equipes, as lideranças têm uma maior visibilidade do que está errado nos times e, assim, conseguem solucionar os problemas antes que eles se tornem uma bola de neve. Nessa etapa, a mensuração de dados é uma grande aliada para entender como os colaboradores têm recebido e reagido aos comunicados internos.

5. Ambiente de trabalho mais aberto, colaborativo e eficiente

Uma comunicação interna efetiva melhora o ambiente de trabalho, impedindo boatos e ruídos, uma vez que todos os colaboradores estarão cientes das informações pelos meios certos e nas horas certas.

A comunicação interna clara e concisa é essencial para garantir a movimentação e o crescimento da empresa, assim como providenciar um employer branding efetivo e uma maior retenção de talentos. Pensando em melhorar o dia a dia nas organizações, engajar times e, consequentemente, aumentar a satisfação do consumidor final, o investimento em mecanismos de comunicação interna se mostra um forte aliado.


Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.

O post 5 motivos para investir em comunicação interna e melhorar o entrosamento da equipe aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Pedro Maranhão



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/top-5-comunicacao-interna/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 dicas para startups que desejam captar o primeiro investimento

Startupi 4 dicas para startups que desejam captar o primeiro investimento Nos últimos anos, o Brasil vem apresentando um grande potencial para startups que desejam captar o primeiro investimento para expandir seus negócios. Para ilustrar, em 2023, segundo dados do Distrito, no Brasil, o setor angariou US$1,9 bilhão, já na América Latina os valores chegaram a US$3 bilhões – captações mais baixas do que anos anteriores, mas que representaram grandes montantes. Agora, com uma expectativa favorável de mercado, as previsões são de aumento cauteloso dos investimentos. Porém, com as novas oportunidades, também é importante que os fundadores apresentem projetos assertivos e com bom um modelo de negócio. Para Erica Fridman, investidora e cofundadora da Sororitê, maior rede de investidoras-anjo do Brasil, “para empresas early-stage em busca de capital, a capacidade dos fundadores de explicar o negócio de maneira clara e demonstrar seu potencial de escalabilidade é fundamental para garantir

É hora das startups se prepararem para receber investimentos!

Startupi É hora das startups se prepararem para receber investimentos! * Por Jéssica Lima Os especialistas são unânimes: temos indícios de que 2024 será um ano melhor para as startups se comparado aos anteriores. O ano de 2022 nos surpreendeu com a crescente onda de layoffs e uma queda considerável no número de startups chegando ao status de unicórnios. Isso porque, enquanto os anos anteriores haviam trazido uma abundância de investimentos para startups, o momento já não era tão positivo e os investidores começaram a ser mais cautelosos na avaliação dos investimentos.  O cenário se manteve durante 2023, mas agora já é possível ver sinais de melhoras. As perspectivas são positivas, mas isso não significa que os investidores estarão dispostos a apostar suas carteiras. As startups precisam estar preparadas e atentas se pretendem buscar um incentivo financeiro em 2024. O primeiro ponto que vale para startups em qualquer fase de desenvolvimento é ter um pitch bem estruturado. É hora d

Estratégias e técnicas de captação para times fundadores de startups

Startupi Estratégias e técnicas de captação para times fundadores de startups A jornada de construir e escalar uma startup é uma verdadeira montanha-russa de emoções, conquistas, e muitos desafios fazem parte dessa jornada. Um dos maiores obstáculos é ter capital para financiar o crescimento do seu negócio. Segundo dados da CB Insights, 29% das startups fecham por falta de recursos financeiros. Existem diferentes maneiras para o time fundador financiar a sua startup. Enquanto alguns utilizam recursos próprios, o chamado bootstrapping, outros recorrem para investidores externos, como, por exemplo, família, amigos, investidores-anjo, fundos de venture capital,fundos de private equity, prêmios eaté o governo. Independentemente do caminho escolhido, é fundamental entender não apenas  estratégias e técnicas de negociação, como também qual o racional que baseia as decisões dos investidores. Isso se torna ainda mais importante quando você está no início da sua jornada de captação, pois a