Pular para o conteúdo principal

As 5 maiores mentiras que são ditas sobre gestão por objetivos e resultados

Startupi

As 5 maiores mentiras que são ditas sobre gestão por objetivos e resultados

* Por Pedro Signorelli

Para quem ainda não está tão familiarizado assim, os OKRs – Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados Chaves) – podem transformar a sua empresa, os seus colaboradores e principalmente você.

Trata-se de uma ferramenta de gestão que possui ciclos menores do que o anual, permitindo realizar um planejamento de curto prazo, que possibilita ajustes frequentes e constantes no seu plano de execução da estratégia, sem perder de vista o objetivo de médio e longo prazo.

Os OKRs são capazes de resolver alguns problemas essenciais nas empresas, como falta de alinhamento, falta de foco, desengajamento das pessoas, colaboradores acomodados e também falta de responsabilização. E por conseguirem acabar com essas dificuldades, são responsáveis por gerar ótimos resultados, como maior clareza de direção, melhor priorização, times mais engajados, mais entrosamento entre as áreas, mais e melhores resultados alcançados.

Podemos perceber que a gestão por OKR traz inúmeros benefícios, além de evitar problemas que poderiam causar uma grande dor de cabeça. No entanto, apesar de ótimas funcionalidades, a ferramenta ainda não é compreendida por muitos. Por essa razão, decidi elencar as 5 maiores bobagens que são ditas sobre OKR atualmente:

Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!

1 – OKR é uma estratégia

Os OKRs não são uma estratégia. São uma das formas – talvez a melhor – de sintetizar a sua estratégia. Estratégia é a sua visão de geração de valor com ideias e alguns caminhos para serem colocados em prática. Os OKRs ajudam a deixar a estratégia mais clara e específica, possibilitando a concretização das suas ideias e quantificando o impacto que está sendo gerado pelas ações em curso, que lhe mostrarão se você está no caminho certo ou não.

2 – OKR é um método

Não é simplesmente um método. No entanto, contém um método com um núcleo comum, mas com diversas formas de ser aplicado. Existe um método ou vários para implementar os OKRs, além do método de construção dos OKRs propriamente dito. Porém, é importante deixar claro que os OKRs se assemelham mais a um conjunto de princípios e valores, que devem ser implementados por meio de um processo de gestão, para levá-lo a alcançar os melhores resultados.

3 – O que importa mesmo são as métricas

As métricas são uma parte importante sim, mas não são o fator mais essencial dentro desse processo. O que importa mesmo é conseguir criar o contexto correto para o que precisa ser perseguido. Caso contrário, suas métricas lhe mostrarão uma direção, mas você não saberá se é a correta.

4 – OKRs são metas em um novo formato

Acredite em mim, você não vai atingir melhores resultados chamando suas metas de OKRs. Encontro muitos casos nas organizações que me procuram para implementar OKRs tendo já começado sua caminhada.

É preciso mudar a forma de pensar, os processos e os incentivos, para que a ferramenta consiga entregar os resultados prometidos. Simplesmente chamar o objetivo de título não vai mudar suas metas mal construídas, que não geram foco e nem alinhamento, criando ambiguidades e dificultando as conversas para alcançá-las.

5 – OKRs vão entregar benefícios com você definindo metas da mesma maneira que fazia antes

É raro, mas acontece muito. Coloque um título, descreva um objetivo e junte algumas métricas. Pronto! É isso que fazem normalmente. Por outro lado, se você não trouxer o contexto correto e definir a direção de forma mais clara, permanecerá tão confuso como antes. Neste caso, você tem uma meta com um novo nome.


As 5 maiores mentiras que são ditas sobre gestão por objetivos e resultados

Pedro Signorelli é um dos maiores especialistas do Brasil em gestão, com ênfase em OKR. Já movimentou com seus projetos mais de R$ 2 bi e é responsável, dentre outros, pelo case da Nextel, maior e mais rápida implementação da ferramenta nas Américas.


Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.

O post As 5 maiores mentiras que são ditas sobre gestão por objetivos e resultados aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Convidado Especial



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/mentiras-sobre-gestao-por-objetivos-e-resultados/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Banco digital fundado por Carlinhos Maia permite que pessoas sejam sócias por R$ 10

Startupi Banco digital fundado por Carlinhos Maia permite que pessoas sejam sócias por R$ 10 Desde 15 dezembro de 2022, qualquer pessoa com R$ 10 pode se tornar dona de um digital bank e ser sócia do comunicador Carlinhos Maia. O Girabank , criado este ano pelo influenciador e empresário, abrirá “cotas” para sócios em uma captação pública na plataforma DIVI•hub. A meta é levantar R$ 10 milhões no banco digital e acelerar a criação e melhoria dos produtos financeiros oferecidos pela instituição. Todo o processo será realizado pela DIVI•hub, app de investimentos focado na negociação de ativos compartilhados e homologado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A Raketo Venture Market foi a responsável pela seleção desta oportunidade de investimento. “Nossa missão é ajudar startups e investidores a evoluírem juntos. Confiamos muito no potencial do Girabank”, afirma Fred Santoro, CEO da RAKETO . A captação funcionará no modelo equity, cedendo 2,55% dos lucros apurados para os novos

Logística verde: como reduzir impactos ambientais na sua operação?

Startupi Logística verde: como reduzir impactos ambientais na sua operação? * Por Caio Reina A sustentabilidade tem sido um tema cada vez mais discutida, especialmente à medida que os impactos das atividades humanas são sentidos na natureza e na qualidade de vida das pessoas. Para as empresas, a implementação de práticas mais sustentáveis está se tornando prioridade, já que as marcas que são percebidas como conscientes do ponto de vista ambiental e social tendem a ter uma reputação melhor entre os consumidores e a sociedade, o que pode resultar em maior fidelidade do cliente e em um melhor posicionamento de mercado. Dessa forma, a logística verde tem ganhado mais espaço. O termo se refere ao grupo de políticas e medidas destinadas a reduzir o impacto ambiental causado pelo setor logístico em geral. É um tema de extrema relevância para o progresso do setor.  Pensando nisso, separei algumas dicas de como garantir uma logística mais sustentável e, ao mesmo tempo, eficiente para as

78% das empresas B2B usam ferramentas digitais, afirma estudo

Startupi 78% das empresas B2B usam ferramentas digitais, afirma estudo 78% das empresas B2B utilizam soluções digitais dentro da sua rotina operacional em 2023. Tal número representa um crescimento de 5% em comparação com o resultado obtido na primeira edição da pesquisa idealizada pela Ploomes , em parceria com a Opinion Box , realizada no ano anterior. A pesquisa contou com a participação de 638 profissionais de companhias brasileiras B2B, de diferentes segmentos de atuação. Acesse aqui e responda ao Censo Investidores 2023! Queremos ouvir você! O levantamento indicou ainda que 75% das corporações do país se tornaram mais digitais em 2023, ano que marca de forma definitiva o fim da pandemia. O índice é 7% superior ao de 2022. De acordo com Matheus Pagani, CEO e cofundador da Ploomes , os números apresentados pela nova edição do estudo confirmam que o movimento de digitalização corporativa realmente se consolidou. “O que o mercado viveu entre 2020 e 2022 foi um período de enorme