Pular para o conteúdo principal

As 5 maiores mentiras que são ditas sobre gestão por objetivos e resultados

Startupi

As 5 maiores mentiras que são ditas sobre gestão por objetivos e resultados

* Por Pedro Signorelli

Para quem ainda não está tão familiarizado assim, os OKRs – Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados Chaves) – podem transformar a sua empresa, os seus colaboradores e principalmente você.

Trata-se de uma ferramenta de gestão que possui ciclos menores do que o anual, permitindo realizar um planejamento de curto prazo, que possibilita ajustes frequentes e constantes no seu plano de execução da estratégia, sem perder de vista o objetivo de médio e longo prazo.

Os OKRs são capazes de resolver alguns problemas essenciais nas empresas, como falta de alinhamento, falta de foco, desengajamento das pessoas, colaboradores acomodados e também falta de responsabilização. E por conseguirem acabar com essas dificuldades, são responsáveis por gerar ótimos resultados, como maior clareza de direção, melhor priorização, times mais engajados, mais entrosamento entre as áreas, mais e melhores resultados alcançados.

Podemos perceber que a gestão por OKR traz inúmeros benefícios, além de evitar problemas que poderiam causar uma grande dor de cabeça. No entanto, apesar de ótimas funcionalidades, a ferramenta ainda não é compreendida por muitos. Por essa razão, decidi elencar as 5 maiores bobagens que são ditas sobre OKR atualmente:

Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!

1 – OKR é uma estratégia

Os OKRs não são uma estratégia. São uma das formas – talvez a melhor – de sintetizar a sua estratégia. Estratégia é a sua visão de geração de valor com ideias e alguns caminhos para serem colocados em prática. Os OKRs ajudam a deixar a estratégia mais clara e específica, possibilitando a concretização das suas ideias e quantificando o impacto que está sendo gerado pelas ações em curso, que lhe mostrarão se você está no caminho certo ou não.

2 – OKR é um método

Não é simplesmente um método. No entanto, contém um método com um núcleo comum, mas com diversas formas de ser aplicado. Existe um método ou vários para implementar os OKRs, além do método de construção dos OKRs propriamente dito. Porém, é importante deixar claro que os OKRs se assemelham mais a um conjunto de princípios e valores, que devem ser implementados por meio de um processo de gestão, para levá-lo a alcançar os melhores resultados.

3 – O que importa mesmo são as métricas

As métricas são uma parte importante sim, mas não são o fator mais essencial dentro desse processo. O que importa mesmo é conseguir criar o contexto correto para o que precisa ser perseguido. Caso contrário, suas métricas lhe mostrarão uma direção, mas você não saberá se é a correta.

4 – OKRs são metas em um novo formato

Acredite em mim, você não vai atingir melhores resultados chamando suas metas de OKRs. Encontro muitos casos nas organizações que me procuram para implementar OKRs tendo já começado sua caminhada.

É preciso mudar a forma de pensar, os processos e os incentivos, para que a ferramenta consiga entregar os resultados prometidos. Simplesmente chamar o objetivo de título não vai mudar suas metas mal construídas, que não geram foco e nem alinhamento, criando ambiguidades e dificultando as conversas para alcançá-las.

5 – OKRs vão entregar benefícios com você definindo metas da mesma maneira que fazia antes

É raro, mas acontece muito. Coloque um título, descreva um objetivo e junte algumas métricas. Pronto! É isso que fazem normalmente. Por outro lado, se você não trouxer o contexto correto e definir a direção de forma mais clara, permanecerá tão confuso como antes. Neste caso, você tem uma meta com um novo nome.


As 5 maiores mentiras que são ditas sobre gestão por objetivos e resultados

Pedro Signorelli é um dos maiores especialistas do Brasil em gestão, com ênfase em OKR. Já movimentou com seus projetos mais de R$ 2 bi e é responsável, dentre outros, pelo case da Nextel, maior e mais rápida implementação da ferramenta nas Américas.


Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.

O post As 5 maiores mentiras que são ditas sobre gestão por objetivos e resultados aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Convidado Especial



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/mentiras-sobre-gestao-por-objetivos-e-resultados/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros

Startupi A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros *Por João Fraga Primeiro, precisamos esclarecer que o Drex não veio para substituir o Pix. Pelo contrário, o Drex é uma moeda digital que faz parte da família deste. Conforme a leitura dos marketeiros do Banco Central, o “x” sinaliza um futuro que está associado à tecnologia, cujo acrônimo significa Digital Real Eletronic X. Este não é um meio de pagamento. E, sim, uma plataforma por meio da qual se realizam operações em grande escala como a aquisição de automóveis e a compra e venda de imóveis.  Ele é o real em sua forma digitalizada. Por este meio, mantém-se toda a confiabilidade e estabilidade da moeda. Entretanto, nesta versão digital, não existe uma cédula impressa. Esta é a própria moeda disponível em uma plataforma eletrônica, que vai ser controlada pelo Banco Central. As informações referentes ao dinheiro não ficam em um único computador, mas em uma rede que disponibi...

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...