Startupi
Confira 3 red flags indispensáveis para quem lida com startups
*Por Amure Pinho
Você sabe o que são as “red flags”? Conhecidas como bandeiras vermelhas, esta expressão pode ser utilizada para diversas sinalizações, dependendo do segmento em que é aplicada. No contexto do mercado financeiro, costuma ser popular e está associada aos riscos de um negócio. Isto é, trata-se do potencial de preocupações que um determinado ativo pode trazer aos investidores, sejam eles administrativos, fraudes ou erros nos relatórios contábeis, por exemplo.
Para Amure Pinho, fundador do Investidores.vc, plataforma de investimento em startups, eleita pelo Startup Awards 2022, as red flags são balizadores importantes que todo investidor anjo precisa saber. “As red flags funcionam como sinais de alerta, ou seja, elementos principais para avaliar na hora de tomar uma decisão entre investir ou não em uma startup. Por isso, é fundamental entender quais os sinais poderão paralisar uma possível negociação e ficar atento às premissas básicas para trazer mais segurança para o investimento, explica.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Nesse sentido, podemos afirmar que o conceito em suma se aplica para situações não tão desejáveis no contexto dos investimentos e, justamente por isso, pode afastar o interesse dos investidores. E identificar essas red flags pode previamente auxiliá-los, a fim de evitar armadilhas comuns e, consequentemente, compreender melhor tanto a atual situação da startup como o futuro, alterando assim a rota no meio do caminho, caso necessário.
Amure Pinho destaca três red flags para seguir com a negociação de investimento em uma startup. Confira:
Captable ruim
Primeiramente, nada mais é do que a descrição da participação de cada um dos sócios, dentro de uma startup. No começo do começo do negócio, pode até ser simples administrar as participações, mas à medida que sócios, investidores e advisors entram, essa conta pode ficar complicada. Um captable ruim é aquele onde o time fundador não detém mais a maior parte do seu negócio ou pessoas que já não contribuem ativamente para o negócio detém um percentual significativo. Isso dificulta muito lá na frente, na hora de rodadas de investimento mais robustas ou venda da startup, e por isso, acaba afastando investidores anjo.
Informações escondidas
A relação entre investidores e fundadores precisa ser a mais transparente possível, desde o começo. É fundamental que investidores acompanhem os relatórios e números mensalmente do negócio e que o fundador sinalize qualquer problema e compartilhe, especialmente, as partes ruins. Uma red flag importante é quando essa relação não é transparente ou quando a análise tributária ou jurídica (a chamada “due diligence”) aponta problemas graves que não eram do conhecimento do investidor.
Founder ausente
O sucesso de uma startup, especialmente na fase de crescimento depende muito do fundador e da sua liderança e para isso, o fundador precisa estar 100% dedicado ao negócio. Startups que não são a principal atividade do fundador são um importante alerta vermelho de que provavelmente, ainda não estão prontas para esse momento da captação.
Amure Pinho é fundador da Investidores.vc e trabalha pensando em estratégias e liderando esforços que tenham como objetivo final o fortalecimento e desenvolvimento dos empreendedores, startups e comunidades, que fazem parte do Ecossistema Brasileiro de Startups.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.
O post Confira 3 red flags indispensáveis para quem lida com startups aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Convidado Especial
Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/confira-3-red-flags-indispensaveis/
Comentários
Postar um comentário