Pular para o conteúdo principal

IA generativa: Confira 5 mitos e verdades sobre a nova tendência do mercado

Startupi

IA generativa: Confira 5 mitos e verdades sobre a nova tendência do mercado

Com mais de 100 milhões de usuários em seus dois primeiros meses de uso, o ChatGPT democratizou a inteligência artificial. Por ser novidade, empresas e funcionários ainda têm dúvidas sobre o seu funcionamento. Como principal player, o chatbot vem transformando o mercado pela gama de possibilidades possíveis.

A inteligência artificial generativa tem tido um impacto significativo no mercado, transformando a forma como as empresas criam e a inovam. Com o surgimento de modelos avançados, como o GPT-3, as empresas agora podem aproveitar a capacidade de gerar conteúdo altamente realista e criativo.

Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!

No entanto, também surgem questões éticas e regulatórias que precisam ser consideradas, como a autoria de conteúdo e os possíveis usos indevidos da tecnologia. Evandro Pires, Head de Tecnologia na Senior Sistemas, comentou sobre essa inovação, e esclareceu pontos que antes eram dúvidas do mercado.

Confira mitos e verdades sobre a IA generativa:

1 – A tecnologia Generative AI vai substituir minha função na empresa

MITO. O Generative AI é uma tecnologia que auxilia o trabalho dos funcionários, assim como tantas outras soluções tecnológicas, como o ERP, HCM e Cloud Computing. A diferença é a capacidade de geração de conteúdo que ela consegue fazer a partir de uma grande quantidade de dados.

“Apesar da preocupação, vejo o Generative AI como uma forma de ajudar o usuário ao gerar respostas interpretativas e que não substitui a análise humana. Está muito apoiado no conceito de Human Augmentation, ou seja, de aprimorar as nossas capacidades como seres humanos, e não substituindo. Além disso, o processo criativo ainda vai depender do humano, assim como saber fazer as perguntas certas”, diz Evandro Pires, Head de Tecnologia na Senior Sistemas.

2 – Com o Generative AI, posso otimizar a relação com o cliente

VERDADE. O uso de chatbots, por exemplo, já é bastante comum nas empresas, principalmente porque reduzem gastos e aprimoram o nível de satisfação do cliente.
“Podendo ser usada como suporte 24 horas por dia, durante 7 dias por semana, a tecnologia generativa, integrada a um sistema da instituição, melhora a experiência do usuário ao responder perguntas recorrentes e fornecer consultas acessíveis, promovendo a redução de chamadas e e-mails com uma experiência muito mais humanizada e sem scripts engessados”, explica Evandro da Senior Sistemas.

3 – Generative AI pode ser integrado a um sistema ERP

VERDADE. Pioneira nessa integração, a Senior atrelou a ferramenta ao sistema ERP, que dispõe de indicadores de negócios e KPIs estratégicos. Segundo Evandro Pires, a tecnologia generativa agiliza a interpretação destes dados e contextualiza todas as informações da empresa, identificando quais são as necessidades de evolução, percepções e pontos de atenção.

Dessa forma, o usuário toma decisões baseadas em informações concretas fornecidas em tempo real pela inteligência artificial. Além disso, é possível contar com essa tecnologia para auxiliar na criação de conteúdos, como na criação de descrição de vagas ou na rede social corporativa.

4 – O Generative AI não é capaz de gerar insights para o meu trabalho

MITO. O Head da Senior Sistemas comenta que a inteligência artificial do tipo generativa desenvolve respostas interpretativas a partir de dados, textos ou simples questionamentos. “Com a pergunta certa, o chatbot sugere insights, resumos de informações de larga escala e até mesmo aconselha como a resposta pode ser aplicada em uma apresentação”.

5 – Consigo usar o Generative AI em processos logísticos

VERDADE. A IA proporciona melhorias no gerenciamento de estoque ao analisar dados sobre vendas, sazonalidade e histórico de estoque para prever a demanda futura, evitando a falta ou excesso de produtos em armazéns. “Com o Generative AI integrado às soluções da Senior, como TMS e WMS, nossos clientes também podem otimizar as rotas de transporte, reduzindo o tempo de viagem, a quantidade de veículos e os custos com combustível”, conclui Evandro.


Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.

O post IA generativa: Confira 5 mitos e verdades sobre a nova tendência do mercado aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Startupi



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/5-mitos-e-verdades-sobre-a-ia-generativa/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 dicas para startups que desejam captar o primeiro investimento

Startupi 4 dicas para startups que desejam captar o primeiro investimento Nos últimos anos, o Brasil vem apresentando um grande potencial para startups que desejam captar o primeiro investimento para expandir seus negócios. Para ilustrar, em 2023, segundo dados do Distrito, no Brasil, o setor angariou US$1,9 bilhão, já na América Latina os valores chegaram a US$3 bilhões – captações mais baixas do que anos anteriores, mas que representaram grandes montantes. Agora, com uma expectativa favorável de mercado, as previsões são de aumento cauteloso dos investimentos. Porém, com as novas oportunidades, também é importante que os fundadores apresentem projetos assertivos e com bom um modelo de negócio. Para Erica Fridman, investidora e cofundadora da Sororitê, maior rede de investidoras-anjo do Brasil, “para empresas early-stage em busca de capital, a capacidade dos fundadores de explicar o negócio de maneira clara e demonstrar seu potencial de escalabilidade é fundamental para garantir

É hora das startups se prepararem para receber investimentos!

Startupi É hora das startups se prepararem para receber investimentos! * Por Jéssica Lima Os especialistas são unânimes: temos indícios de que 2024 será um ano melhor para as startups se comparado aos anteriores. O ano de 2022 nos surpreendeu com a crescente onda de layoffs e uma queda considerável no número de startups chegando ao status de unicórnios. Isso porque, enquanto os anos anteriores haviam trazido uma abundância de investimentos para startups, o momento já não era tão positivo e os investidores começaram a ser mais cautelosos na avaliação dos investimentos.  O cenário se manteve durante 2023, mas agora já é possível ver sinais de melhoras. As perspectivas são positivas, mas isso não significa que os investidores estarão dispostos a apostar suas carteiras. As startups precisam estar preparadas e atentas se pretendem buscar um incentivo financeiro em 2024. O primeiro ponto que vale para startups em qualquer fase de desenvolvimento é ter um pitch bem estruturado. É hora d

Estratégias e técnicas de captação para times fundadores de startups

Startupi Estratégias e técnicas de captação para times fundadores de startups A jornada de construir e escalar uma startup é uma verdadeira montanha-russa de emoções, conquistas, e muitos desafios fazem parte dessa jornada. Um dos maiores obstáculos é ter capital para financiar o crescimento do seu negócio. Segundo dados da CB Insights, 29% das startups fecham por falta de recursos financeiros. Existem diferentes maneiras para o time fundador financiar a sua startup. Enquanto alguns utilizam recursos próprios, o chamado bootstrapping, outros recorrem para investidores externos, como, por exemplo, família, amigos, investidores-anjo, fundos de venture capital,fundos de private equity, prêmios eaté o governo. Independentemente do caminho escolhido, é fundamental entender não apenas  estratégias e técnicas de negociação, como também qual o racional que baseia as decisões dos investidores. Isso se torna ainda mais importante quando você está no início da sua jornada de captação, pois a