Pular para o conteúdo principal

IA generativa: Confira 5 mitos e verdades sobre a nova tendência do mercado

Startupi

IA generativa: Confira 5 mitos e verdades sobre a nova tendência do mercado

Com mais de 100 milhões de usuários em seus dois primeiros meses de uso, o ChatGPT democratizou a inteligência artificial. Por ser novidade, empresas e funcionários ainda têm dúvidas sobre o seu funcionamento. Como principal player, o chatbot vem transformando o mercado pela gama de possibilidades possíveis.

A inteligência artificial generativa tem tido um impacto significativo no mercado, transformando a forma como as empresas criam e a inovam. Com o surgimento de modelos avançados, como o GPT-3, as empresas agora podem aproveitar a capacidade de gerar conteúdo altamente realista e criativo.

Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!

No entanto, também surgem questões éticas e regulatórias que precisam ser consideradas, como a autoria de conteúdo e os possíveis usos indevidos da tecnologia. Evandro Pires, Head de Tecnologia na Senior Sistemas, comentou sobre essa inovação, e esclareceu pontos que antes eram dúvidas do mercado.

Confira mitos e verdades sobre a IA generativa:

1 – A tecnologia Generative AI vai substituir minha função na empresa

MITO. O Generative AI é uma tecnologia que auxilia o trabalho dos funcionários, assim como tantas outras soluções tecnológicas, como o ERP, HCM e Cloud Computing. A diferença é a capacidade de geração de conteúdo que ela consegue fazer a partir de uma grande quantidade de dados.

“Apesar da preocupação, vejo o Generative AI como uma forma de ajudar o usuário ao gerar respostas interpretativas e que não substitui a análise humana. Está muito apoiado no conceito de Human Augmentation, ou seja, de aprimorar as nossas capacidades como seres humanos, e não substituindo. Além disso, o processo criativo ainda vai depender do humano, assim como saber fazer as perguntas certas”, diz Evandro Pires, Head de Tecnologia na Senior Sistemas.

2 – Com o Generative AI, posso otimizar a relação com o cliente

VERDADE. O uso de chatbots, por exemplo, já é bastante comum nas empresas, principalmente porque reduzem gastos e aprimoram o nível de satisfação do cliente.
“Podendo ser usada como suporte 24 horas por dia, durante 7 dias por semana, a tecnologia generativa, integrada a um sistema da instituição, melhora a experiência do usuário ao responder perguntas recorrentes e fornecer consultas acessíveis, promovendo a redução de chamadas e e-mails com uma experiência muito mais humanizada e sem scripts engessados”, explica Evandro da Senior Sistemas.

3 – Generative AI pode ser integrado a um sistema ERP

VERDADE. Pioneira nessa integração, a Senior atrelou a ferramenta ao sistema ERP, que dispõe de indicadores de negócios e KPIs estratégicos. Segundo Evandro Pires, a tecnologia generativa agiliza a interpretação destes dados e contextualiza todas as informações da empresa, identificando quais são as necessidades de evolução, percepções e pontos de atenção.

Dessa forma, o usuário toma decisões baseadas em informações concretas fornecidas em tempo real pela inteligência artificial. Além disso, é possível contar com essa tecnologia para auxiliar na criação de conteúdos, como na criação de descrição de vagas ou na rede social corporativa.

4 – O Generative AI não é capaz de gerar insights para o meu trabalho

MITO. O Head da Senior Sistemas comenta que a inteligência artificial do tipo generativa desenvolve respostas interpretativas a partir de dados, textos ou simples questionamentos. “Com a pergunta certa, o chatbot sugere insights, resumos de informações de larga escala e até mesmo aconselha como a resposta pode ser aplicada em uma apresentação”.

5 – Consigo usar o Generative AI em processos logísticos

VERDADE. A IA proporciona melhorias no gerenciamento de estoque ao analisar dados sobre vendas, sazonalidade e histórico de estoque para prever a demanda futura, evitando a falta ou excesso de produtos em armazéns. “Com o Generative AI integrado às soluções da Senior, como TMS e WMS, nossos clientes também podem otimizar as rotas de transporte, reduzindo o tempo de viagem, a quantidade de veículos e os custos com combustível”, conclui Evandro.


Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.

O post IA generativa: Confira 5 mitos e verdades sobre a nova tendência do mercado aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Startupi



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/5-mitos-e-verdades-sobre-a-ia-generativa/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...

A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros

Startupi A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros *Por João Fraga Primeiro, precisamos esclarecer que o Drex não veio para substituir o Pix. Pelo contrário, o Drex é uma moeda digital que faz parte da família deste. Conforme a leitura dos marketeiros do Banco Central, o “x” sinaliza um futuro que está associado à tecnologia, cujo acrônimo significa Digital Real Eletronic X. Este não é um meio de pagamento. E, sim, uma plataforma por meio da qual se realizam operações em grande escala como a aquisição de automóveis e a compra e venda de imóveis.  Ele é o real em sua forma digitalizada. Por este meio, mantém-se toda a confiabilidade e estabilidade da moeda. Entretanto, nesta versão digital, não existe uma cédula impressa. Esta é a própria moeda disponível em uma plataforma eletrônica, que vai ser controlada pelo Banco Central. As informações referentes ao dinheiro não ficam em um único computador, mas em uma rede que disponibi...