Pular para o conteúdo principal

Capgemini Brasil lança 1º Índice de Maturidade de Open Finance no país; confira

Startupi

Capgemini Brasil lança 1º Índice de Maturidade de Open Finance no país; confira

A nova pesquisa da Capgemini Brasil, realizada entre maio e início de junho de 2023, revela o índice de maturidade do Open Finance no país e destaca os desafios e oportunidades do ecossistema tanto para as empresas envolvidas quanto para os consumidores de serviços financeiros. O estudo foi realizado por um comitê composto por 16 executivos e especialistas da indústria financeira, academia e associações.

“Acreditamos que esta primeira edição do Índice de Maturidade de Open Finance Brasil fornecerá mais clareza aos participantes do mercado, indicando caminhos e oportunidades relevantes para a evolução do Open Finance no país”, afirma Jamile Leão, Líder para Soluções de Open Finance da Capgemini Brasil.

O estudo mostra que 53% das empresas afirmam ter metas de desempenho relacionadas aos impactos do Open Finance. Além disso, 70% delas dedicam áreas ou pessoas para tratar de temas relacionados ao Open Finance, e 26% já estão gerando receita com soluções lançadas no Open Banking.

A pesquisa também revela que 37% das empresas utilizam dados para a gestão de clientes, o que corresponde ao número de consumidores que autorizaram algum banco ou carteira digital a acessar informações de outras instituições onde possuem conta (37%). Dado que contribui com o índice de maturidade das empresas de (6,43).

Segundo David Cortada, VP do Centro de Excelência para Bancos da Capgemini Brasil, os dados levantados demonstram aspectos importantes que já estão na pauta estratégica das instituições financeiras brasileiras. “O estudo indica que, embora ainda distante dos principais núcleos de negócios, o Open Finance apresenta um enorme potencial para a hiperpersonalização e centralidade do cliente, contribuindo para a criação de novos produtos e serviços diferenciados, com oportunidades de novas fontes de receita”, comenta.

Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!

De acordo com o levantamento, os produtos de crédito são apontados como uma das principais oportunidades de monetização, tanto para as empresas como para os consumidores, seguidos pela melhoria da experiência em pagamentos e investimentos.

Por fim, o índice de maturidade para consumidores bancarizados foi avaliado em 5,34, demonstrando um nível significativo de envolvimento e adoção de serviços financeiros. Inclusive, entre os serviços que motivariam os consumidores a autorizar o compartilhamento de seus dados, destacam-se: acesso a cartões de crédito com benefícios diferenciados e acesso a cartões de crédito com limites maiores.

“Temos o prazer de participar desta iniciativa junto com a Capgemini Brasil”, comenta Tatiana Orofino, gerente de desenvolvimento de negócios para o mercado financeiro da AWS no Brasil. “A AWS está acompanhando de perto o desenvolvimento do Open Finance no país, uma vez que a nuvem desempenha um papel fundamental na arquitetura necessária para que as instituições financeiras operem em novos modelos digitais, garantindo flexibilidade, segurança e escalabilidade no armazenamento e compartilhamento de dados”, acrescenta.


Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.

O post Capgemini Brasil lança 1º Índice de Maturidade de Open Finance no país; confira aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Startupi



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/capgemini-brasil-maturidade-de-open-finance/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros

Startupi A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros *Por João Fraga Primeiro, precisamos esclarecer que o Drex não veio para substituir o Pix. Pelo contrário, o Drex é uma moeda digital que faz parte da família deste. Conforme a leitura dos marketeiros do Banco Central, o “x” sinaliza um futuro que está associado à tecnologia, cujo acrônimo significa Digital Real Eletronic X. Este não é um meio de pagamento. E, sim, uma plataforma por meio da qual se realizam operações em grande escala como a aquisição de automóveis e a compra e venda de imóveis.  Ele é o real em sua forma digitalizada. Por este meio, mantém-se toda a confiabilidade e estabilidade da moeda. Entretanto, nesta versão digital, não existe uma cédula impressa. Esta é a própria moeda disponível em uma plataforma eletrônica, que vai ser controlada pelo Banco Central. As informações referentes ao dinheiro não ficam em um único computador, mas em uma rede que disponibi...

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...