Pular para o conteúdo principal

Cresce o investimento em digitalização nas empresas brasileiras

Startupi

Cresce o investimento em digitalização nas empresas brasileiras

As empresas brasileiras investiram mais na digitalização dos negócios no segundo trimestre de 2023, registrando alta de 2,8 pontos, somando 120,7 pontos, na comparação com o primeiro trimestre deste ano. pesquisa Sondagem sobre Transformação Digital nas Empresas Brasileiras, realizada pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O crescimento é atribuído, principalmente, ao contexto da queda da inflação, do desemprego e dos juros futuros. Com isso, as estratégias de transformação digital adotadas pelos empreendedores incluem implementação e/ou operação de software de gestão, de software de gerenciamento de clientes (CRM); digitalização de processos; análise de dados; vendas on-line; postagens e interação com os clientes em redes sociais.

O estudo foi realizado a fim de monitorar a situação corrente da transformação digital do mercado interno e as respectivas tendências para o curto e médio prazo, e também disponibiliza individualmente os indicadores de investimentos em digitalização dos setores de Comércio, Serviços, Construção, Indústria, e das Micro e Pequenas Empresas (MPEs).

Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!

O segmento Empresarial MPEs, seguindo os passos do Empresarial, encerrou o segundo trimestre com índices positivos na comparação com o trimestre anterior, com crescimento de 4,0 pontos, atingindo 111,0 pontos. O número é relevante, ainda que habitualmente registre elevação mais tímida quando comparado aos dados das empresas no geral. Em relação ao segundo trimestre de 2022, as MPEs mantiveram certa estabilidade, enquanto o Empresarial demonstrou uma diminuição discreta de 0,4 pontos este ano, tendo registrado 121,1 pontos no ano passado.

Com a participação de 4 mil empresas brasileiras, mais de 24% delas relataram um aumento nos investimentos em digitalização. Esse é o segundo maior valor desde o início da realização da Sondagem, no primeiro trimestre de 2022. Constatou-se ainda que mais de 50% mantiveram estáveis os recursos e mais de 21% disseram que não realizaram investimentos.

Entre as MPEs, 15,2% indicam que aumentaram os investimentos em digitalização. A proporção de micro e pequenas empresas que não planejam esse tipo de gasto costuma ser mais elevada do que a apresentada pelo setor Empresarial no geral, e voltou a registrar percentual superior a 30% no segundo trimestre de 2023.

Digitalização das empresas no comércio, serviço e indústria

Comércio e Serviços foram os setores responsáveis pela alta do indicador geral de investimentos em digitalização nas empresas brasileiras. Os setores demonstram um crescimento na proporção de empresas que relataram incrementos nos recursos no trimestre de referência, em 21,6% e 21,8%, respectivamente. Em contrapartida, houve um recuo na Construção de 9,7% e na Indústria de Transformação de 30,7%.

A Indústria registrou uma retração de 4,9 pontos, passando de 131,2 para 126,3 pontos no segundo trimestre de 2023. Apesar da queda, esse setor apresenta o valor mais alto entre todos os demais listados e é o único que tem alta em relação ao mesmo período de 2022. No ano passado, a indústria teve crescimento quase contínuo ao longo dos quatro trimestres, que foi seguido por um salto expressivo para 131,2 pontos no primeiro trimestre de 2023.

Futuros investimentos

“A digitalização tem se mostrado um fator relevante para a competitividade e sobrevivência das empresas em uma economia cada vez mais globalizada e digital. Mesmo assim, manter a constância de investimentos em recursos tecnológicos no Brasil seguirá sendo um desafio a ser perseguido”, comenta o analista de Produtividade e Inovação da ABDI, Raphael Ribeiro.

Raphael chama a atenção para o fato de que, das participantes do segmento Empresarial, somente 22% têm a intenção de aumentar os recursos para investir em tecnologia nos próximos três meses. Uma porcentagem relativamente baixa disse que irá reduzir os investimentos, 2,4%. Entre os negócios do segmento Empresarial MPE, apenas 12,8% têm a intenção de aumentar seus investimentos em digitalização. E as empresas que pretendem interromper os recursos somam 34,9%.


Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.

O post Cresce o investimento em digitalização nas empresas brasileiras aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Startupi



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/investimento-em-digitalizacao-empresas/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Banco digital fundado por Carlinhos Maia permite que pessoas sejam sócias por R$ 10

Startupi Banco digital fundado por Carlinhos Maia permite que pessoas sejam sócias por R$ 10 Desde 15 dezembro de 2022, qualquer pessoa com R$ 10 pode se tornar dona de um digital bank e ser sócia do comunicador Carlinhos Maia. O Girabank , criado este ano pelo influenciador e empresário, abrirá “cotas” para sócios em uma captação pública na plataforma DIVI•hub. A meta é levantar R$ 10 milhões no banco digital e acelerar a criação e melhoria dos produtos financeiros oferecidos pela instituição. Todo o processo será realizado pela DIVI•hub, app de investimentos focado na negociação de ativos compartilhados e homologado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A Raketo Venture Market foi a responsável pela seleção desta oportunidade de investimento. “Nossa missão é ajudar startups e investidores a evoluírem juntos. Confiamos muito no potencial do Girabank”, afirma Fred Santoro, CEO da RAKETO . A captação funcionará no modelo equity, cedendo 2,55% dos lucros apurados para os novos

Logística verde: como reduzir impactos ambientais na sua operação?

Startupi Logística verde: como reduzir impactos ambientais na sua operação? * Por Caio Reina A sustentabilidade tem sido um tema cada vez mais discutida, especialmente à medida que os impactos das atividades humanas são sentidos na natureza e na qualidade de vida das pessoas. Para as empresas, a implementação de práticas mais sustentáveis está se tornando prioridade, já que as marcas que são percebidas como conscientes do ponto de vista ambiental e social tendem a ter uma reputação melhor entre os consumidores e a sociedade, o que pode resultar em maior fidelidade do cliente e em um melhor posicionamento de mercado. Dessa forma, a logística verde tem ganhado mais espaço. O termo se refere ao grupo de políticas e medidas destinadas a reduzir o impacto ambiental causado pelo setor logístico em geral. É um tema de extrema relevância para o progresso do setor.  Pensando nisso, separei algumas dicas de como garantir uma logística mais sustentável e, ao mesmo tempo, eficiente para as

78% das empresas B2B usam ferramentas digitais, afirma estudo

Startupi 78% das empresas B2B usam ferramentas digitais, afirma estudo 78% das empresas B2B utilizam soluções digitais dentro da sua rotina operacional em 2023. Tal número representa um crescimento de 5% em comparação com o resultado obtido na primeira edição da pesquisa idealizada pela Ploomes , em parceria com a Opinion Box , realizada no ano anterior. A pesquisa contou com a participação de 638 profissionais de companhias brasileiras B2B, de diferentes segmentos de atuação. Acesse aqui e responda ao Censo Investidores 2023! Queremos ouvir você! O levantamento indicou ainda que 75% das corporações do país se tornaram mais digitais em 2023, ano que marca de forma definitiva o fim da pandemia. O índice é 7% superior ao de 2022. De acordo com Matheus Pagani, CEO e cofundador da Ploomes , os números apresentados pela nova edição do estudo confirmam que o movimento de digitalização corporativa realmente se consolidou. “O que o mercado viveu entre 2020 e 2022 foi um período de enorme