Pular para o conteúdo principal

Compra do Twitter por Elon Musk completa 1 ano; confira o que mudou na plataforma

Startupi

Compra do Twitter por Elon Musk completa 1 ano; confira o que mudou na plataforma

No dia 27 de outubro de 2022, foi anunciada oficialmente a aquisição do Twitter por Elon Musk, que desembolsou cerca de US$ 44 bilhões para concluir o negócio. Com um ano completado dessa aquisição, Elon aproveitou a data para compartilhar números alcançados pelo X, ao longo do seu comando.

No ano passado, quando finalizou a aquisição, Elon publicou em sua conta na rede social uma carta aberta aos usuários explicando o porquê de sua aquisição. “A razão pela qual adquiri o Twitter é porque é importante para o futuro da civilização ter uma praça digital comum, onde uma ampla gama de crenças possa ser debatida de maneira saudável, sem recorrer à violência”, diz o comunicado.

Acesse aqui e responda ao Censo Investidores 2023! Queremos ouvir você!

Mas muitas polêmicas envolveram essa parceria entre Elon Musk e o agora conhecido como X. O executivo já confirmou que pretende deixar a plataforma paga para usuários, e que sua principal missão é transformá-lo em um “aplicativo de tudo”. Confira pontos altos dessa relação ao longo deste ano.

A novela de Elon Musk e o Twitter

A aquisição da plataforma foi discutida por meses, e até gerou um processo judicial. Em abril de 2022, Elon fez a oferta de US$ 44 bilhões pela plataforma, mas condicionou o acordo a receber provas do Twitter de que os bots e contas de spam seriam menos de 5% das contas ativas na plataforma. Em julho, o fundador da Tesla havia anunciado a desistência da compra, o que fez com que as ações do Twitter caíssem cerca de 5% nas negociações de pré-mercado.

As (polêmicas) mudanças feitas por Elon Musk

Ao longo de sua gestão como comandante do X, Elon Musk realizou ações que não foram bem vistas pela comunidade. Em abril de 2023, o Twitter transformou a forma com que as contas recebiam o selo de verificação na plataforma. Antes a equipe do Twitter confirmava a identidade da pessoa e se batia com o perfil, e era uma ferramenta para poucos usuários.

Elon Musk decidiu então criar o Twitter Blue, plano de assinatura que entregava ao usuário um selo azul de verificação, independente da confirmação do utilizador com a conta. As contas que foram verificadas de acordo com os critérios anteriores (ativas, notáveis e autênticas) não ficaram com a marca azul, ao menos que sejam assinantes do Twitter Blue.

Em julho deste ano, Elon Musk anunciou em uma publicação na rede social que os usuários da plataforma teriam acesso a uma quantidade restrita de tweets por dia. Assinantes do Twitter Blue poderiam conferir no máximo 6 mil postagens diariamente, enquanto usuários não verificados teriam acesso a apenas 600 postagens por dia. A medida não caiu nas graças do público e rapidamente foi cancelada pela companhia.

Elon Musk X Mark Zuckerberg

Para rivalizar com o X, a Meta lançou o Threads, rede social de texto integrada ao Instagram que já começa a ser esquecida pelos usuários. No seu lançamento, Elon Musk e Mark Zuckerberg trocaram indiretas na rede social adquirida por Musk.

Com a estreia do Threads, Zuckerberg fez o seu primeiro tweet em 10 anos. Na publicação, ele fez uma piada utilizando um meme do Homem-Aranha que mencionava a semelhança entre as duas redes sociais.

Elon Musk, dono do X, por sua vez, também não ficou calado e enviou a seguinte provocação: “É infinitamente preferível ser atacado por estranhos no Twitter do que se entregar à falsa felicidade de esconder a dor no Instagram”.

Os bilionários trocaram indiretas, cada um publicando em sua própria rede social, até que, desafiado por Elon Musk, Mark Zuckerberg aceitou disputar uma luta em um ringue dentro do octógono. Após tomar conhecimento do “convite”, Zuckerberg compartilhou um print das mensagens do Twitter no Instagram, que ele também é dono, e disse: “Me envie a localização”. Musk respondeu ao pedido com “Octógono de Vegas” – local utilizado pelo UFC.

As indiretas seguiram por alguns dias, até que a novela finalmente chegou ao fim de uma forma que já era esperada, mesmo que não fosse o que o público gostaria. Em um anúncio por meio do Threads, Mark explicou que tentou de todas as formas fazer com que a luta acontecesse, mas que Elon Musk sempre desviava do assunto. O executivo da Meta então disse que vai voltar suas atenções aos treinos de jiu-jitsu brasileiro.


Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.

O post Compra do Twitter por Elon Musk completa 1 ano; confira o que mudou na plataforma aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Pedro Maranhão



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/twitter-elon-musk-1-ano/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=twitter-elon-musk-1-ano

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...

AutoAgroMachines aporta R$ 8 milhões para desenvolver máquina de reflorestamento  

Startupi AutoAgroMachines aporta R$ 8 milhões para desenvolver máquina de reflorestamento   A AutoAgroMachines , uma startup brasileira especializada em máquinas autônomas e inteligentes para o agronegócio, recebeu um aporte de R$ 8 milhões para desenvolver a Forest.Bot Reforma, uma máquina híbrida com inteligência artificial. Este aparelho foi projetado para operar em terrenos de reflorestamento e reforma considerados desafiadores. O investimento veio do Programa Prioritário Indústria 4.0 e Modernização Industrial (PPI4.0), promovido pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), que apoia empresas de tecnologia na região.  Os recursos para o desenvolvimento do protótipo da Forest.Bot `Reforma´ foram obtidos por meio de diferentes parceiros, como o Centro Internacional de Tecnologia de Software (CTIS), o Instituto CTS, que se dedica a soluções inovadoras em Indústria 4.0 e automação, e a Venture Hub, uma aceleradora de startups....