Pular para o conteúdo principal

Estudo aponta que preocupação com bem-estar físico e mental dos colaboradores aumenta engajamento nas empresas em 35%

Startupi

Estudo aponta que preocupação com bem-estar físico e mental dos colaboradores aumenta engajamento nas empresas em 35%

A healthtech Alice lança hoje o estudo “Pulso RH”, que retrata o cenário atual da saúde e bem-estar dos trabalhadores no Brasil. O material foi feito em parceria com a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Caju, Grupo Fleury, Gupy, O Futuro das Coisas e Zazos. A pesquisa foi aplicada pela Opinion Box e ouviu 1.000 pessoas de diversas organizações em todo o país entre os dias 4 e 11 de outubro de 2023.

Acesse aqui e responda ao Censo Investidores 2023! Queremos ouvir você!

De acordo com os dados, empresas que se preocupam com o bem-estar físico e mental de seus colaboradores registram índices maiores de engajamento interno: 70% dos colaboradores, neste cenário, relatam estar com a saúde “boa” ou “ótima”. Além disso, o percentual de colaboradores que acreditam já ter tido sintomas de burnout é 13 pontos percentuais menor do que no outro grupo de empresas.

Por outro lado, se a empresa não se preocupa com o bem-estar físico e mental do time, apenas 40% dos funcionários relatam estar com a saúde “boa” ou “ótima”. O estudo também destaca algumas lacunas a serem preenchidas: 63% dos respondentes nunca receberam orientações das empresas sobre como melhorar a alimentação e os exercícios físicos. Fatores como esse impactam diretamente a saúde dos profissionais, pilar fundamental para a produtividade e sucesso dos negócios.

“Mesmo não sendo uma obrigação das instituições, engajar os colaboradores a buscarem práticas saudáveis, criar uma cultura que estimule a equipe a utilizar os benefícios oferecidos e praticar exercícios físicos têm reflexos positivos no bem-estar e na retenção de talentos. Empresas têm o poder de serem catalisadores de transformação na saúde das pessoas que trabalham nelas”, afirma Sarita Vollnhofer, CHRO da Alice.

Bem-estar e saúde holística

A pesquisa também mostra que muitas companhias ainda não promovem uma saúde holística. Quase metade dos entrevistados (48%) afirmam que a empresa promove o bem-estar mental, mas os aspectos físico e nutricional são deixados de lado.

“Atualmente, é crucial que as empresas adotem uma abordagem holística em relação à saúde de seus colaboradores”, afirma Sarita. “A saúde mental e física estão intrinsecamente conectadas, demandando incentivos em ambos os aspectos para assegurar o pleno bem-estar das pessoas. Isso é fundamental para a produtividade e o êxito dos negócios”, acrescenta a CHRO.

De acordo com Sarita, estudos como este são relevantes para apontar tendências e entender as necessidades dos colaboradores. “A pesquisa ajuda a mostrar que empresas que estimulam hábitos saudáveis geram um impacto relevante. A partir disso, é preciso entender como os dados se aplicam à realidade e particularidades de cada empregador para definir os próximos passos na promoção da saúde do time. Afinal, quando os colaboradores estão saudáveis, eles entregam mais resultados e são mais criativos e resilientes”, conclui a CHRO.


Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.

O post Estudo aponta que preocupação com bem-estar físico e mental dos colaboradores aumenta engajamento nas empresas em 35% aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Marystela Barbosa



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/estudo-alice-bem-estar-fisico-e-mental/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros

Startupi A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros *Por João Fraga Primeiro, precisamos esclarecer que o Drex não veio para substituir o Pix. Pelo contrário, o Drex é uma moeda digital que faz parte da família deste. Conforme a leitura dos marketeiros do Banco Central, o “x” sinaliza um futuro que está associado à tecnologia, cujo acrônimo significa Digital Real Eletronic X. Este não é um meio de pagamento. E, sim, uma plataforma por meio da qual se realizam operações em grande escala como a aquisição de automóveis e a compra e venda de imóveis.  Ele é o real em sua forma digitalizada. Por este meio, mantém-se toda a confiabilidade e estabilidade da moeda. Entretanto, nesta versão digital, não existe uma cédula impressa. Esta é a própria moeda disponível em uma plataforma eletrônica, que vai ser controlada pelo Banco Central. As informações referentes ao dinheiro não ficam em um único computador, mas em uma rede que disponibi...

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...