Pular para o conteúdo principal

Como avaliar a performance do negócio após datas comemorativas

Startupi

Como avaliar a performance do negócio após datas comemorativas

Após as datas importantes do comércio, muitos empreendedores começam a avaliar como foi a performance do negócio durante o período, principalmente em relação às metas financeiras que foram traçadas para a data, entender as estratégias que deram certo e as que não deram.

Para realizar esse levantamento de maneira mais prática e assertiva, é fundamental ter informações bem estruturadas, que permitam agilidade e consistência na análise. Um sistema de gestão bem configurado espelha todo o negócio permitindo a geração de relatórios sob diversos pontos: produtos que mais venderam, regiões com maior número de vendas, custos variáveis associados aos canais de venda, entre outros.

É possível observar os gastos que o seller teve ao investir em estratégias de venda. Podemos utilizar como exemplo aqueles que vendem em grandes marketplaces: para poder estar nesses locais, é preciso pagar uma comissão. Com o auxílio de um bom ERP que oferece integração com o ponto onde está realizando a venda, ele terá a possibilidade de cruzar os números da quantia obtida com as vendas, com as comissões e outras taxas para realmente saber se houve lucro na operação durante datas como Black Friday e Natal e se vale repetir a estratégia.

Sob outra ótica, é possível avaliar se a estratégia adotada para as ofertas, como mix de produtos, preços e políticas de descontos, trouxeram os resultados esperados, seja no giro do estoque, na lucratividade ou no fluxo de caixa.

Essas informações obtidas através do ERP, além de proporcionarem um panorama geral da performance do negócio, trazem insights importantes para os próximos passos a serem traçados. Afinal, por mais que o lucro seja um dos principais objetivos e interesses do varejista, a estabilidade e a robustez do negócio também o são e analisar esses aspectos trazem vantagens a longo prazo, apontando estratégias que deram certo e, portanto devem ser mantidas, e as que não deram e que precisam ser revistas ou deletadas.

Por fim, é uma boa prática de gestão manter a consistência no ciclo de planejar, implementar, analisar e corrigir as iniciativas. O aprendizado gerado possibilita oportunidades de melhoria e crescimento sustentado.


Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.

O post Como avaliar a performance do negócio após datas comemorativas aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Marcelo Navarini



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/performance-do-negocio-datas-comemorativas/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 dicas para startups que desejam captar o primeiro investimento

Startupi 4 dicas para startups que desejam captar o primeiro investimento Nos últimos anos, o Brasil vem apresentando um grande potencial para startups que desejam captar o primeiro investimento para expandir seus negócios. Para ilustrar, em 2023, segundo dados do Distrito, no Brasil, o setor angariou US$1,9 bilhão, já na América Latina os valores chegaram a US$3 bilhões – captações mais baixas do que anos anteriores, mas que representaram grandes montantes. Agora, com uma expectativa favorável de mercado, as previsões são de aumento cauteloso dos investimentos. Porém, com as novas oportunidades, também é importante que os fundadores apresentem projetos assertivos e com bom um modelo de negócio. Para Erica Fridman, investidora e cofundadora da Sororitê, maior rede de investidoras-anjo do Brasil, “para empresas early-stage em busca de capital, a capacidade dos fundadores de explicar o negócio de maneira clara e demonstrar seu potencial de escalabilidade é fundamental para garantir

É hora das startups se prepararem para receber investimentos!

Startupi É hora das startups se prepararem para receber investimentos! * Por Jéssica Lima Os especialistas são unânimes: temos indícios de que 2024 será um ano melhor para as startups se comparado aos anteriores. O ano de 2022 nos surpreendeu com a crescente onda de layoffs e uma queda considerável no número de startups chegando ao status de unicórnios. Isso porque, enquanto os anos anteriores haviam trazido uma abundância de investimentos para startups, o momento já não era tão positivo e os investidores começaram a ser mais cautelosos na avaliação dos investimentos.  O cenário se manteve durante 2023, mas agora já é possível ver sinais de melhoras. As perspectivas são positivas, mas isso não significa que os investidores estarão dispostos a apostar suas carteiras. As startups precisam estar preparadas e atentas se pretendem buscar um incentivo financeiro em 2024. O primeiro ponto que vale para startups em qualquer fase de desenvolvimento é ter um pitch bem estruturado. É hora d

Startups e Patentes: a importância da propriedade intelectual para o desenvolvimento no mercado

Startupi Startups e Patentes: a importância da propriedade intelectual para o desenvolvimento no mercado *Por Luiza Fernandes de Andrade, Isabela Zumstein Guido e Talita Orsini de Castro Garcia As startups desempenham um papel crucial no ecossistema de inovação tecnológica, impulsionando novas ideias e soluções que transformam indústrias, sendo caracterizadas pela agilidade e criatividade. Essas empresas emergentes desafiam o status quo, introduzindo tecnologias disruptivas e modelos de negócios inovadores para o mercado. A criação de novas tecnologias, contudo, requer investimentos substanciais de tempo e dinheiro, de modo que a proteção da propriedade intelectual sobre tais inovações se faz essencial para recompensar os esforços de pesquisa e desenvolvimento, maximizar o impacto dos produtos desenvolvidos e assegurar uma posição competitiva no mercado. Investidores e empreendedores são incentivados a direcionar recursos para projetos inovadores, sabendo que suas invenções estarã