Pular para o conteúdo principal

Como avaliar a performance do negócio após datas comemorativas

Startupi

Como avaliar a performance do negócio após datas comemorativas

Após as datas importantes do comércio, muitos empreendedores começam a avaliar como foi a performance do negócio durante o período, principalmente em relação às metas financeiras que foram traçadas para a data, entender as estratégias que deram certo e as que não deram.

Para realizar esse levantamento de maneira mais prática e assertiva, é fundamental ter informações bem estruturadas, que permitam agilidade e consistência na análise. Um sistema de gestão bem configurado espelha todo o negócio permitindo a geração de relatórios sob diversos pontos: produtos que mais venderam, regiões com maior número de vendas, custos variáveis associados aos canais de venda, entre outros.

É possível observar os gastos que o seller teve ao investir em estratégias de venda. Podemos utilizar como exemplo aqueles que vendem em grandes marketplaces: para poder estar nesses locais, é preciso pagar uma comissão. Com o auxílio de um bom ERP que oferece integração com o ponto onde está realizando a venda, ele terá a possibilidade de cruzar os números da quantia obtida com as vendas, com as comissões e outras taxas para realmente saber se houve lucro na operação durante datas como Black Friday e Natal e se vale repetir a estratégia.

Sob outra ótica, é possível avaliar se a estratégia adotada para as ofertas, como mix de produtos, preços e políticas de descontos, trouxeram os resultados esperados, seja no giro do estoque, na lucratividade ou no fluxo de caixa.

Essas informações obtidas através do ERP, além de proporcionarem um panorama geral da performance do negócio, trazem insights importantes para os próximos passos a serem traçados. Afinal, por mais que o lucro seja um dos principais objetivos e interesses do varejista, a estabilidade e a robustez do negócio também o são e analisar esses aspectos trazem vantagens a longo prazo, apontando estratégias que deram certo e, portanto devem ser mantidas, e as que não deram e que precisam ser revistas ou deletadas.

Por fim, é uma boa prática de gestão manter a consistência no ciclo de planejar, implementar, analisar e corrigir as iniciativas. O aprendizado gerado possibilita oportunidades de melhoria e crescimento sustentado.


Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.

O post Como avaliar a performance do negócio após datas comemorativas aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Marcelo Navarini



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/performance-do-negocio-datas-comemorativas/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros

Startupi A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros *Por João Fraga Primeiro, precisamos esclarecer que o Drex não veio para substituir o Pix. Pelo contrário, o Drex é uma moeda digital que faz parte da família deste. Conforme a leitura dos marketeiros do Banco Central, o “x” sinaliza um futuro que está associado à tecnologia, cujo acrônimo significa Digital Real Eletronic X. Este não é um meio de pagamento. E, sim, uma plataforma por meio da qual se realizam operações em grande escala como a aquisição de automóveis e a compra e venda de imóveis.  Ele é o real em sua forma digitalizada. Por este meio, mantém-se toda a confiabilidade e estabilidade da moeda. Entretanto, nesta versão digital, não existe uma cédula impressa. Esta é a própria moeda disponível em uma plataforma eletrônica, que vai ser controlada pelo Banco Central. As informações referentes ao dinheiro não ficam em um único computador, mas em uma rede que disponibi...

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...