Pular para o conteúdo principal

Itali Collini, da Potencia Ventures, cita 5 tendências dos investimentos em startups para 2024

Startupi

Itali Collini, da Potencia Ventures, cita 5 tendências dos investimentos em startups para 2024

A conjuntura econômica de 2023 foi marcada por incertezas e altas taxas. Por isso, os investimentos em iniciativas, empresas e startups estão cada vez mais cautelosos. Mesmo assim, os fundos de venture capital ainda são uma opção atraente para startups e empresas de tecnologia.

A tendência do mercado é continuar apostando em formatos em ascensão, a exemplo dos investimentos em negócios de impacto social. A modalidade, que cresce expressivamente ao redor do mundo, tem se demonstrado uma alternativa de aplicação sustentável a longo prazo, além de uma opção menos arriscada que o venture capital tradicional para os investidores.

Guiada pelo propósito de testar novos modelos de negócio para reduzir desigualdades, a Potencia Ventures é um grupo de investimento voltado para negócios com impacto social. Sua estratégia combina expertise em venture capital e empreendedorismo social para identificar, executar e gerenciar o capital investido em fundos e startups com grande potencial de crescimento e impacto real na base da pirâmide, principalmente no que se refere à educação e empregabilidade.

Pensando na ascensão do setor de investimentos de impacto, Itali Collini, Diretora da Potencia Ventures no Brasil, separou 5 tendências para o setor de investimentos para 2024, ressaltando a importância e o crescimento dos investimentos de impacto no próximo ano.

1- Automatização de processos

Os processos de investimento envolvem burocracias das próprias empresas, junto com os possíveis investidores. Neste sentido, uma tendência para o setor é apostar em automatizar os processos que envolvem o sucesso do resultado final, investindo também em agilidade e economia de tempo.

2- Transformação digital nas empresas

Muito falado pelo mercado, o avanço tecnológico está alinhado à automatização de processos, mas ainda não é totalmente praticado pelas empresas. “O uso de tecnologias avançadas e a otimização acelerada de atividades aumenta a probabilidade da empresa de se organizar e de, consequentemente, traçar perspectivas futuras de crescimento. Por isso, essa é uma tendência e um diferencial quando se pensa nos investimentos em 2024”, pontua Itali.

3- Aposta em ESG

Investir em ESG (Environmental, Social and Governance) é buscar empresas que tenham responsabilidade ambiental, cuidado social e governança corporativa entre seus valores e metas. Segundo dados da Anbima (a pedido do Prática ESG), houve um aumento de 74% no número de fundos de ações que se enquadram na temática sustentabilidade e de governança corporativa entre 2008 a março de 2022.

4- Investimentos de impacto social

Dentro da aposta em ESG, estão os investimentos em negócios de impacto social. Modalidade em ascensão global, os investimentos de impacto somaram US$ 636 bilhões ao redor do mundo em 2020, segundo o relatório “Investing for Impact: The Global Impact Investing Market 2020” da International Finance Corporation (IFC). No mesmo ano no Brasil, o investimento de impacto movimentou mais de R$ 1 bilhão, de acordo com o ANDE – Aspen Networks of Development Entrepreneurs.

O grupo de investimento Potencia Ventures já faz isso desde 2017, quando expandiu sua lente de investimento para incluir investimentos diretos em startups. Embora sejam de maior risco, esse tipo de investimento gera uma oportunidade ainda maior de catalisar mudanças. Apostando em startups de educação e empregabilidade, no portfólio da Potencia estão nomes como Letrus, TAQE, Árvore, 4You2, Talently, Kuepa, Allhere, Shortlist, entre outros.

5- Conexão entre valores pessoais e profissionais

“Os consumidores estão, cada vez mais, se preocupando com valores e impacto. Além disso, temos entendido que somos o mesmo ser humano como pessoa e como profissional, por isso, temos buscado conectar nossos valores pessoais e profissionais, alcançando, além do retorno financeiro, um impacto positivo e verdadeiro nos âmbitos sociais, ambientais e governamentais”, completa a diretora da Potencia Ventures.


Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.

O post Itali Collini, da Potencia Ventures, cita 5 tendências dos investimentos em startups para 2024 aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Bruna Galati



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/5-tendencias-dos-investimentos-em-startups/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros

Startupi A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros *Por João Fraga Primeiro, precisamos esclarecer que o Drex não veio para substituir o Pix. Pelo contrário, o Drex é uma moeda digital que faz parte da família deste. Conforme a leitura dos marketeiros do Banco Central, o “x” sinaliza um futuro que está associado à tecnologia, cujo acrônimo significa Digital Real Eletronic X. Este não é um meio de pagamento. E, sim, uma plataforma por meio da qual se realizam operações em grande escala como a aquisição de automóveis e a compra e venda de imóveis.  Ele é o real em sua forma digitalizada. Por este meio, mantém-se toda a confiabilidade e estabilidade da moeda. Entretanto, nesta versão digital, não existe uma cédula impressa. Esta é a própria moeda disponível em uma plataforma eletrônica, que vai ser controlada pelo Banco Central. As informações referentes ao dinheiro não ficam em um único computador, mas em uma rede que disponibi...

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...