Pular para o conteúdo principal

Startups tartarugas: o avanço do ecossistema anda a passos lentos?

Startupi

Startups tartarugas: o avanço do ecossistema anda a passos lentos?

* Por Jéssica Lima

Até 2021, o ecossistema de startups parecia voar. Só no Brasil, 11 startups se tornaram unicórnios mesmo após dois anos vivendo sob o cenário econômico imprevisível da pandemia. Para quem olhava superficialmente, parecia que o ecossistema iria decolar como um foguete. Então 2022 chegou, e a palavra do ano deixou de ser “investimento” e passou a ser “layoff”.

Na época, buscava-se entender o que tinha acontecido e por que o cenário mudou tão rapidamente. Hoje, mais conscientes dos fatores que levaram tanto ao crescimento exorbitante de 2021, quanto à queda de 2022, sabemos que a cautela é um aliado do empreendedorismo. É dessa forma que devemos olhar para os dados de 2023 e pensar em 2024.

A Associação Brasileira de Startups (Abstartups) lançou o Mapeamento Anual do Ecossistema de Startups no CASE 2023. Ao analisar o material e comparar os anos de 2022 e 2023, notamos um crescimento moderado em diversas variáveis avaliadas. Embora isso pareça, à primeira vista, um aspecto negativo, a tendência sugere uma estabilidade positiva e sustentável no setor. Essa progressão gradual aponta para um desenvolvimento consistente, mais seguro do que o notado entre 2020 e 2021.

É claro que há pautas relacionadas a temas mais urgentes, como ESG e diversidades, que precisam ser melhor trabalhadas pelas startups. Mas é natural que os investimentos tenham desacelerado, demonstrando uma pequena queda de 2,1% entre 2022 e 2023. Por outro lado, quando analisamos exclusivamente os dados das startups que receberam investimentos no último ano, é possível identificar uma pluralidade de oportunidades para investimentos no ecossistema.

Se em 2022 o investimento-anjo monopolizou o primeiro lugar com 38,2% dos investimentos, em 2023 ele foi para o segundo lugar com 18,9%, sendo ultrapassado por fomento público com 22,2%. Esses dados trazem duas informações importantes: o ecossistema está se fortalecendo, trazendo mais opções e oportunidades para startups, e o setor público está olhando cada vez mais para as empresas de inovação. E, em 2024, essa atuação será impactada diretamente com o Brasil presidindo o G20 e o grupo de engajamento, Startup20.

Nos últimos meses, os investidores buscaram startups com maior controle do fluxo de caixa e projeções mais assertivas antes de realizar qualquer investimento. No entanto, uma análise mais minuciosa nos indica que, ao contrário do que se pode pensar inicialmente, o que estamos vendo é um desenvolvimento mais maduro do ecossistema.

* Jéssica Lima faz parte do time de marketing da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), ajudando a divulgar histórias de inovação de todo Brasil.

O post Startups tartarugas: o avanço do ecossistema anda a passos lentos? aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Convidado Especial



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/startup-tartaruga-os-avancos-do-ecossistema/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros

Startupi A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros *Por João Fraga Primeiro, precisamos esclarecer que o Drex não veio para substituir o Pix. Pelo contrário, o Drex é uma moeda digital que faz parte da família deste. Conforme a leitura dos marketeiros do Banco Central, o “x” sinaliza um futuro que está associado à tecnologia, cujo acrônimo significa Digital Real Eletronic X. Este não é um meio de pagamento. E, sim, uma plataforma por meio da qual se realizam operações em grande escala como a aquisição de automóveis e a compra e venda de imóveis.  Ele é o real em sua forma digitalizada. Por este meio, mantém-se toda a confiabilidade e estabilidade da moeda. Entretanto, nesta versão digital, não existe uma cédula impressa. Esta é a própria moeda disponível em uma plataforma eletrônica, que vai ser controlada pelo Banco Central. As informações referentes ao dinheiro não ficam em um único computador, mas em uma rede que disponibi...

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...