Pular para o conteúdo principal

A importância da gestão de estoque nas empresas

Startupi

A importância da gestão de estoque nas empresas

A gestão de estoque é uma atividade operacional presente em quase todas as empresas, com algum processo de industrialização ou comercialização, independente de ser venda direta ao consumidor pessoa física ou jurídica. Naturalmente, há uma dinâmica estratégica, envolvendo temas relacionados à amplitude do portfólio de produtos, compra de materiais e/ou produtos e tempo de entrega associado à venda, entre outros, que impactam diretamente esse aspecto, sendo um componente relevante na necessidade de capital de giro, assunto que ficará para outro artigo.

O estoque é um componente do ciclo operacional, que se refere ao tempo que a empresa leva para transformar seu estoque em caixa (“dinheiro na conta”). Dessa forma, “Estoque parado”, seja de mercadorias prontas, em elaboração ou de matérias primas, é algo que as empresas devem se empenhar para evitar no dia a dia em seus negócios, afinal, implica em maior volume de  dinheiro necessário para sustentar a operação, o que reduz o retorno do empreendimento. Esse cenário, apesar de não ser ideal, é bastante comum em muitos negócios. 

O estoque parado engloba os produtos que uma empresa tem em seu depósito por um período prolongado (lembrando, pode estar distribuído em diversas etapas a depender das características do negócio) e que ainda não foram vendidos. O primeiro ponto é entender quais são os fatores que estão levando a essa situação. Existem diversos motivos que podem estar gerando esse cenário.  

Destaco alguns aspectos podem  ser entendidos para que o empreendedor possa implementar ações de otimização do estoque, (i) prazo de produção/industrialização, (ii) política de compras (quantidades, prazos) junto aos fornecedores, (iii) efetividade de controles de inventário e (iv) produtos vendidos (análise de itens mais vendidos, sazonalidades, preços, margens, etc). 

Uma das ações importantes é estabelecer uma cultura e processos de controle de inventário. Assim, através de registros precisos de entrada e saída e verificações periódicas é possível saber exatamente a quantidade, a variedade e o valor dos produtos que sua empresa tem em estoque. 

O inventário pode ser feito manualmente, de tempos em tempos, ou automatizado usando um sistema de controle de estoque, como um ERP, modo mais eficiente e rápido para se ter prontamente essas informações.

Depois de atuar nessas ações, será possível identificar mais facilmente quais são as mercadorias que estão “fazendo aniversário” em seu estoque, traçando estratégias para tentar vendê-las de forma simplificada. Seja com promoções específicas, vendas em datas comemorativas, repasse dos produtos pelo preço de custo etc., além de eventuais mudanças estruturais no processo de produção, na política (estratégia) de compra e de venda do negócio. 

Felizmente, em um futuro próximo, novas soluções devem estar disponíveis para facilitar a gestão do negócio, com recursos avançados de IA que devem ajudar na automação de processos e análises, apoiando a tomada de decisão dos empreendedores.


Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.

O post A importância da gestão de estoque nas empresas aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Marcelo Navarini



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/gestao-de-estoque-nas-empresas/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros

Startupi A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros *Por João Fraga Primeiro, precisamos esclarecer que o Drex não veio para substituir o Pix. Pelo contrário, o Drex é uma moeda digital que faz parte da família deste. Conforme a leitura dos marketeiros do Banco Central, o “x” sinaliza um futuro que está associado à tecnologia, cujo acrônimo significa Digital Real Eletronic X. Este não é um meio de pagamento. E, sim, uma plataforma por meio da qual se realizam operações em grande escala como a aquisição de automóveis e a compra e venda de imóveis.  Ele é o real em sua forma digitalizada. Por este meio, mantém-se toda a confiabilidade e estabilidade da moeda. Entretanto, nesta versão digital, não existe uma cédula impressa. Esta é a própria moeda disponível em uma plataforma eletrônica, que vai ser controlada pelo Banco Central. As informações referentes ao dinheiro não ficam em um único computador, mas em uma rede que disponibi...

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...