Pular para o conteúdo principal

A importância da gestão de estoque nas empresas

Startupi

A importância da gestão de estoque nas empresas

A gestão de estoque é uma atividade operacional presente em quase todas as empresas, com algum processo de industrialização ou comercialização, independente de ser venda direta ao consumidor pessoa física ou jurídica. Naturalmente, há uma dinâmica estratégica, envolvendo temas relacionados à amplitude do portfólio de produtos, compra de materiais e/ou produtos e tempo de entrega associado à venda, entre outros, que impactam diretamente esse aspecto, sendo um componente relevante na necessidade de capital de giro, assunto que ficará para outro artigo.

O estoque é um componente do ciclo operacional, que se refere ao tempo que a empresa leva para transformar seu estoque em caixa (“dinheiro na conta”). Dessa forma, “Estoque parado”, seja de mercadorias prontas, em elaboração ou de matérias primas, é algo que as empresas devem se empenhar para evitar no dia a dia em seus negócios, afinal, implica em maior volume de  dinheiro necessário para sustentar a operação, o que reduz o retorno do empreendimento. Esse cenário, apesar de não ser ideal, é bastante comum em muitos negócios. 

O estoque parado engloba os produtos que uma empresa tem em seu depósito por um período prolongado (lembrando, pode estar distribuído em diversas etapas a depender das características do negócio) e que ainda não foram vendidos. O primeiro ponto é entender quais são os fatores que estão levando a essa situação. Existem diversos motivos que podem estar gerando esse cenário.  

Destaco alguns aspectos podem  ser entendidos para que o empreendedor possa implementar ações de otimização do estoque, (i) prazo de produção/industrialização, (ii) política de compras (quantidades, prazos) junto aos fornecedores, (iii) efetividade de controles de inventário e (iv) produtos vendidos (análise de itens mais vendidos, sazonalidades, preços, margens, etc). 

Uma das ações importantes é estabelecer uma cultura e processos de controle de inventário. Assim, através de registros precisos de entrada e saída e verificações periódicas é possível saber exatamente a quantidade, a variedade e o valor dos produtos que sua empresa tem em estoque. 

O inventário pode ser feito manualmente, de tempos em tempos, ou automatizado usando um sistema de controle de estoque, como um ERP, modo mais eficiente e rápido para se ter prontamente essas informações.

Depois de atuar nessas ações, será possível identificar mais facilmente quais são as mercadorias que estão “fazendo aniversário” em seu estoque, traçando estratégias para tentar vendê-las de forma simplificada. Seja com promoções específicas, vendas em datas comemorativas, repasse dos produtos pelo preço de custo etc., além de eventuais mudanças estruturais no processo de produção, na política (estratégia) de compra e de venda do negócio. 

Felizmente, em um futuro próximo, novas soluções devem estar disponíveis para facilitar a gestão do negócio, com recursos avançados de IA que devem ajudar na automação de processos e análises, apoiando a tomada de decisão dos empreendedores.


Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.

O post A importância da gestão de estoque nas empresas aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Marcelo Navarini



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/gestao-de-estoque-nas-empresas/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Banco digital fundado por Carlinhos Maia permite que pessoas sejam sócias por R$ 10

Startupi Banco digital fundado por Carlinhos Maia permite que pessoas sejam sócias por R$ 10 Desde 15 dezembro de 2022, qualquer pessoa com R$ 10 pode se tornar dona de um digital bank e ser sócia do comunicador Carlinhos Maia. O Girabank , criado este ano pelo influenciador e empresário, abrirá “cotas” para sócios em uma captação pública na plataforma DIVI•hub. A meta é levantar R$ 10 milhões no banco digital e acelerar a criação e melhoria dos produtos financeiros oferecidos pela instituição. Todo o processo será realizado pela DIVI•hub, app de investimentos focado na negociação de ativos compartilhados e homologado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A Raketo Venture Market foi a responsável pela seleção desta oportunidade de investimento. “Nossa missão é ajudar startups e investidores a evoluírem juntos. Confiamos muito no potencial do Girabank”, afirma Fred Santoro, CEO da RAKETO . A captação funcionará no modelo equity, cedendo 2,55% dos lucros apurados para os novos

Logística verde: como reduzir impactos ambientais na sua operação?

Startupi Logística verde: como reduzir impactos ambientais na sua operação? * Por Caio Reina A sustentabilidade tem sido um tema cada vez mais discutida, especialmente à medida que os impactos das atividades humanas são sentidos na natureza e na qualidade de vida das pessoas. Para as empresas, a implementação de práticas mais sustentáveis está se tornando prioridade, já que as marcas que são percebidas como conscientes do ponto de vista ambiental e social tendem a ter uma reputação melhor entre os consumidores e a sociedade, o que pode resultar em maior fidelidade do cliente e em um melhor posicionamento de mercado. Dessa forma, a logística verde tem ganhado mais espaço. O termo se refere ao grupo de políticas e medidas destinadas a reduzir o impacto ambiental causado pelo setor logístico em geral. É um tema de extrema relevância para o progresso do setor.  Pensando nisso, separei algumas dicas de como garantir uma logística mais sustentável e, ao mesmo tempo, eficiente para as

78% das empresas B2B usam ferramentas digitais, afirma estudo

Startupi 78% das empresas B2B usam ferramentas digitais, afirma estudo 78% das empresas B2B utilizam soluções digitais dentro da sua rotina operacional em 2023. Tal número representa um crescimento de 5% em comparação com o resultado obtido na primeira edição da pesquisa idealizada pela Ploomes , em parceria com a Opinion Box , realizada no ano anterior. A pesquisa contou com a participação de 638 profissionais de companhias brasileiras B2B, de diferentes segmentos de atuação. Acesse aqui e responda ao Censo Investidores 2023! Queremos ouvir você! O levantamento indicou ainda que 75% das corporações do país se tornaram mais digitais em 2023, ano que marca de forma definitiva o fim da pandemia. O índice é 7% superior ao de 2022. De acordo com Matheus Pagani, CEO e cofundador da Ploomes , os números apresentados pela nova edição do estudo confirmam que o movimento de digitalização corporativa realmente se consolidou. “O que o mercado viveu entre 2020 e 2022 foi um período de enorme