Pular para o conteúdo principal

Empreendedorismo e mente saudável: 10 dicas rumo ao sucesso

Startupi

Empreendedorismo e mente saudável: 10 dicas rumo ao sucesso

Em um mercado tão competitivo e acelerado, uma pergunta que pode frequentemente surgir como dilema para o mundo corporativo é: como manter a saúde mental mesmo em meio aos desafios do empreendedorismo?

Primeiramente, é preciso se atentar ao cuidado básico que todos deveríamos adotar: uma rotina com hábitos saudáveis. Fazer exercícios físicos regulares, se possível, praticar meditação e manter o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Sei que é muito mais fácil falar do que fazer. Porém, a mesma dedicação que o empreendedor direciona ao seu trabalho, também deve ser colocada em prática nos bastidores.

Estratégias para se manter bem

Como já mencionado, a chave do sucesso para resultados ascendentes e contínuos no trabalho reside no equilíbrio, e isso pode ser adquirido com algumas estratégias.

Estabeleça limites: como a rotina é atribulada, isso nem sempre será possível, mas é essencial estabelecer um ritmo no cotidiano para não fugir das fronteiras predefinidas.

Seja menos rígido com você mesmo: também é indispensável entender que a jornada é repleta de altos e baixos, sendo assim, é preciso ser resiliente e acreditar que tudo faz parte do processo.

Crie momentos de lazer: cultivar relacionamentos que sejam positivos e criar na agenda horas vagas que não tenham nada a ver com o trabalho são passos fundamentais.

Ajuda profissional: contar com apoio psicológico é outro ponto-chave para que o empreendedor consiga superar as dificuldades emocionais inerentes ao processo, compreendendo o cenário por meio de outras perspectivas. Portanto, se está começando agora, tem a oportunidade de estabelecer bons hábitos desde o início, evitando, assim, o desgaste mental.

Elabore metas realistas: muitas vezes, o empreendedor se cobra e define objetivos irreais, o que gera frustração no caso de não se cumprirem.

Desconectar é preciso: estamos muito inseridos nesse mundo tecnológico, portanto ficar off-line, às vezes, é necessário. Vale conectar-se com a natureza, buscar momentos de leitura ou escrita, experimentar novas atividades, dedicar-se a um hobby ou praticar esportes.

Retribuição: dê um feedback social, faça uma boa ação, compartilhe seu conhecimento, retribua todas as conquistas e o aprendizado que possui. Essa forma de equilíbrio também faz com que a vida empreendedora seja menos dura.

Aprenda a dizer não: isto é, não tenha medo de recusar compromissos, projetos, reuniões irrelevantes, entre outros. Por tentar agradar a todos, muitas vezes o empreendedor acaba admitindo demandas que não deveria cumprir dentro de uma rotina saudável.

Tempo livre não combina com notificações de trabalho: evite e-mails de trabalho durante momentos de lazer, não responda o WhatsApp em horários não estabelecidos e deixe claro para todos quando estará disponível.

Trabalhe em um ambiente acolhedor: busque um espaço confortável para realizar as atividades, com silêncio, conforto e o mínimo de distrações e interrupções.

Acredito que todo o esforço para seguir essas dicas não será em vão e a recompensa chegará na forma de mais saúde e bem-estar em meio à vida pessoal e profissional.


Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.

O post Empreendedorismo e mente saudável: 10 dicas rumo ao sucesso aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Diogo Catão



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/empreendedorismo-do-sucesso/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...

A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros

Startupi A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros *Por João Fraga Primeiro, precisamos esclarecer que o Drex não veio para substituir o Pix. Pelo contrário, o Drex é uma moeda digital que faz parte da família deste. Conforme a leitura dos marketeiros do Banco Central, o “x” sinaliza um futuro que está associado à tecnologia, cujo acrônimo significa Digital Real Eletronic X. Este não é um meio de pagamento. E, sim, uma plataforma por meio da qual se realizam operações em grande escala como a aquisição de automóveis e a compra e venda de imóveis.  Ele é o real em sua forma digitalizada. Por este meio, mantém-se toda a confiabilidade e estabilidade da moeda. Entretanto, nesta versão digital, não existe uma cédula impressa. Esta é a própria moeda disponível em uma plataforma eletrônica, que vai ser controlada pelo Banco Central. As informações referentes ao dinheiro não ficam em um único computador, mas em uma rede que disponibi...