Pular para o conteúdo principal

Freto capta R$ 12,3 milhões em follow on para se firmar como digital-raiz do setor de logística

Startupi

Freto capta R$ 12,3 milhões em follow on para se firmar como digital-raiz do setor de logística

A logtech Freto acaba de finalizar um follow on de R$ 12,3 milhões para ser a transportadora digital que entende as demandas offline da indústria de baixo/médio valor agregado.

Desde que foi fundada, em 2018, a startup movimentou mais de 100 milhões de toneladas em mais de 3,6 milhões de viagens, que correspondem a R$ 13 bilhões em fretes efetivamente contratados. Com o propósito de simplificar a logística rodoviária, movendo Caminhoneiros, o Freto é hoje um dos principais players responsáveis pela digitalização do setor de Transportes de carga no Brasil, país que movimenta pelas estradas cerca de 62% do PIB, de acordo com dados de 2022 do Fórum ILOS. 

A nova rodada, captada com os mesmos investidores que haviam aportado R$ 22,5 milhões na startup em julho de 2021 – Fundo Edenred Capital Partners, famílias Corrêa da Silva e Stumpf, e Christiano Galló, cofundador da Quartz Investimentos –, vai possibilitar que o Freto escale uma estratégia comercial bem-sucedida em 2023, baseada em regiões estratégicas do país. Atualmente, são mais de 50 clientes em áreas como Agronegócio, Siderurgia, Construção Civil, Bens de Consumo e Mineração.

Em 2024, o objetivo é crescer acima de 50% o faturamento de 2023 e mais que dobrar a margem de contribuição (valor que sobra das receitas após a dedução dos custos e despesas variáveis). Ou seja, a empresa está alcançando níveis de eficiência operacional ideais aos olhos dos investidores.

“O Brasil é um país continental, com muitas oportunidades de ganho de eficiência. Soma-se a isso o fato de que a logística rodoviária brasileira ainda é um dos mercados mais pulverizados do mundo (os top 10 players representam 4%, enquanto nos Estados Unidos, 28%) e continuará sendo o principal modal de escoamento dos insumos produzidos. Por outro lado, entendemos que a digitalização completa levará tempo, porque a indústria ainda está vivendo a inércia do offline”, explica Thomas Gautier, CEO do Freto. 

O termo digital-raiz, cunhado pela empresa, remete à capacidade do Freto em assumir, dentro de uma jornada 100% digital, todos os processos da logística para os clientes, por meio de uma equipe com know-how de anos no transporte combatendo as ineficiências do modelo tradicional. Enquanto a tecnologia permite ao Freto escalar sua operação, os clientes voltam ao protagonismo da logística.

“No analógico ou no semidigital, as empresas chegam a terceirizar ou quarteirizar sua estratégia de distribuição. Delegam a fornecedores (ou ao parceiro do parceiro) uma atividade essencial, que pode custar sua evolução no mercado. Permitimos que nossos clientes foquem em questões estratégicas enquanto nós assumimos todas as etapas de contratação, agendamento, emissão de documentos, monitoramento e entrega das cargas, e pagamentos”, esclarece o executivo. 

Metas da Freto para 2024

A principal meta do primeiro semestre de 2024 é alcançar o equilíbrio financeiro. No ano passado, o Freto otimizou a operação e focou no crescimento comercial do chamado broker digital. Esta proposta de valor promove a gestão completa da frota para os embarcadores e está baseada em três pilares fundamentais para a companhia:

  • “Nível de serviço com excelência”, uma vez que 99,4% das entregas acontecem de forma efetiva, com suporte e atendimento ao cliente (24/7) e possibilitando, ainda, a liberação dos veículos em 1h;
  • “Segurança e compliance”, com motoristas e veículos 100% homologados e cumprindo, inclusive, as regras do Plano de Gerenciamento de Riscos (PGR);
  • “Redução da conta frete”, disponibilizando aos clientes uma redução de até 20% nos custos de frete e uma inteligência de rotas. 

“Só para se ter ideia, 99% das entregas não atrasam e 70% das contratações são feitas em até 5h. Em paralelo, temos segurança e compliance em um cadastro digital e 100% qualificado dos caminhoneiros – além de outros processos de segurança”, pontua Gautier. 

Para os motoristas, o Freto é visto como o Uber das cargas rodoviárias. Atualmente, são mais de 180 mil caminhoneiros qualificados e aptos a fretar no aplicativo, que conecta as cargas mais adequadas a cada tipo de veículo pesado. 


Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.

O post Freto capta R$ 12,3 milhões em follow on para se firmar como digital-raiz do setor de logística aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Startupi



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/freto-capta-r-123-milhoes/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...

AutoAgroMachines aporta R$ 8 milhões para desenvolver máquina de reflorestamento  

Startupi AutoAgroMachines aporta R$ 8 milhões para desenvolver máquina de reflorestamento   A AutoAgroMachines , uma startup brasileira especializada em máquinas autônomas e inteligentes para o agronegócio, recebeu um aporte de R$ 8 milhões para desenvolver a Forest.Bot Reforma, uma máquina híbrida com inteligência artificial. Este aparelho foi projetado para operar em terrenos de reflorestamento e reforma considerados desafiadores. O investimento veio do Programa Prioritário Indústria 4.0 e Modernização Industrial (PPI4.0), promovido pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), que apoia empresas de tecnologia na região.  Os recursos para o desenvolvimento do protótipo da Forest.Bot `Reforma´ foram obtidos por meio de diferentes parceiros, como o Centro Internacional de Tecnologia de Software (CTIS), o Instituto CTS, que se dedica a soluções inovadoras em Indústria 4.0 e automação, e a Venture Hub, uma aceleradora de startups....