Pular para o conteúdo principal

FOMO de inovação: na salada de trends com IA, metaverso e blockchain, emergente mesmo é a privacidade 

Startupi

FOMO de inovação: na salada de trends com IA, metaverso e blockchain, emergente mesmo é a privacidade 

Mergulhados em informações todos os dias, para quem trabalha com tecnologia está difícil seguir a trend do futuro. Muitos relatórios tentam prever quais serão as novas tecnologias que darão origem às bigtechs da próxima década, mas muitas vezes a falta de aprofundamento nos faz deixar passar detalhes importantes. A Inteligência artificial é um exemplo de área que tem sido explorada dessa maneira. De um modo simplista, podemos dizer que as AIs são a capacidade dos sistemas de imitarem competências humanas – inclusive as generativas, que produzem textos, fotos, vídeos, entre outros formatos.  

Outra tecnologia que vem liderando muitas conversas nos principais fóruns de tecnologia do mundo é o blockchain, que funciona como um livro de registros, nos quais as informações são inseridas em blocos conectados uns aos outros, formando uma corrente. Cada bloco contém seus próprios dados e um registro do conjunto anterior, o que torna muito difícil falsificar as informações. É um sistema descentralizado, no qual é possível registrar as transações de um indivíduo sem apagar ou alterar o rastro dessas interações.

Por fim vem o Metaverso, que foi uma grande promessa em 2021, voltou aos holofotes este ano – principalmente depois do lançamento de dispositivos de realidade aumentada das gigantes Meta e Apple – por ser um ambiente virtual imersivo, incorporando diversas tecnologias. É um espaço onde as pessoas criam avatares para interagirem em jogos, entretenimento e até trabalho. Esses perfis representam as diversas identidades de uma pessoa e a soma desses perfis pode ser considerada uma identidade digital. 

Há um processo em comum entre todas essas trends: o aumento exponencial na disponibilidade de dados pessoais. Se os dados pessoais estão na base do funcionamento das tecnologias e da melhora da experiência dos usuários, eles devem ser protegidos a todo custo. Dessa forma, as empresas precisam buscar soluções efetivas para superar os desafios da privacidade para estarem prontas para abraçar essas tecnologias.

Os usuários, cada vez mais, esperam soluções que protejam seus dados pessoais contra acessos não autorizados, uso indevido e vazamentos – e que empresas sejam honestas, revelando informações básicas sobre os dados. Por exemplo: como são coletados, armazenados, processados e para que são utilizados. Os sistemas devem oferecer aos usuários o controle dos dados, permitindo a gestão de preferências e a decisão sobre sua utilização. 

A privacidade é a solução para problemas causados pela interação dessas tecnologias, essencial para evitar uma situação na qual todos saberiam tudo sobre todo mundo, algo impraticável em uma sociedade sadia. Para mim, a falta da preocupação com a privacidade desde a concepção de aplicações que coletam dados significa o fim da sociedade como conhecemos e um retrocesso gigante para a humanidade.


Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.

O post FOMO de inovação: na salada de trends com IA, metaverso e blockchain, emergente mesmo é a privacidade  aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Yasodara Cordova



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/fomo-de-inovacao-privacidade/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros

Startupi A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros *Por João Fraga Primeiro, precisamos esclarecer que o Drex não veio para substituir o Pix. Pelo contrário, o Drex é uma moeda digital que faz parte da família deste. Conforme a leitura dos marketeiros do Banco Central, o “x” sinaliza um futuro que está associado à tecnologia, cujo acrônimo significa Digital Real Eletronic X. Este não é um meio de pagamento. E, sim, uma plataforma por meio da qual se realizam operações em grande escala como a aquisição de automóveis e a compra e venda de imóveis.  Ele é o real em sua forma digitalizada. Por este meio, mantém-se toda a confiabilidade e estabilidade da moeda. Entretanto, nesta versão digital, não existe uma cédula impressa. Esta é a própria moeda disponível em uma plataforma eletrônica, que vai ser controlada pelo Banco Central. As informações referentes ao dinheiro não ficam em um único computador, mas em uma rede que disponibi...

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...