Pular para o conteúdo principal

A sua startup desafia o envelhecimento?

Startupi

A sua startup desafia o envelhecimento?

A velocidade com as quais as coisas funcionam atualmente sempre nos levaram a acreditar que inovação é apenas aquilo que foi criado recentemente ou é completamente único. 


Essa crença, presente no imaginário popular, acaba matando o desenvolvimento de diversas startups antes mesmo delas se desenvolverem. Na busca por uma solução completamente nova para um problema antigo, alguns empreendedores desistem ainda na fase de ideação.  Isso porque, nem sempre a resposta está na criação, mas na atualização constante que pode vir, inclusive,  na forma de um novo nome no mercado.

Nubank, por exemplo, foi fundada em 2013 como uma fintech com o objetivo de oferecer serviços bancários mais acessíveis e transparentes. Mais de 10 anos se passaram, soluções similares apareceram no mercado, e até mesmo bancos tradicionais foram obrigados a se adequar à nova linguagem de consumo de serviços bancários criada pela startup, mas a empresa continua figurando na mente do consumidor como sinônimo de modernidade.

O mesmo vale para outras marcas famosas  como Netflix, Ifood, 99,Airbnb e tantos outros. 

Há alguns fatores que contribuem para isso; o primeiro, sob a qual temos pouco controle, é que o público continua enfrentando os mesmos problemas de anos atrás, e a atualização do mercado não foi suficiente para tornar o produto ou serviço obsoleto ou, ao menos, rotineiro. 

No entanto, essas empresas carregam em comum a constante busca por aprimoramento, muitas startups maduras encontram sucesso ao reimaginar soluções já existentes, adaptando-as às demandas atuais de forma criativa e disruptiva. Essa abordagem, conhecida como inovação incremental, é crucial para a sobrevivência e o crescimento de empresas que desejam se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.


É importante destacar que a inovação incremental não se trata apenas de fazer pequenas alterações nos produtos ou serviços existentes, mas sim de buscar constantemente maneiras de melhorar e evoluir. As startups que conseguem adotar essa mentalidade estão melhor posicionadas para enfrentar os desafios do mercado e continuar crescendo a longo prazo.

A velocidade com que as coisas funcionam atualmente sempre nos levou a acreditar que a inovação é apenas aquilo que foi criado recentemente ou é completamente único.

Essa crença, presente no imaginário popular, acaba matando o desenvolvimento de diversas startups antes mesmo delas se desenvolverem. Na busca por uma solução completamente nova para um problema antigo, alguns empreendedores desistem ainda na fase de ideação. Isso porque, nem sempre a resposta está na criação, mas sim na atualização constante que pode vir inclusive na forma de um novo nome no mercado.

A Nubank, por exemplo, foi fundada em 2013 como uma fintech com o objetivo de oferecer serviços bancários mais acessíveis e transparentes. Mais de 10 anos se passaram, soluções similares apareceram no mercado, e até mesmo bancos tradicionais foram obrigados a se adequar à nova linguagem de consumo de serviços bancários criada pela startup, mas a empresa continua figurando na mente do consumidor como sinônimo de modernidade.

O mesmo vale para outras marcas famosas como Netflix, iFood, 99, Airbnb e tantas outras.

Há alguns fatores que contribuem para isso; o primeiro, sob a qual temos pouco controle, é que o público continua enfrentando os mesmos problemas de anos atrás, e a atualização do mercado não foi suficiente para tornar o produto ou serviço obsoleto ou, ao menos, rotineiro.

No entanto, essas empresas carregam em comum a constante busca por aprimoramento, muitas startups maduras encontram sucesso ao reimaginar soluções já existentes, adaptando-as às demandas atuais de forma criativa e disruptiva. Essa abordagem, conhecida como inovação incremental, é crucial para a sobrevivência e o crescimento de empresas que desejam se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

É importante destacar que a inovação incremental não se trata apenas de fazer pequenas alterações nos produtos ou serviços existentes, mas sim de buscar constantemente maneiras de melhorar e evoluir. As startups que conseguem adotar essa mentalidade estão melhor posicionadas para enfrentar os desafios do mercado e continuar crescendo a longo prazo.

Os pontos-chave para esse tipo de construção passam por alguns pilares. A começar pelo conhecimento profundo das mudanças de  mercado, é preciso estar atento às necessidades do cliente e como elas se transformam ao longo do tempo. 

O mesmo vale para as novas tecnologias, as startups  precisam estar abertas a adotar novas tecnologias que podem ajudá-las a melhorar sua eficiência, alcançar novos clientes e oferecer experiências mais personalizadas.

Por fim, tenha certeza de que há uma cultura forte de inovação na sua empresa,   incentive seus funcionários a serem criativos e a apresentar novas ideias. Um ambiente de trabalho positivo e colaborativo é essencial para impulsionar a inovação interna.

As startups que conseguem se reinventar e se adaptar às novas demandas do mercado serão as que terão maior sucesso no futuro.


Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!

O post A sua startup desafia o envelhecimento? aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Jéssica Lima



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/a-sua-startup-desafia-o-envelhecimento/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...

A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros

Startupi A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros *Por João Fraga Primeiro, precisamos esclarecer que o Drex não veio para substituir o Pix. Pelo contrário, o Drex é uma moeda digital que faz parte da família deste. Conforme a leitura dos marketeiros do Banco Central, o “x” sinaliza um futuro que está associado à tecnologia, cujo acrônimo significa Digital Real Eletronic X. Este não é um meio de pagamento. E, sim, uma plataforma por meio da qual se realizam operações em grande escala como a aquisição de automóveis e a compra e venda de imóveis.  Ele é o real em sua forma digitalizada. Por este meio, mantém-se toda a confiabilidade e estabilidade da moeda. Entretanto, nesta versão digital, não existe uma cédula impressa. Esta é a própria moeda disponível em uma plataforma eletrônica, que vai ser controlada pelo Banco Central. As informações referentes ao dinheiro não ficam em um único computador, mas em uma rede que disponibi...