Pular para o conteúdo principal

Vale a pena investir em planejamento de mídia independentemente do tamanho do seu negócio

Startupi

Vale a pena investir em planejamento de mídia independentemente do tamanho do seu negócio

No mundo business, aquela velha frase “Para ser lembrado, é preciso ser visto” nunca sai de moda. Por isso, é importante se pensar em um investimento em mídia para se alcançar novos patamares seja em vendas ou em marca, melhorando e alavancando os resultados.

Vale a pena investir independentemente do tamanho do seu negócio. Do maior ao menor, o plano de mídia deve ser pensado de forma estratégica e de acordo com o objetivo, se é para tornar a marca mais conhecida, melhorar ou construir uma reputação ou simplesmente atrair mais público e aumentar a conversão em vendas.

A partir disso, as estratégias são inúmeras. Para quem tem uma loja virtual com presença em marketplaces, por exemplo, é possível realizar ações orgânicas como live shops, post promocionais com tráfego pago em suas redes sociais, Google e Facebook Ads, utilizar as plataformas de anúncios nativas dos marketplaces.

A estratégia entra justamente na organização de quando, como e onde fazer. Claro, se você tem um pequeno e-commerce, possivelmente, não irá compensar gastar rios de dinheiro em um tráfego pago, pois, possivelmente, dependendo da ação e produto pode não haver resultados positivos.

Adotar uma abordagem “faça você mesmo” pode ser a melhor opção. Experimentar postagens nas redes sociais, realizar lives com promoção e demonstração de produtos, com oferta de cupons de descontos ou frete grátis para compras a partir de determinado valor, são ações que não custam muito, ajudam a vender e deixa como saldo o aprendizado trazido pelos insights dos resultados que vão ajudar a entender melhor o comportamento do seu consumidor.

Outra ajuda para a estratégia de marketing são as plataformas de e-commerce e gestão ERP como o Bling, que faz parte da LWSA, e tem integração com grandes marketplaces, facilitando a gestão do empreendedor. Neste mês, a empresa está lançando o Ads para marketplaces, iniciando com a Amazon.

As plataformas ajudam mesmo os negócios que já estão em um estágio mais maduro e têm faturamento robustos. Para concluir, seguem alguns pontos importantes para quem pretende realizar investimentos em mídia:

Estratégias para cada canal: é preciso traçá-las cada canal, focadas em cada um dos seus objetivos iniciais, o que envolve também a definição do seu público-alvo, identificando quais são seus potenciais consumidores da sua marca e seus hábitos para que o plano seja capaz de convertê-los em clientes.

Orçamento e alocação de recursos: é possível colocar algumas ações de marketing no ar sem investir em recursos financeiros. Porém, se o objetivo for ter resultados melhores e mais rápidos, em determinado momento você vai perceber a necessidade de um orçamento para esse tipo de investimento.

Cronograma de ações/publicações: nessa etapa, você deve elaborar um cronograma para que as ações definidas nas fases anteriores sejam colocadas em prática. A dica é ser o mais detalhado possível: inclua a data de veiculação do conteúdo ou do lançamento de campanhas, promoções para datas comemorativas, entre outros.

Análise e mensuração de resultados: é importante definir os indicadores-chave que serão usados para mensurar o desempenho. Há diversos cálculos, como o tráfego gerado na loja virtual x quantidade de vendas, o valor investido na ação de mídia x o retorno em vendas, o chamado ROI, entre outros. Tudo isso ajuda a entender se a estratégia deu retorno esperado e no futuro melhorar ou mesmo redefinir a rota.


Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!

O post Vale a pena investir em planejamento de mídia independentemente do tamanho do seu negócio aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Daniella Doyle



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/vale-a-pena-investir-em-planejamento-de-midia-independentemente-do-tamanho-do-seu-negocio/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...

A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros

Startupi A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros *Por João Fraga Primeiro, precisamos esclarecer que o Drex não veio para substituir o Pix. Pelo contrário, o Drex é uma moeda digital que faz parte da família deste. Conforme a leitura dos marketeiros do Banco Central, o “x” sinaliza um futuro que está associado à tecnologia, cujo acrônimo significa Digital Real Eletronic X. Este não é um meio de pagamento. E, sim, uma plataforma por meio da qual se realizam operações em grande escala como a aquisição de automóveis e a compra e venda de imóveis.  Ele é o real em sua forma digitalizada. Por este meio, mantém-se toda a confiabilidade e estabilidade da moeda. Entretanto, nesta versão digital, não existe uma cédula impressa. Esta é a própria moeda disponível em uma plataforma eletrônica, que vai ser controlada pelo Banco Central. As informações referentes ao dinheiro não ficam em um único computador, mas em uma rede que disponibi...