Pular para o conteúdo principal

Vale a pena investir em planejamento de mídia independentemente do tamanho do seu negócio

Startupi

Vale a pena investir em planejamento de mídia independentemente do tamanho do seu negócio

No mundo business, aquela velha frase “Para ser lembrado, é preciso ser visto” nunca sai de moda. Por isso, é importante se pensar em um investimento em mídia para se alcançar novos patamares seja em vendas ou em marca, melhorando e alavancando os resultados.

Vale a pena investir independentemente do tamanho do seu negócio. Do maior ao menor, o plano de mídia deve ser pensado de forma estratégica e de acordo com o objetivo, se é para tornar a marca mais conhecida, melhorar ou construir uma reputação ou simplesmente atrair mais público e aumentar a conversão em vendas.

A partir disso, as estratégias são inúmeras. Para quem tem uma loja virtual com presença em marketplaces, por exemplo, é possível realizar ações orgânicas como live shops, post promocionais com tráfego pago em suas redes sociais, Google e Facebook Ads, utilizar as plataformas de anúncios nativas dos marketplaces.

A estratégia entra justamente na organização de quando, como e onde fazer. Claro, se você tem um pequeno e-commerce, possivelmente, não irá compensar gastar rios de dinheiro em um tráfego pago, pois, possivelmente, dependendo da ação e produto pode não haver resultados positivos.

Adotar uma abordagem “faça você mesmo” pode ser a melhor opção. Experimentar postagens nas redes sociais, realizar lives com promoção e demonstração de produtos, com oferta de cupons de descontos ou frete grátis para compras a partir de determinado valor, são ações que não custam muito, ajudam a vender e deixa como saldo o aprendizado trazido pelos insights dos resultados que vão ajudar a entender melhor o comportamento do seu consumidor.

Outra ajuda para a estratégia de marketing são as plataformas de e-commerce e gestão ERP como o Bling, que faz parte da LWSA, e tem integração com grandes marketplaces, facilitando a gestão do empreendedor. Neste mês, a empresa está lançando o Ads para marketplaces, iniciando com a Amazon.

As plataformas ajudam mesmo os negócios que já estão em um estágio mais maduro e têm faturamento robustos. Para concluir, seguem alguns pontos importantes para quem pretende realizar investimentos em mídia:

Estratégias para cada canal: é preciso traçá-las cada canal, focadas em cada um dos seus objetivos iniciais, o que envolve também a definição do seu público-alvo, identificando quais são seus potenciais consumidores da sua marca e seus hábitos para que o plano seja capaz de convertê-los em clientes.

Orçamento e alocação de recursos: é possível colocar algumas ações de marketing no ar sem investir em recursos financeiros. Porém, se o objetivo for ter resultados melhores e mais rápidos, em determinado momento você vai perceber a necessidade de um orçamento para esse tipo de investimento.

Cronograma de ações/publicações: nessa etapa, você deve elaborar um cronograma para que as ações definidas nas fases anteriores sejam colocadas em prática. A dica é ser o mais detalhado possível: inclua a data de veiculação do conteúdo ou do lançamento de campanhas, promoções para datas comemorativas, entre outros.

Análise e mensuração de resultados: é importante definir os indicadores-chave que serão usados para mensurar o desempenho. Há diversos cálculos, como o tráfego gerado na loja virtual x quantidade de vendas, o valor investido na ação de mídia x o retorno em vendas, o chamado ROI, entre outros. Tudo isso ajuda a entender se a estratégia deu retorno esperado e no futuro melhorar ou mesmo redefinir a rota.


Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!

O post Vale a pena investir em planejamento de mídia independentemente do tamanho do seu negócio aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Daniella Doyle



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/vale-a-pena-investir-em-planejamento-de-midia-independentemente-do-tamanho-do-seu-negocio/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É hora das startups se prepararem para receber investimentos!

Startupi É hora das startups se prepararem para receber investimentos! * Por Jéssica Lima Os especialistas são unânimes: temos indícios de que 2024 será um ano melhor para as startups se comparado aos anteriores. O ano de 2022 nos surpreendeu com a crescente onda de layoffs e uma queda considerável no número de startups chegando ao status de unicórnios. Isso porque, enquanto os anos anteriores haviam trazido uma abundância de investimentos para startups, o momento já não era tão positivo e os investidores começaram a ser mais cautelosos na avaliação dos investimentos.  O cenário se manteve durante 2023, mas agora já é possível ver sinais de melhoras. As perspectivas são positivas, mas isso não significa que os investidores estarão dispostos a apostar suas carteiras. As startups precisam estar preparadas e atentas se pretendem buscar um incentivo financeiro em 2024. O primeiro ponto que vale para startups em qualquer fase de desenvolvimento é ter um pitch bem estruturado. É hora d

Estratégias e técnicas de captação para times fundadores de startups

Startupi Estratégias e técnicas de captação para times fundadores de startups A jornada de construir e escalar uma startup é uma verdadeira montanha-russa de emoções, conquistas, e muitos desafios fazem parte dessa jornada. Um dos maiores obstáculos é ter capital para financiar o crescimento do seu negócio. Segundo dados da CB Insights, 29% das startups fecham por falta de recursos financeiros. Existem diferentes maneiras para o time fundador financiar a sua startup. Enquanto alguns utilizam recursos próprios, o chamado bootstrapping, outros recorrem para investidores externos, como, por exemplo, família, amigos, investidores-anjo, fundos de venture capital,fundos de private equity, prêmios eaté o governo. Independentemente do caminho escolhido, é fundamental entender não apenas  estratégias e técnicas de negociação, como também qual o racional que baseia as decisões dos investidores. Isso se torna ainda mais importante quando você está no início da sua jornada de captação, pois a

78% das empresas B2B usam ferramentas digitais, afirma estudo

Startupi 78% das empresas B2B usam ferramentas digitais, afirma estudo 78% das empresas B2B utilizam soluções digitais dentro da sua rotina operacional em 2023. Tal número representa um crescimento de 5% em comparação com o resultado obtido na primeira edição da pesquisa idealizada pela Ploomes , em parceria com a Opinion Box , realizada no ano anterior. A pesquisa contou com a participação de 638 profissionais de companhias brasileiras B2B, de diferentes segmentos de atuação. Acesse aqui e responda ao Censo Investidores 2023! Queremos ouvir você! O levantamento indicou ainda que 75% das corporações do país se tornaram mais digitais em 2023, ano que marca de forma definitiva o fim da pandemia. O índice é 7% superior ao de 2022. De acordo com Matheus Pagani, CEO e cofundador da Ploomes , os números apresentados pela nova edição do estudo confirmam que o movimento de digitalização corporativa realmente se consolidou. “O que o mercado viveu entre 2020 e 2022 foi um período de enorme