Pular para o conteúdo principal

Estudo revela queda dos investimentos em proptechs em 2023

Startupi

Estudo revela queda dos investimentos em proptechs em 2023

Os investimentos em proptechs e construtechs recuaram. É o que diz o estudo recém lançado da Liga Ventures, que detalha o panorama dos investimentos e M&A nestas startups. Em 2023, esses segmentos apresentaram uma queda de 32% no montante captado em comparação com 2022, totalizando R$ 898 milhões em 22 deals, contra R$ 1,302 bilhão em 21 deals no ano anterior.

O estudo aponta que startups em estágio Serie D e E foram responsáveis por cerca de 83% do montante total captado em 2023. As startups Serie D captaram R$ 250 milhões, enquanto as Serie E alcançaram R$ 495 milhões.

Outro dado relevante do estudo é a queda nos valores captados em diferentes fases das startups. As mid-stage tiveram uma redução de 91% em comparação com 2022, enquanto nas late-stage e early-stage a redução foi de 19% e 17%, respectivamente. Apesar disso, houve um aumento na quantidade de rodadas de investimento nas construtechs e proptechs em estágio inicial, passando de 13 para 18 rodadas. Já as mid-stage registraram uma queda significativa, de cinco em 2022 para apenas uma em 2023. As late-stage mantiveram o mesmo número de três rodadas.

As categorias que mais captaram investimentos em 2023 foram as startups de intermediação digital e utilities, com R$ 495 milhões e R$ 250 milhões, respectivamente. Em seguida, vieram as de desburocratização do aluguel (R$ 40 milhões), serviços domésticos (R$ 30 milhões) e pontos comerciais (R$ 21 milhões).

Papel das proptechs no ecossistema

Daniel Grossi, Chief Ventures Officer da Liga Ventures, comentou sobre a importância dessas startups para o ecossistema brasileiro: “Startups relacionadas às cadeias de construtechs e proptechs no Brasil são alguns dos principais motores do nosso ecossistema. As verticais são responsáveis por alguns dos unicórnios do país – como Loft e Quinto Andar – e têm um importante ecossistema de VCs e CVCs. Como tem acontecido com o mercado de venture capital em todo o mundo, essas verticais atingiram seu pico de investimentos em 2021, com rodadas bilionárias. Depois disso, houve uma queda nos investimentos para patamares similares aos que antecederam 2020. A boa notícia é que, embora com ticket médio menor, o número de deals tem crescido, mostrando uma maturidade do mercado após o período de euforia. Se por um lado, rodadas acima de R$ 1 bilhão não aconteceram nos últimos anos, por outro, o que tivemos foi um crescimento no número de transações early-stage. Esse movimento pode fomentar uma nova geração de startups no setor”.

O relatório também analisou o número de M&As no ano passado. Em 2023, ocorreram duas aquisições no mercado imobiliário e setor de construção civil, enquanto em 2022 foram oito aquisições, e em 2021, o ápice dos últimos anos, com 10 aquisições.

Para realizar o estudo, foram utilizados dados da ferramenta Startup Scanner, plataforma criada pela Liga Ventures que identifica e acompanha dados de startups do Brasil e América Latina, permitindo que grandes empresas, pesquisadores e empreendedores entendam as movimentações do mercado e encontrem oportunidades de negócios sinérgicos à sua atuação.


Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!

O post Estudo revela queda dos investimentos em proptechs em 2023 aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Marystela Barbosa



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/investimentos-em-proptechs-em-2023/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É hora das startups se prepararem para receber investimentos!

Startupi É hora das startups se prepararem para receber investimentos! * Por Jéssica Lima Os especialistas são unânimes: temos indícios de que 2024 será um ano melhor para as startups se comparado aos anteriores. O ano de 2022 nos surpreendeu com a crescente onda de layoffs e uma queda considerável no número de startups chegando ao status de unicórnios. Isso porque, enquanto os anos anteriores haviam trazido uma abundância de investimentos para startups, o momento já não era tão positivo e os investidores começaram a ser mais cautelosos na avaliação dos investimentos.  O cenário se manteve durante 2023, mas agora já é possível ver sinais de melhoras. As perspectivas são positivas, mas isso não significa que os investidores estarão dispostos a apostar suas carteiras. As startups precisam estar preparadas e atentas se pretendem buscar um incentivo financeiro em 2024. O primeiro ponto que vale para startups em qualquer fase de desenvolvimento é ter um pitch bem estruturado. É hora d

Estratégias e técnicas de captação para times fundadores de startups

Startupi Estratégias e técnicas de captação para times fundadores de startups A jornada de construir e escalar uma startup é uma verdadeira montanha-russa de emoções, conquistas, e muitos desafios fazem parte dessa jornada. Um dos maiores obstáculos é ter capital para financiar o crescimento do seu negócio. Segundo dados da CB Insights, 29% das startups fecham por falta de recursos financeiros. Existem diferentes maneiras para o time fundador financiar a sua startup. Enquanto alguns utilizam recursos próprios, o chamado bootstrapping, outros recorrem para investidores externos, como, por exemplo, família, amigos, investidores-anjo, fundos de venture capital,fundos de private equity, prêmios eaté o governo. Independentemente do caminho escolhido, é fundamental entender não apenas  estratégias e técnicas de negociação, como também qual o racional que baseia as decisões dos investidores. Isso se torna ainda mais importante quando você está no início da sua jornada de captação, pois a

78% das empresas B2B usam ferramentas digitais, afirma estudo

Startupi 78% das empresas B2B usam ferramentas digitais, afirma estudo 78% das empresas B2B utilizam soluções digitais dentro da sua rotina operacional em 2023. Tal número representa um crescimento de 5% em comparação com o resultado obtido na primeira edição da pesquisa idealizada pela Ploomes , em parceria com a Opinion Box , realizada no ano anterior. A pesquisa contou com a participação de 638 profissionais de companhias brasileiras B2B, de diferentes segmentos de atuação. Acesse aqui e responda ao Censo Investidores 2023! Queremos ouvir você! O levantamento indicou ainda que 75% das corporações do país se tornaram mais digitais em 2023, ano que marca de forma definitiva o fim da pandemia. O índice é 7% superior ao de 2022. De acordo com Matheus Pagani, CEO e cofundador da Ploomes , os números apresentados pela nova edição do estudo confirmam que o movimento de digitalização corporativa realmente se consolidou. “O que o mercado viveu entre 2020 e 2022 foi um período de enorme