Pular para o conteúdo principal

IA, experiência do cliente e Open Finance: oportunidades para fintechs e bancos

Startupi

IA, experiência do cliente e Open Finance: oportunidades para fintechs e bancos

*Por Cristiano Rocha

A transformação digital tem movimentado o mercado de bancos e fintechs, com novidades que prometem revolucionar a maneira como as instituições financeiras operam e interagem com seus clientes. O crescimento da IA (Inteligência Artificial) para melhora da eficiência operacional; a relevância do Open Finance, especialmente para ampliar a personalização da experiência do cliente; e a colaboração entre fintechs e bancos tradicionais para impulsionar novas soluções ditam as tendências e apontam para oportunidades para o setor.

Entre os principais ganhos da IA, por exemplo, estão a automação de processos. Instituições financeiras estão cada vez mais adotando este recurso para modificar a forma como realizam tarefas repetitivas, reduzindo custos operacionais e diminuindo a incidência de erros humanos. Os principais exemplos incluem a automatização de processos operacionais e atendimento ao cliente através de chatbots inteligentes.

Outra aplicação que terá impacto positivo é a personalização de serviços a partir do uso e análise de dados. Algoritmos de machine learning, por exemplo, analisam o comportamento dos clientes e podem prever suas necessidades, oferecendo soluções financeiras sob medida.

A utilização da Inteligência Artificial também tem sido eficaz para prevenção de fraudes. Sistemas baseados em IA podem identificar padrões anormais e suspeitos em tempo real, alertando as instituições sobre possíveis atividades fraudulentas antes que causem danos significativos.

Bancos e fintechs mais colaborativos em prol da inovação

Bancos e fintechs devem ampliar ainda mais a força para parcerias estratégicas nos próximos anos. Os benefícios são inúmeros, combinando a agilidade e a inovação das fintechs com o potencial de escala e a confiança das empresas e dos bancos estabelecidos. Isso resulta em produtos e serviços inovadores que atendem melhor às necessidades dos clientes.

As fintechs têm liderado a inovação em soluções de pagamento, incluindo carteiras digitais, pagamentos por aproximação (NFC) e soluções de pagamento instantâneo. Essas inovações estão tornando as transações financeiras mais rápidas, seguras e convenientes para os consumidores, além de aumentar a inclusão financeira dos brasileiros, com a oferta de serviços bancários a populações desatendidas ou subatendidas.

Força do Open Finance, Blockchain e Criptomoedas

Os movimentos de Open Banking e Open Finance estão ganhando cada vez mais tração globalmente, tendência que está transformando o setor financeiro. A iniciativa permite que clientes compartilhem dados financeiros com terceiros de forma segura e estruturada, possibilitando uma maior competição e inovação, o que resulta em produtos e serviços mais competitivos e personalizados.

O blockchain e as criptomoedas, por sua vez, estão remodelando o cenário financeiro, oferecendo maior transparência, segurança e eficiência nas transações. O uso de contratos inteligentes em blockchain vem revolucionando a maneira como os acordos têm sido firmados. Esses contratos auto executáveis garantem que as transações sejam realizadas de forma segura e transparente, sem a necessidade de intermediários.

As instituições financeiras estão usando criptomoedas cada vez mais para facilitar pagamentos internacionais, diminuindo custos e aumentando a velocidade das transações. A tecnologia blockchain permite transferências praticamente instantâneas e com menores taxas de transação.

Outro ponto alto é o quanto a tokenização de ativos físicos e digitais que vem se popularizando. Isso permite que ativos como imóveis, obras de arte e até mesmo ações sejam representados como tokens em blockchain, facilitando a negociação e aumentando a liquidez.

Foco na Experiência do Cliente

Por fim, a melhoria da experiência do cliente terá relevância ainda maior nos próximos anos e deve ser o foco do setor financeiro. A criação e o desenvolvimento de interfaces de usuário intuitivas e amigáveis com aplicativos bancários com design simplificado e funcionalidades claras que ajudam a aumentar a satisfação e a lealdade do cliente devem ganhar mais espaço.

Outra tendência que já está se tornando um padrão é o aumento da oferta de uma experiência omnichannel, na qual os clientes podem interagir com a instituição financeira por meio de múltiplos canais (telefone, chat, e-mail, redes sociais), de forma integrada e consistente. Isso garante que os clientes recebam suporte e atendimento de alta qualidade, independentemente do canal utilizado. Com uma comunicação cada vez mais horizontalizada, as ferramentas de feedback para coletar opiniões dos clientes e fazer melhorias contínuas em seus serviços terão mais e mais relevância, com destaque para pesquisas de satisfação e análise de sentimentos em chats e redes sociais.

*Cristiano Rocha é formado em Engenharia de Computação pela PUC-RIO e atualmente é CRO (Chief Risk Officer) na Open Co. Cristiano também é um investidor anjo ativo no ecossistema brasileiro.


Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!

O post IA, experiência do cliente e Open Finance: oportunidades para fintechs e bancos aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Convidado Especial



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/open-finance-oportunidades-fintechs/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...

AutoAgroMachines aporta R$ 8 milhões para desenvolver máquina de reflorestamento  

Startupi AutoAgroMachines aporta R$ 8 milhões para desenvolver máquina de reflorestamento   A AutoAgroMachines , uma startup brasileira especializada em máquinas autônomas e inteligentes para o agronegócio, recebeu um aporte de R$ 8 milhões para desenvolver a Forest.Bot Reforma, uma máquina híbrida com inteligência artificial. Este aparelho foi projetado para operar em terrenos de reflorestamento e reforma considerados desafiadores. O investimento veio do Programa Prioritário Indústria 4.0 e Modernização Industrial (PPI4.0), promovido pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), que apoia empresas de tecnologia na região.  Os recursos para o desenvolvimento do protótipo da Forest.Bot `Reforma´ foram obtidos por meio de diferentes parceiros, como o Centro Internacional de Tecnologia de Software (CTIS), o Instituto CTS, que se dedica a soluções inovadoras em Indústria 4.0 e automação, e a Venture Hub, uma aceleradora de startups....