Pular para o conteúdo principal

Alexandre de Moraes e Elon Musk: entenda conflito que pode levar ao fim do X no Brasil

Startupi

Alexandre de Moraes e Elon Musk: entenda conflito que pode levar ao fim do X no Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, intimou o dono do X, ex-Twitter, Elon Musk, a indicar um representante legal da rede social no Brasil em 24 horas. O prazo da decisão se encerrou na noite de ontem, e faz parte de requerimentos legais de legislação brasileira, que institui que empresas internacionais devem eleger um representante em território nacional para responder pela companhia. 

Moraes e Musk trocam farpas desde o começo de 2024 

O conflito entre as partes iniciou há meses, com o descumprimento de decisões judiciais por parte do X. O juiz havia enviado à rede social decisões judiciais do magistrado que determinaram o bloqueio de contas acusadas de disseminar notícias falsas e discursos de ódio, como a do senador Marcos do Val (Podemos-ES).  

Em abril deste ano, o bilionário acusou Moraes de praticar censura ao determinar a suspensão de contas na plataforma, alegando que tais exigências violam a legislação brasileira. Em resposta, Moraes determinou que Musk seja investigado no inquérito sobre milícias digitais e abriu um novo inquérito para avaliar possíveis crimes de obstrução à Justiça, organização criminosa e incitação ao crime. 

O dono da rede social anunciou que liberaria contas bloqueadas judicialmente e sugeriu aos usuários do X que utilizassem VPNs para acessar a plataforma caso ela seja retirada do ar pela Justiça brasileira. Moraes, por sua vez, impôs uma multa diária de R$ 100 mil por cada perfil desbloqueado em descumprimento das decisões judiciais, destacando a responsabilidade dos representantes legais da empresa no Brasil. 

Operações do X encerradas em território nacional

Em agosto, o empresário anunciou o fim das atividades do antigo Twitter em território brasileiro. Em nota, assinada pela equipe global de assuntos governamentais, a empresa afirma que “Alexandre de Moraes (ministro do STF) ameaçou nosso representante legal no Brasil com prisão se não cumprirmos suas ordens de censura. Ele fez isso em uma ordem secreta, que compartilhamos aqui para expor suas ações”. 

A marca foi notificada da instauração de um inquérito policial para investigar supostos crimes de obstrução de investigações de organização criminosa e incitação ao crime. Segundo o documento relatado por pelo juiz, a empresa, notificada em agosto, não atendeu à decisão judicial, e as tentativas de contato com seus representantes legais no país não foram respondidas. O STF afirma que a representante da X BRASIL INTERNET LTDA., estaria agindo de má-fé para evitar a intimação, sugerindo que a rede social tinha conhecimento da decisão, mas tentou frustrar seu cumprimento. 

Com isso, estima-se que 30 pessoas foram afetadas pelo fechamento do escritório no país. 

Bloqueio do Starlink e fim do X no Brasil 

A indisponibilidade de um representante legal da rede social no país levou Moraes a determinar o bloqueio das contas bancárias da empresa de internet por satélite de Elon Musk. Os dirigentes nacionais da Starlink foram notificados e intimados pelo ministro e devem ser responsáveis por arcar com os valores da multa do X perante o STJ. 

O prazo dado por Alexandre de Moraes para a indicação de um representante legal da plataforma no Brasil se encerrou às 20h07 desta quinta-feita, 29.

Mesmo com a recusa do empresário a indicar um representante legal da plataforma no país, o bloqueio do sinal da rede social não é automático. A Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) deverá ser notificada e repassará a ordem judicial de bloqueio para todas as operadoras de internet do país. As operadoras farão a execução da ordem em suas redes e bloquearão o roteamento de tráfego ao X.  

Com mais de 20 mil provedores de banda larga fixa e 30 de rede móvel, o bloqueio não será instantâneo nem sincronizado, a depender da agilidade de cada operadora no cumprimento da decisão.


Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!

O post Alexandre de Moraes e Elon Musk: entenda conflito que pode levar ao fim do X no Brasil aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Cecília Ferraz



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/fim-do-x-conflito-musk-e-alexandre-de-moraes/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É hora das startups se prepararem para receber investimentos!

Startupi É hora das startups se prepararem para receber investimentos! * Por Jéssica Lima Os especialistas são unânimes: temos indícios de que 2024 será um ano melhor para as startups se comparado aos anteriores. O ano de 2022 nos surpreendeu com a crescente onda de layoffs e uma queda considerável no número de startups chegando ao status de unicórnios. Isso porque, enquanto os anos anteriores haviam trazido uma abundância de investimentos para startups, o momento já não era tão positivo e os investidores começaram a ser mais cautelosos na avaliação dos investimentos.  O cenário se manteve durante 2023, mas agora já é possível ver sinais de melhoras. As perspectivas são positivas, mas isso não significa que os investidores estarão dispostos a apostar suas carteiras. As startups precisam estar preparadas e atentas se pretendem buscar um incentivo financeiro em 2024. O primeiro ponto que vale para startups em qualquer fase de desenvolvimento é ter um pitch bem estruturado. É hora d

Estratégias e técnicas de captação para times fundadores de startups

Startupi Estratégias e técnicas de captação para times fundadores de startups A jornada de construir e escalar uma startup é uma verdadeira montanha-russa de emoções, conquistas, e muitos desafios fazem parte dessa jornada. Um dos maiores obstáculos é ter capital para financiar o crescimento do seu negócio. Segundo dados da CB Insights, 29% das startups fecham por falta de recursos financeiros. Existem diferentes maneiras para o time fundador financiar a sua startup. Enquanto alguns utilizam recursos próprios, o chamado bootstrapping, outros recorrem para investidores externos, como, por exemplo, família, amigos, investidores-anjo, fundos de venture capital,fundos de private equity, prêmios eaté o governo. Independentemente do caminho escolhido, é fundamental entender não apenas  estratégias e técnicas de negociação, como também qual o racional que baseia as decisões dos investidores. Isso se torna ainda mais importante quando você está no início da sua jornada de captação, pois a

78% das empresas B2B usam ferramentas digitais, afirma estudo

Startupi 78% das empresas B2B usam ferramentas digitais, afirma estudo 78% das empresas B2B utilizam soluções digitais dentro da sua rotina operacional em 2023. Tal número representa um crescimento de 5% em comparação com o resultado obtido na primeira edição da pesquisa idealizada pela Ploomes , em parceria com a Opinion Box , realizada no ano anterior. A pesquisa contou com a participação de 638 profissionais de companhias brasileiras B2B, de diferentes segmentos de atuação. Acesse aqui e responda ao Censo Investidores 2023! Queremos ouvir você! O levantamento indicou ainda que 75% das corporações do país se tornaram mais digitais em 2023, ano que marca de forma definitiva o fim da pandemia. O índice é 7% superior ao de 2022. De acordo com Matheus Pagani, CEO e cofundador da Ploomes , os números apresentados pela nova edição do estudo confirmam que o movimento de digitalização corporativa realmente se consolidou. “O que o mercado viveu entre 2020 e 2022 foi um período de enorme