Pular para o conteúdo principal

Brazilian Welcome Challenge investe R$ 100 mil em 2 startups com soluções para aeroportos 

Startupi

Brazilian Welcome Challenge investe R$ 100 mil em 2 startups com soluções para aeroportos 

O Brazilian Welcome Challenge, uma iniciativa da Embratur em colaboração com o LinkLab da ACATE, está prestes a transformar a experiência dos passageiros em aeroportos brasileiros. Após revisar 57 propostas de todo o país, duas startups foram selecionadas para receber R$ 100 mil para implementar soluções inovadoras para melhorar a experiência dos viajantes. 

“Todas as startups foram analisadas pela metodologia do LinkLab, utilizando os critérios dos desafios mapeados pela Embratur e pontos como a viabilidade do modelo de negócio, escalabilidade da solução, aderência da proposta aos desafios listados, relevância do projeto para a inovação no setor do turismo brasileiro e potencial de impacto socioambiental”, explica Silvio Kotujansky, diretor de Inovação e Novos Negócios da ACATE. 

As startups Blumaps, de Florianópolis (SC), e Strelo, de Salvador (BA), foram escolhidas para a fase final do desafio e receberam um prêmio de R$ 50 mil cada. Ambas irão desenvolver Provas de Conceito nos próximos dois meses, simulando suas tecnologias em aeroportos brasileiros com o objetivo de melhorar a experiência dos passageiros e a gestão dos terminais. 

Startups sugerem mapas interativos, análise de fluxo e plataforma integrada 

A Blumaps propõe uma plataforma de mapas interativos acessível via smartphones, tablets e totens no terminal, ajudando passageiros a localizar pontos de interesse e traçar rotas com base em informações de voos. A startup também oferece um sistema de câmeras com Inteligência Artificial para rastreamento do fluxo de pessoas, gerando relatórios detalhados sobre movimentação e ajudando na otimização do layout dos aeroportos. 

A Strelo, que já aplica parcialmente sua plataforma no Galeão (RJ) e em Salvador (BA), apresentou uma solução integrada com chatbots para atendimento online, reservas de serviços, e-commerce para lojas e um sistema de pedidos online para a praça de alimentação, incluindo gamificação com recompensas para usuários. 

Brazilian Welcome Challenge quer melhorar a experiência dos passageiros 

A implementação das Provas de Conceito permitirá avaliar a eficácia das tecnologias propostas. Caso se mostrem bem-sucedidas, essas soluções poderão ser adotadas em aeroportos de todo o Brasil. O Brazilian Welcome Challenge tem como objetivo modernizar o setor aeroportuário e elevar a experiência dos passageiros. 

Para investidores e empreendedores, o desafio destaca o potencial de inovação no setor de turismo e transporte. Com um prêmio de R$ 50 mil para cada startup e a possibilidade de expansão para aeroportos em todo o país, a iniciativa oferece oportunidades significativas para empresas e investidores interessados em transformar a experiência dos viajantes e impulsionar a modernização dos aeroportos brasileiros. “Com a conexão com a Embratur, as startups ganham a possibilidade de conexão com as concessionárias de aeroportos pelo Brasil para que possam aplicar as soluções desenvolvidas durante o Challenge”, finaliza Kotujansky.


Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!

O post Brazilian Welcome Challenge investe R$ 100 mil em 2 startups com soluções para aeroportos  aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Cecília Ferraz



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/brazilian-welcome-challenge-investe-startups/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros

Startupi A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros *Por João Fraga Primeiro, precisamos esclarecer que o Drex não veio para substituir o Pix. Pelo contrário, o Drex é uma moeda digital que faz parte da família deste. Conforme a leitura dos marketeiros do Banco Central, o “x” sinaliza um futuro que está associado à tecnologia, cujo acrônimo significa Digital Real Eletronic X. Este não é um meio de pagamento. E, sim, uma plataforma por meio da qual se realizam operações em grande escala como a aquisição de automóveis e a compra e venda de imóveis.  Ele é o real em sua forma digitalizada. Por este meio, mantém-se toda a confiabilidade e estabilidade da moeda. Entretanto, nesta versão digital, não existe uma cédula impressa. Esta é a própria moeda disponível em uma plataforma eletrônica, que vai ser controlada pelo Banco Central. As informações referentes ao dinheiro não ficam em um único computador, mas em uma rede que disponibi...

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...