Pular para o conteúdo principal

PicPay registra aumento de 50% na receita e quase dobra lucro de 2023 no 1º semestre 

Startupi

PicPay registra aumento de 50% na receita e quase dobra lucro de 2023 no 1º semestre 

O PicPay revelou os resultados do primeiro semestre de 2024, e declarou lucro líquido de R$ 62 milhões, quase o dobro dos R$ 37 milhões registrados em todo o ano de 2023. Esse desempenho foi acompanhado pelo crescimento da receita, que totalizou R$ 2,4 bilhões, 50% a mais do que em 2023. Os primeiros meses do ano da fintech foram marcados pela diversificação e expansão do portfólio, com adições como crédito e adquirência, e da estratégia de cross-sell. A receita média por usuário cresceu 40%, atingindo R$ 35. 

A companhia também apresentou um retorno sobre patrimônio (ROE) anualizado de 17,6% no segundo trimestre. Nos seis meses, a receita líquida de juros (NII) consolidada, que envolve operações de crédito, cartão e carteira digital, foi de mais de R$ 1 bilhão. 

“Entregamos mais um resultado muito positivo, que reforça nosso compromisso com o crescimento aliado à rentabilidade. A melhora na qualidade dos nossos números e a consolidação das novas avenidas que construímos nos levaram a mais um grande desempenho. Continuamos com foco em ampliar a eficiência da operação sem deixar de oferecer a mais inovadora experiência para os usuários, o que vai acelerar o avanço da companhia nos próximos trimestres”, avalia Eduardo Chedid, CEO da fintech. 

PicPay é o 7° banco com maior número de clientes no Brasil 

O PicPay, com 57 milhões de contas, é o 7º maior banco em número de clientes no Brasil. No primeiro semestre de 2024, 36 milhões de usuários ativos movimentaram R$ 175 bilhões, um aumento de 77% em relação ao ano anterior. O volume total de pagamentos cresceu 66%, chegando a R$ 189 bilhões, enquanto a carteira de crédito atingiu R$ 6 bilhões, um crescimento de 62% em relação ao trimestre anterior. 

“O aumento do engajamento da base de clientes é um reflexo direto da evolução estratégica do PicPay e do portfólio mais completo, que conta com todos os principais serviços financeiros utilizados pelos brasileiros. Com a diversificação e ampliação, especialmente da oferta de crédito, mais do que atender às necessidades dos usuários, também sustentamos o crescimento da principalidade, ARPAC [Receita Média Mensal por Cliente Ativo] e monetização”, afirma o diretor de RI, M&A e Estratégia do PicPay, André Cazotto. 

O PicPay também manteve o ritmo de emissão de 900 mil cartões de crédito por mês. À medida que aprofunda o relacionamento, o usuário passa a receber micro e pequenos limites, que se expandem progressivamente. O TPV de cartões totalizou R$ 17,1 bilhões, um aumento de 51% na comparação anual. 

Investimento em crianças, PMEs e Inteligência Artificial

O período também foi marcado pelo lançamento da conta para menores, voltada para famílias e crianças, que já representa 17% dos novos usuários. No segmento PJ, a introdução da maquininha do PicPay impulsionou as operações direcionadas a comerciantes e empresas. O volume total de pagamentos (TPV) da adquirência, que abrange transações via QR code, Pix e carteira digital, alcançou R$ 17,4 bilhões, um crescimento de 35% em comparação ao primeiro semestre. 

A fintech também tem investido em Inteligência Artificial, e desde março, sua IA generativa foi utilizada por mais de quatro milhões de clientes para resolver dúvidas sobre pagamentos e serviços do app. Internamente, a tecnologia tem proporcionado ganhos de eficiência e otimização de processos. 


Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!

O post PicPay registra aumento de 50% na receita e quase dobra lucro de 2023 no 1º semestre  aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Cecília Ferraz



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/picpay-registra-aumento-receita-e-dobra-lucro/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...

AutoAgroMachines aporta R$ 8 milhões para desenvolver máquina de reflorestamento  

Startupi AutoAgroMachines aporta R$ 8 milhões para desenvolver máquina de reflorestamento   A AutoAgroMachines , uma startup brasileira especializada em máquinas autônomas e inteligentes para o agronegócio, recebeu um aporte de R$ 8 milhões para desenvolver a Forest.Bot Reforma, uma máquina híbrida com inteligência artificial. Este aparelho foi projetado para operar em terrenos de reflorestamento e reforma considerados desafiadores. O investimento veio do Programa Prioritário Indústria 4.0 e Modernização Industrial (PPI4.0), promovido pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), que apoia empresas de tecnologia na região.  Os recursos para o desenvolvimento do protótipo da Forest.Bot `Reforma´ foram obtidos por meio de diferentes parceiros, como o Centro Internacional de Tecnologia de Software (CTIS), o Instituto CTS, que se dedica a soluções inovadoras em Indústria 4.0 e automação, e a Venture Hub, uma aceleradora de startups....