Pular para o conteúdo principal

AWS seleciona 10 startups brasileiras para programa de IA Generativa

Startupi

AWS seleciona 10 startups brasileiras para programa de IA Generativa

Dados da PitchBook Data, Inc revelam que 469 empresas de Inteligência Artificial e Machine Learning levantaram fundos no Brasil, somando mais de US$ 178 milhões em aportes em 2024. Visando este cenário, a AWS (Amazon Web Services), selecionou 10 empresas brasileiras para o programa AWS Global Generative AI Accelerator.  

As startups nacionais em early stage estão entre as 80 empresas selecionadas pela AWS em todo o mundo por seu uso inovador de Inteligência Artificial (IA) e suas ambições de crescimento global. 

O investimento em startups faz parte do compromisso de US$230 milhões da AWS para acelerar a criação de aplicativos em todo o mundo. O programa AWS Generative AI Accelerator oferece créditos, orientação e educação da Amazon para melhores práticas do uso de IA e ML às empresas, especialmente às que estão em estágio inicial. “As startups são a força vital da inovação – nosso compromisso de US$ 230 milhões e a expansão global do Gen AI Accelerator refletem nossa dedicação contínua em apoiá-las em sua jornada para desenvolver soluções incríveis com IA generativa”, disse Álvaro Echeverría, gerente geral da AWS Startups na América Latina. 

Programa conta com treinamento da AWS e da NVIDIA 

Os participantes têm à disposição as tecnologias de computação, armazenamento e banco de dados da AWS, além de chips de IA que combinam alta eficiência energética com desempenho superior a um custo reduzido. Os créditos podem ser aplicados no Amazon SageMaker, serviço totalmente gerenciado que auxilia empresas a desenvolver e treinar seus próprios modelos de base (FMs). Eles também permitem acessar modelos e ferramentas por meio do Amazon Bedrock, facilitando a criação de aplicativos de IA generativos de maneira simples e segura. 

O programa tem duração de 10 semanas e combina os participantes com mentores técnicos e de negócios com base em seu setor. As startups escolhidas receberão até US$ 1 milhão cada em créditos da AWS para ajudá-los a criar, treinar, testar e lançar suas soluções de IA generativa. Além da mentoria da companhia da Amazon, os participantes também terão acesso à tecnologia e às sessões técnicas da NVIDIA, parceira apresentadora do programa e pioneira em computação acelerada. 

“Startups como essas estão na vanguarda de uma nova onda transformadora, ampliando os limites do que é possível com a inteligência artificial e trazendo novas soluções empolgantes para o mercado. Estamos incrivelmente orgulhosos de como esses pioneiros estão impulsionando a transformação das indústrias, melhorando a maneira como trabalhamos e abordando alguns dos maiores desafios da sociedade”, finaliza Echeverría.

As 10 startups selecionadas são: 

  • Amadeus AI: focada em serviços e soluções de IA para o mercado corporativo. 
  • Base39: utiliza IA para fornecer soluções de crédito mais inteligentes, rápidas e personalizadas para as empresas. 
  • Lastro: empresa de tecnologia financeira e imobiliária, que utiliza IA para ajudar imobiliárias a crescerem mais rapidamente e aumentarem a taxa de conversão. 
  • Magie: o primeiro banco no Whatsapp, que utiliza IA para pagamentos de contas e Pix diretamente no aplicativo. 
  • Pupila AI: utiliza tecnologia e IA para desenvolver identidade visual e outras possibilidade ligadas ao branding e marketing das empresas. 
  • Talisman AI: utiliza IA para defesas judiciais, ao interpretar evidências, gerar uma contestação em minutos e até mesmo gerar uma resposta ao advogado ofensor. 

Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!

O post AWS seleciona 10 startups brasileiras para programa de IA Generativa aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Cecília Ferraz



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/aws-10-startups-brasileiras-programa-ia-generativa/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É hora das startups se prepararem para receber investimentos!

Startupi É hora das startups se prepararem para receber investimentos! * Por Jéssica Lima Os especialistas são unânimes: temos indícios de que 2024 será um ano melhor para as startups se comparado aos anteriores. O ano de 2022 nos surpreendeu com a crescente onda de layoffs e uma queda considerável no número de startups chegando ao status de unicórnios. Isso porque, enquanto os anos anteriores haviam trazido uma abundância de investimentos para startups, o momento já não era tão positivo e os investidores começaram a ser mais cautelosos na avaliação dos investimentos.  O cenário se manteve durante 2023, mas agora já é possível ver sinais de melhoras. As perspectivas são positivas, mas isso não significa que os investidores estarão dispostos a apostar suas carteiras. As startups precisam estar preparadas e atentas se pretendem buscar um incentivo financeiro em 2024. O primeiro ponto que vale para startups em qualquer fase de desenvolvimento é ter um pitch bem estruturado. É hora d

Estratégias e técnicas de captação para times fundadores de startups

Startupi Estratégias e técnicas de captação para times fundadores de startups A jornada de construir e escalar uma startup é uma verdadeira montanha-russa de emoções, conquistas, e muitos desafios fazem parte dessa jornada. Um dos maiores obstáculos é ter capital para financiar o crescimento do seu negócio. Segundo dados da CB Insights, 29% das startups fecham por falta de recursos financeiros. Existem diferentes maneiras para o time fundador financiar a sua startup. Enquanto alguns utilizam recursos próprios, o chamado bootstrapping, outros recorrem para investidores externos, como, por exemplo, família, amigos, investidores-anjo, fundos de venture capital,fundos de private equity, prêmios eaté o governo. Independentemente do caminho escolhido, é fundamental entender não apenas  estratégias e técnicas de negociação, como também qual o racional que baseia as decisões dos investidores. Isso se torna ainda mais importante quando você está no início da sua jornada de captação, pois a

78% das empresas B2B usam ferramentas digitais, afirma estudo

Startupi 78% das empresas B2B usam ferramentas digitais, afirma estudo 78% das empresas B2B utilizam soluções digitais dentro da sua rotina operacional em 2023. Tal número representa um crescimento de 5% em comparação com o resultado obtido na primeira edição da pesquisa idealizada pela Ploomes , em parceria com a Opinion Box , realizada no ano anterior. A pesquisa contou com a participação de 638 profissionais de companhias brasileiras B2B, de diferentes segmentos de atuação. Acesse aqui e responda ao Censo Investidores 2023! Queremos ouvir você! O levantamento indicou ainda que 75% das corporações do país se tornaram mais digitais em 2023, ano que marca de forma definitiva o fim da pandemia. O índice é 7% superior ao de 2022. De acordo com Matheus Pagani, CEO e cofundador da Ploomes , os números apresentados pela nova edição do estudo confirmam que o movimento de digitalização corporativa realmente se consolidou. “O que o mercado viveu entre 2020 e 2022 foi um período de enorme