Pular para o conteúdo principal

Itaipu Parquetec quer passar de 90 no portfólio para impulsionar inovação e sustentabilidade de startups

Startupi

Itaipu Parquetec quer passar de 90 no portfólio para impulsionar inovação e sustentabilidade de startups

Criado inicialmente para desenvolver soluções tecnológicas para a própria usina, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) passou a direcionar suas competências também para o mercado, focado em incubação, aceleração de startups e, mais recentemente, internacionalização de negócios. Agora chamado de Itaipu Parquetec, a iniciativa passou por um rebranding e mira ascensão.

Com foco em inovação e desenvolvimento sustentável, o parque abriga iniciativas nas áreas de energia renovável, agricultura sustentável e tecnologia da informação. O Startupi conversou com Wilmar Ribeiro, coordenador da incubadora e aceleradora de negócios do Itaipu ParqueTec, que fala como funciona o projeto.

“O Itaipu Parquetec promove a capacitação de profissionais e negócios por meio de programas de aceleração e incubação de startups, estimulando a economia regional e fomentando um ecossistema de inovação colaborativa”, conta Wilmar.

O parque oferece diferentes modalidades de suporte, incluindo o tradicional modelo de inovação com participação por royalties e o novo modelo de investimento direto, em que a instituição passa a fazer aportes financeiros nas empresas e participa mais ativamente do desenvolvimento dos negócios.

“Atualmente, o Parquetec conta com um portfólio de 41 startups, mas o objetivo é dobrar esse número nos próximos anos, chegando a aproximadamente 90”, revela. Entre os negócios atendidos, há iniciativas tanto na fase inicial de captação de ideias quanto aquelas que buscam expansão e entrada em novos mercados.

Além disso, a iniciativa da usina de Itaipu tem parcerias estratégicas com investidores como a Bossa Invest, com a qual realiza investimentos conjuntos em startups selecionadas. Outro projeto de destaque é a Wall Aceleradora, que também opera com um modelo de coinvestimento, promovendo o crescimento de novas empresas em setores de impacto.

O foco do Itaipu Parquetec na busca de startups é amplo e inclui segmentos como energia, turismo, cidades inteligentes, meio ambiente, negócios de impacto, Indústria 4.0 e conectividade. A escolha dessas verticais está em alinhada com as principais tendências globais, especialmente nas áreas de transição energética e tecnologias sustentáveis, que têm sido uma das marcas do novo posicionamento do parque.

Empreendedorismo no Parque Tecnológico Itaipu

Em 2025, os planos incluem o lançamento de um programa de internacionalização para apoiar startups brasileiras a acessarem mercados internacionais, além de continuar investindo fortemente nos setores de energia e agronegócio, considerados estratégicos para o futuro.

O Parquetec pretende se consolidar como um “olheiro” de negócios promissores no Brasil, identificando soluções com potencial para crescer globalmente e expandir suas operações para além das fronteiras nacionais.

Um dos focos é um olhar mais atento também para o talento feminino. “O Hangar Mulheres, promovido pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI), é um evento dedicado a incentivar a participação feminina no empreendedorismo e na inovação tecnológica”, explica Wilmar.

Focado em quem deseja desenvolver seu próprio negócio ou crescer em setores como tecnologia, ciência e indústria, a iniciativa oferece uma série de workshops, palestras e networking com líderes de diferentes áreas. Realizado em Foz do Iguaçu, o Hangar tem como objetivo criar um ambiente de troca de conhecimentos e impulsionar a representatividade feminina em mercados historicamente dominados por homens.

Para saber mais sobre o Parque Tecnológico Itaipu acesse o site e fique por dentro dos editais e programas oferecidos pelo Parquetec, lá você pode registrar suas ideias de projeto e fazer parte desse ecossistema.
As inscrições para o Programa Hangar Mulheres vão até o dia 30 de setembro, não perca tempo e se inscreva!


Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!

O post Itaipu Parquetec quer passar de 90 no portfólio para impulsionar inovação e sustentabilidade de startups aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Tiago Souza



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/itaipu-parquetec-impulsiona-inovacao/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros

Startupi A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros *Por João Fraga Primeiro, precisamos esclarecer que o Drex não veio para substituir o Pix. Pelo contrário, o Drex é uma moeda digital que faz parte da família deste. Conforme a leitura dos marketeiros do Banco Central, o “x” sinaliza um futuro que está associado à tecnologia, cujo acrônimo significa Digital Real Eletronic X. Este não é um meio de pagamento. E, sim, uma plataforma por meio da qual se realizam operações em grande escala como a aquisição de automóveis e a compra e venda de imóveis.  Ele é o real em sua forma digitalizada. Por este meio, mantém-se toda a confiabilidade e estabilidade da moeda. Entretanto, nesta versão digital, não existe uma cédula impressa. Esta é a própria moeda disponível em uma plataforma eletrônica, que vai ser controlada pelo Banco Central. As informações referentes ao dinheiro não ficam em um único computador, mas em uma rede que disponibi...

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...