Pular para o conteúdo principal

A influência da tecnologia no processo escolar

Startupi

A influência da tecnologia no processo escolar

*Por Raquel Trindade

Segundo um relatório produzido pela Grand View Research, o mercado de assinaturas digitais deve crescer mais de 36% até 2030, movimentando cerca de US$ 40 bilhões. E, se posso elencar os setores que mais estão ajudando a alavancar esse tipo de solução globalmente, não há dúvidas de que a educação está nas primeiras posições. 

Feita via plataforma ou API, essa tecnologia se tornou uma funcionalidade essencial para automatizar processos nas escolas. Dessa forma, tanto as instituições de ensino quanto pais/responsáveis e alunos vêm colhendo uma série de facilidades nas mais diversas demandas presentes no dia a dia escolar. Dados internos mostram que a automação reduz o tempo de matrícula em até 95%. Em alguns casos, reduzindo de 20 dias para a colheita da assinatura, resultando em apenas um dia.

A começar pela assinatura de contratos, acordos comerciais, atestados, autorizações e até o “aceite” de avisos, que se torna muito mais ágil e prática. Os responsáveis financeiros pelo estudante podem, por exemplo, assinar os documentos de maneira totalmente online e através de um simples clique, sem a necessidade de se deslocar ou enfrentar filas.

Inclusive, o Whatsapp é um dos canais mais usados para isso. Hoje, já há empresas do setor no Brasil que relatam um crescimento significativo na utilização dessa ferramenta para formalizações contratuais, com taxas de conversão aumentando de 50% para quase 100%. 

O acompanhamento real por todos os envolvidos na jornada – pais, equipes pedagógicas e estudantes – é outro fato que transforma e promove muita facilidade nesses processos. Além de identificar quem já concluiu a matrícula e quem ainda precisa finalizar alguma etapa, por exemplo, a escola pode enviar notificações automáticas sobre o status dos documentos, reduzindo falhas humanas e extravios e tornando todo o processo mais rápido e eficiente para todas as partes. 

Um grupo que vejo se beneficiar muito por essa dinâmica é o de famílias que precisam gerenciar a rotina escolar de forma remota, colaborativa e ativa, sem necessidade de encontros presenciais. Com contratos editáveis, onde os dados são inseridos facilmente e depois criptografados e fechados, todos os responsáveis podem ter o mesmo nível de controle e visibilidade sobre o ambiente educacional, facilitando a gestão familiar e permitindo um acompanhamento igualitário.

Pensando em passeios, as notificações evitam que haja um ruído na comunicação com o aluno e que os responsáveis percam os prazos de assinatura. Cito ainda a clareza sobre como a retirada dos estudantes das instituições de ensino deve ocorrer, uma vez que as autorizações são informativas e claras, garantindo que todos fiquem sempre na mesma página.

Reputação escolar

Em plena realidade tecnológica, ressalto que a aposta em ferramentas que ajudam a padronizar processos vai além da mera adequação a uma tendência. Tecnologias como a assinatura eletrônica não apenas transformam completamente a experiência do usuário, mas também impulsionam a marca de uma instituição.

A sustentabilidade é um grande exemplo disso. Ao evitar procedimentos manuais na realização de matrículas, a escola reduz o uso de impressões de papéis e dá passos largos para uma política ESG, condizente com as agendas de organizações de todo o mundo.

Não há dúvida que essa solução também melhora a reputação da instituição, mostrando entender o que é um ambiente educacional inovador e guiado pela inteligência. A inovação faz parte desse setor e, assim como em qualquer outra área, eliminar a burocracia é o primeiro – e maior – passo para alcançá-la. A simplicidade é sempre o caminho mais disruptivo e assertivo.

*Raquel Trindade é Chief Business Officer da Clicksign e possui mais de 25 anos de experiência em sua trajetória profissional. Responsável por apoiar o desenvolvimento da marca como um todo, a executiva anteriormente liderou projetos de vendas e marketing para diferentes players do mercado.


Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!

O post A influência da tecnologia no processo escolar aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Convidado Especial



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/a-influencia-da-tecnologia-no-processo-escolar/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...

AutoAgroMachines aporta R$ 8 milhões para desenvolver máquina de reflorestamento  

Startupi AutoAgroMachines aporta R$ 8 milhões para desenvolver máquina de reflorestamento   A AutoAgroMachines , uma startup brasileira especializada em máquinas autônomas e inteligentes para o agronegócio, recebeu um aporte de R$ 8 milhões para desenvolver a Forest.Bot Reforma, uma máquina híbrida com inteligência artificial. Este aparelho foi projetado para operar em terrenos de reflorestamento e reforma considerados desafiadores. O investimento veio do Programa Prioritário Indústria 4.0 e Modernização Industrial (PPI4.0), promovido pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), que apoia empresas de tecnologia na região.  Os recursos para o desenvolvimento do protótipo da Forest.Bot `Reforma´ foram obtidos por meio de diferentes parceiros, como o Centro Internacional de Tecnologia de Software (CTIS), o Instituto CTS, que se dedica a soluções inovadoras em Indústria 4.0 e automação, e a Venture Hub, uma aceleradora de startups....