Pular para o conteúdo principal

Na América Latina, 75% das startups estabelecem ESOPs antes de chegar em rodadas série A 

Startupi

Na América Latina, 75% das startups estabelecem ESOPs antes de chegar em rodadas série A 

A Credit Saison, em parceria com a Norte Ventures, Caravela Capital e o suporte da Amazon Web Services (AWS), liderou um levantamento sobre Planos de Participação Acionária para Funcionários (ESOPs) na América Latina. O estudo envolveu 272 startups que juntas captaram mais de US$ 4,7 bilhões, trazendo uma visão inédita sobre como as empresas utilizam os benefícios para atrair, reter e engajar talentos em um cenário de desafios crescentes na economia. 

“Ter uma estratégia sólida de ESOPs é fundamental para o crescimento de uma startup, mas, até agora, as melhores práticas do setor eram pouco claras. Pela primeira vez, fundadores de toda a América Latina se reuniram para liderar essa discussão e compartilhar como estão lidando com a interseção entre participação acionária e capital humano. Com mais de 85% das startups na região adotando ESOPs, isso se tornou indispensável. Os principais players precisam liderar essa mudança, promovendo educação, entendimento e conscientização para dar visibilidade a esse tema tão relevante”, destacou Looi Qin En, sócio da Saison Capital. 

ESOPs são opção para reter e atrair talentos

O estudo revelou que 85% das empresas latino-americanas adotam esse plano, principalmente para atrair talentos (81%), reter colaboradores (73%) e fomentar uma cultura organizacional com senso de pertencimento e propriedade (76%). No Brasil, as motivações principais incluem a atração de talentos (87%), promoção de senso de pertencimento (81%) e redução de custos e aumento de liquidez (38%). 

Apesar da popularidade, apenas 20% das early stage oferecem a participação para todos os colaboradores, enquanto 40% os destinam exclusivamente à alta gestão. No Brasil, 91% dos funcionários relatam maior probabilidade de permanecerem na empresa graças a esses planos, destacando seu impacto positivo na retenção. 

Mesmo com os benefícios, o estudo identificou limitações. Apenas 25% dessas empresas no Brasil estendem os benefício a toda a força de trabalho, e muitas opções são concedidas com prazos curtos de exercício, geralmente inferiores a seis meses. Esse modelo pode comprometer o impacto de longo prazo na retenção e engajamento de talentos. 

“O amadurecimento do ecossistema de startups na América Latina já não nos faz questionar a qualidade das empresas, mas sim quem irá se beneficiar desse crescimento. Nossa pesquisa mostrou que a maioria dos fundadores acredita que oferecer participação acionária aos funcionários deve ser uma prioridade para alinhar incentivos e fortalecer o compromisso de longo prazo (78%). Ainda assim, 3 em cada 4 startups oferecem aos funcionários um prazo de apenas 6 meses ou menos para exercer suas opções”, afirmou Brunna Zogbi, sócia da Caravela Capital. 

A pesquisa também destacou um contexto desafiador para essas companhias, com o financiamento regional desacelerado e um mercado onde tanto fundadores quanto funcionários buscam equilibrar risco e recompensa. 

Oportunidade de transformação no ecossistema através dos ESOPs 

Gustavo Ahrends, cofundador da Norte Ventures, reforçou a importância dos planos de benefícios: “Esses planos são fundamentais para consolidar o papel dos talentos no ecossistema tecnológico. Mais do que nunca, é preciso alinhar incentivos e construir um compromisso de longo prazo entre startups e seus colaboradores.” 

Com os dados do estudo, os organizadores esperam promover discussões sobre melhores práticas e impulsionar a adoção de modelos de ESOPs mais inclusivos e estratégicos, consolidando sua relevância no fortalecimento do ecossistema de startups na América Latina. 


Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!

O post Na América Latina, 75% das startups estabelecem ESOPs antes de chegar em rodadas série A  aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Cecília Ferraz



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/america-latina-startups-esops-antes-serie-a/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...

AutoAgroMachines aporta R$ 8 milhões para desenvolver máquina de reflorestamento  

Startupi AutoAgroMachines aporta R$ 8 milhões para desenvolver máquina de reflorestamento   A AutoAgroMachines , uma startup brasileira especializada em máquinas autônomas e inteligentes para o agronegócio, recebeu um aporte de R$ 8 milhões para desenvolver a Forest.Bot Reforma, uma máquina híbrida com inteligência artificial. Este aparelho foi projetado para operar em terrenos de reflorestamento e reforma considerados desafiadores. O investimento veio do Programa Prioritário Indústria 4.0 e Modernização Industrial (PPI4.0), promovido pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), que apoia empresas de tecnologia na região.  Os recursos para o desenvolvimento do protótipo da Forest.Bot `Reforma´ foram obtidos por meio de diferentes parceiros, como o Centro Internacional de Tecnologia de Software (CTIS), o Instituto CTS, que se dedica a soluções inovadoras em Indústria 4.0 e automação, e a Venture Hub, uma aceleradora de startups....