Pular para o conteúdo principal

11 leituras indispensáveis para quem deseja empreender em 2025

Startupi

11 leituras indispensáveis para quem deseja empreender em 2025

Empreender requer a construção de uma mentalidade voltada para solucionar problemas a partir de novas ideias. Uma das melhores formas de construir repertório é a partir de boas leituras, que podem ser uma excelente fonte de inspiração para formação de lideranças sólidas.

Seja para enfrentar os desafios e tomar decisões estratégicas, desenvolver visão de longo prazo ou criar habilidades interpessoais afinadas, o mergulho em bons livros são um caminho para criar novas perspectivas e aprender lições valiosas.

Dentro disso,  12  fundadores e executivos C-Level para indicar uma leitura que os tenha ajudado a desenvolver uma mentalidade capaz de lidar com as adversidades para empreender e liderar empresas. Confira!


1 – As 3 leis do desempenho, de  Steve Zaffron e Dave Logan


Francisco Ferreira
, CTO/CPO da Open Co, fintech de crédito sem garantia do Brasil, recomenda a leitura de “As 3 leis do desempenho: Reescrevendo o futuro de seu negócio e de sua vida”, de  Steve Zaffron e Dave Logan.

“É interessante como os autores apresentam a ideia de que o desempenho no trabalho está interligado ao que cada um vivencia e consegue enxergar no dia a dia de uma empresa. No entanto, eles explicam que a visão de cada indivíduo é apenas um pedaço do todo. Eles também falam muito sobre o impacto  do ‘não dito’, destacando que quando algo fica oculto, pode reverberar de forma negativa, comprometendo a performance”, analisa.

2 – Rápido e Devagar, de Daniel Kahneman

Guilherme Skaf Amorim, Head of Innovation Services da Wayra Brasil, CVC early stage da Vivo, recomenda a leitura “Rápido e Devagar”, do renomado psicólogo e prêmio Nobel, Daniel Kahneman. Para o executivo, o livro  oferece uma análise profunda sobre os mecanismos que governam nossas decisões. “O autor divide a mente humana em duas esferas: o Sistema 1, que opera de forma rápida e intuitiva, e o Sistema 2, que é mais lento e analítico.

Ao longo da narrativa, ele revela as armadilhas cognitivas que podem afetar até mesmo os empreendedores mais experientes. Kahneman nos leva a uma jornada profunda, desvendando não apenas como tomamos decisões, mas também os erros sistemáticos que cometemos ao longo do caminho”, garante Amorim.

3 – Apaixone-se pelo problema, não pela solução, de Uri Levine

Ingrid Barth, CEO da Pilotln e ex-presidente da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), compartilha como os aprendizados práticos de Uri Levine, fundador de dois unicórnios, auxiliaram sua carreira, enfatizando paciência, persistência e a importância de apaixonar-se pelo problema, não pela solução, lições na qual aprendeu com a obra.

O livro de Uri Levine é um guia prático para empreendedores que desejam construir empresas de sucesso, destacando como a obsessão pelo problema é a chave para inovar e desenvolver soluções que realmente atendam às necessidades dos clientes. “Esses ensinamentos são cruciais para qualquer empreendedor em busca de sucesso a longo prazo”, comenta a executiva.

4 – Coragem para Liderar, de Brené Brown


Para Ana Carolina Gozzi, CO-CEO do Compre & Alugue Agora (CAA), startup que conecta profissionais do setor imobiliário com clientes que desejam comprar, vender ou alugar imóveis, o livro “Coragem para Liderar”, de Brené Brown, é um livro essencial para qualquer líder que busca criar um impacto verdadeiro e duradouro.

“A autora explora como a vulnerabilidade pode ser uma força poderosa na liderança, mostrando que liderar com coragem significa estar disposto a se expor, a aprender com os erros e a fazer as perguntas certas, mesmo quando não há respostas fáceis. Essa obra é um convite para construir ambientes de trabalho baseados na confiança, onde a autenticidade e a empatia se tornam pilares fundamentais para o sucesso. É uma leitura transformadora para quem deseja liderar com integridade e eficácia”, explica a executiva.

5 – Qual é seu problema?, de Thomas Wedell-Wedellsborg

Rogério Cunha, cofundador da Mandu, primeira friendtech brasileira que oferece através de IA generativa, apoio emocional para pessoas que estejam enfrentando algum momento de fragilidade, recomenda a leitura de ‘Qual é Seu Problema?’, de Thomas Wedell-Wedellsborg. Ele  ressalta que o grande diferencial do livro está na capacidade de transformar a maneira como os executivos abordam os desafios.

Em vez de simplesmente atacar os sintomas, a obra ensina a identificar a raiz dos problemas, promovendo uma análise mais profunda e estratégica. Esse método permite que líderes se afastem da tendência de “pensamento rápido” e adotem uma abordagem mais reflexiva, essencial em um ambiente corporativo dinâmico.

Além disso, o autor também oferece ferramentas práticas para fomentar a criatividade e promover soluções colaborativas dentro das equipes, algo que Cunha considera fundamental para o sucesso das startups e empresas inovadoras. Para Cunha, esta obra é um guia indispensável para líderes que desejam não apenas solucionar problemas, mas transformar esses desafios em oportunidades de crescimento.

6 – High Output Management, de Andrew S. Grove

Para Danrley Morais, CTO e cofundador do IFTL, primeira e maior edtech brasileira voltada para o desenvolvimento de líderes em Estratégia, Tecnologia e Inteligência Artificial, um livro de cabeceira de todo empreendedor deve ser o “High Output Management”, de Andrew S. Grove, ex-CEO da Intel.

“É um livro antigo, mas que nunca vai sair de moda e que mudou a minha vida. Muitas vezes, em nosso dia a dia como empreendedores, focamos muito mais na execução do que na estratégia. A falta de maturidade em processos é o que pode levar uma empresa à estagnação e, eventualmente, à falência. Li esse livro em um momento muito complicado: toda a operação estava em minhas mãos e me tornei um gargalo. Percebi que, para pensar na estratégia e na visão de longo prazo, eu precisava me tornar dispensável nas operações do dia a dia. Por isso, a dica que dou para todo líder é: seja dispensável. Este livro vai te ajudar a enxergar novos horizontes e a aperfeiçoar sua forma de gerir times, permitindo que você foque no que realmente importa para o crescimento do seu negócio”, conclui o executivo.

7 – Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, de Stephen Covey

André Cruz, CEO e cofundador da Digital Manager Guru, plataforma completa de checkout e gestão de vendas online, recomenda o livro “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”. Segundo ele, “é um clássico que todo empreendedor deveria ter em sua estante. Oferece princípios atemporais sobre liderança, gestão do tempo e desenvolvimento pessoal, que são fundamentais para o sucesso em qualquer negócio.

Aborda temas como priorização, ensinando a identificar o que é realmente importante e a focar seus esforços nessas áreas; relacionamentos, enfatizando a importância de construir relacionamentos sólidos e duradouros, tanto com clientes quanto com parceiros; e proatividade, incentivando a agir de forma proativa e a assumir responsabilidade pelos resultados.

É uma base para qualquer empreendedor que busca alcançar o sucesso a longo prazo, e ao desenvolver hábitos eficazes e construir relacionamentos sólidos, você estará mais bem preparado para enfrentar os desafios do mundo dos negócios e alcançar seus objetivos”.

8 – À Beira do Abismo, de Joan Halifax

Carine Roos, CEO e fundadora da Newa, consultoria de impacto social focada na criação de organizações humanizadas, escolheu o livro “À Beira do Abismo”, de Joan Halifax, por seu profundo mergulho nas complexidades da compaixão e liderança em contextos desafiadores. Joan Halifax, uma renomada antropóloga, zen-budista e ativista social, explora o conceito de “presença compassiva” ao abordar o sofrimento, algo essencial para líderes que precisam lidar com a complexidade das relações humanas nas organizações.

Para Carine, “esse livro oferece reflexões valiosas sobre como exercer a liderança com empatia, equilíbrio emocional e resiliência, características essenciais para que lideranças promovam ambientes mais inclusivos e psicologicamente seguros nas empresas. Ele reforça a visão de que, para liderar e transformar realidades, é necessário ter uma compreensão profunda das experiências humanas e da interconexão entre as pessoas”.

9 – 21 Lições para o Século 21, de Yuval Harari

Para Ana Julia Kiss, CEO e fundadora da Humora, startup que combina produtos à base de cannabis e fitoterápicos para bem-estar, o livro “21 lições para o século 21” é uma leitura essencial para preparar o empreendedor para um mundo em transformação, onde precisamos entender o impacto da tecnologia, das redes sociais e das influências políticas e culturais. “Ele oferece uma reflexão ampla e essencial sobre os desafios únicos deste século, um período marcado por questionamentos sobre ancestralidade e futuro.

O livro é tão impactante que comprei 21 cópias – sete em espanhol, sete em inglês e sete em português – para presentear mentores e pessoas que têm grande importância na minha vida. O autor aborda temas fundamentais, como a ascensão da extrema-direita, saúde mental, o impacto das mídias sociais e das telas em nossas vidas – todos cruciais para quem quer se adaptar e prosperar em meio às mudanças.

E, sem dar muitos spoilers, preciso destacar a última lição como a mais impactante: ela me levou a repensar profundamente minha integridade como ser humano, meu compromisso com meus valores e meu propósito, sem ser influenciada por pressões externas” compartilha a executiva.

10 – Líderes que Curam, de Antonella Satyro

Fabiana Ramos, CEO da PinePR, agência de PR especializada no atendimento a scale-ups, empresas inovadoras e grandes players de tecnologia, indica o livro “Líderes que Curam”. Para ela, a obra oferece uma visão sobre a liderança do futuro, que valoriza a vulnerabilidade e empatia como elementos essenciais para o engajamento autêntico e eficaz de equipes.

“Me identifiquei com o capítulo sobre Liderança Servidora, que está associado a resultados positivos, como maior satisfação no trabalho, comprometimento dos colaboradores e desenvolvimento de novos líderes. E me marcou muito a definição das principais características dos líderes servidores: empatia, humildade, altruísmo, o foco em desenvolver pessoas, e a construção de comunidade”, destaca Fabiana.

11 – Competing in the Age of AI: Strategy and Leadership When Algorithms and Networks Run the World, de Marco Iansiti e Karim R. Lakhani

André Abreu, CEO e cofundador da BossaBox, startup que aloca e gere profissionais de tecnologia para empresas e scale ups, indica a obra “Competing in the Age of AI: Strategy and Leadership When Algorithms and Networks Run the World”, dos autores Marco Iansiti, Karim R. Lakhani. Segundo ele, principalmente para os empreendedores da área de inovação e tecnologia, esse é um conteúdo que entrega valor.

“No contexto atual, os autores demonstram como a reestruturação empresarial em torno de dados, análises e IA elimina as barreiras tradicionais de escala, alcance e aprendizado que restringiram o crescimento dos negócios por centenas de anos.

Os casos reais citados ilustram a forma que esses processos alcançam escalabilidade muito superior aos métodos tradicionais, permitindo uma ampliação significativa do escopo, enquanto criam oportunidades valiosas de aprendizado e resultados cada vez mais precisos”, conclui.


Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!

O post 11 leituras indispensáveis para quem deseja empreender em 2025 aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Tiago Souza



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/11-livros-pra-quem-quer-empreender-em-2025/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros

Startupi A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros *Por João Fraga Primeiro, precisamos esclarecer que o Drex não veio para substituir o Pix. Pelo contrário, o Drex é uma moeda digital que faz parte da família deste. Conforme a leitura dos marketeiros do Banco Central, o “x” sinaliza um futuro que está associado à tecnologia, cujo acrônimo significa Digital Real Eletronic X. Este não é um meio de pagamento. E, sim, uma plataforma por meio da qual se realizam operações em grande escala como a aquisição de automóveis e a compra e venda de imóveis.  Ele é o real em sua forma digitalizada. Por este meio, mantém-se toda a confiabilidade e estabilidade da moeda. Entretanto, nesta versão digital, não existe uma cédula impressa. Esta é a própria moeda disponível em uma plataforma eletrônica, que vai ser controlada pelo Banco Central. As informações referentes ao dinheiro não ficam em um único computador, mas em uma rede que disponibi...

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...