Pular para o conteúdo principal

Consumo responsável é tendência para Dia do Consumidor: veja dicas do CEO da Food To Save

Startupi

Consumo responsável é tendência para Dia do Consumidor: veja dicas do CEO da Food To Save

A sustentabilidade se tornou um fator decisivo nas escolhas de consumo dos brasileiros, segundo a APAS (Associação Paulista de Supermercados). Nesse cenário, 95% dos consumidores priorizam empresas comprometidas com práticas sustentáveis e 88% adotam ativamente mais de cinco práticas sustentáveis no dia a dia. Para ajudar a população a adotar hábitos mais conscientes e sustentáveis, Lucas Infante, CEO e cofundador da Food To Save, o app que atua no combate ao desperdício de alimentos, compartilhou algumas tendências de consumo responsável que podem ser aplicadas no dia a dia.

“Temos até 2030 para implementar mudanças radicais nas emissões de gases de efeito estufa, limitando o aumento da temperatura global. De acordo com muitos especialistas, esse é o ponto de inflexão. Por isso, precisamos agir de forma coordenada e imediata para evitar danos irreversíveis, como eventos climáticos extremos, a elevação do nível do mar e a perda de biodiversidade. Infelizmente, os impactos já são visíveis. Não podemos normalizar as tragédias; é urgente adotar práticas mais sustentáveis agora”, destaca o executivo. 

Combater o desperdício de alimentos é essencial para consumo responsável

A ONU estima que 8% a 10% das emissões globais de gases de efeito estufa estão relacionadas ao desperdício de alimentos – o que equivale a mais de 3 bilhões de toneladas de gases como CO₂ e metano. Adotar práticas para evitar esse desperdício de comida é uma das formas mais eficazes de reduzir as emissões. A Food To Save é uma startup que usa a tecnologia e conecta consumidores a supermercados, padarias, hotéis e indústrias para salvar alimentos próximos do vencimento ou fora do padrão. As Sacolas Surpresa, que oferecem descontos de até 70%, são uma ótima maneira de contribuir para a redução do desperdício, conhecer novas marcas e economizar.

“No Brasil, temos uma cultura de desperdício. O país descarta cerca de 46 milhões de toneladas de alimentos por ano, equivalente à capacidade do estádio Maracanã, segundo o IBGE. Não podemos enfrentar a crise climática sem mudar nossa forma de consumir alimentos”, comenta o CEO da foodtech.

Mudança de hábitos no consumo de energia é regra

Dispositivos inteligentes, como termostatos e eletrodomésticos de baixo consumo, vem se tornando mais comuns, permitindo maior controle e eficiência no uso de energia. A adoção de veículos elétricos  e o gerenciamento inteligente de energia, como sistemas solares domésticos, também serão tendência 

“Embora o Brasil tenha uma matriz energética limpa, com 80% da eletricidade gerada a partir de fontes renováveis, a dependência das hidrelétricas ainda representa um risco durante períodos de seca, forçando o uso de termelétricas e afetando o consumidor. Com o aumento do consumo de energia e a falta de conscientização sobre a economia energética, precisamos avançar nas práticas de consumo consciente e nas políticas públicas para garantir um futuro mais sustentável”, afirma Infante.

Upcycling vai transformar economia circular

O upcycling é o processo de transformar materiais descartados em novos produtos com maior valor ou funcionalidade, sem a necessidade de processos industriais complexos. Ao contrário da reciclagem, que pode reduzir a qualidade do material, o upcycling visa aumentar seu valor e utilidade. Marcas de diversos setores, como a moda, já estão adotando essa prática, oferecendo aos consumidores produtos de qualidade a preços mais acessíveis.

“Muitas pessoas acreditam que pequenas ações não fazem diferença, mas se cada um de nós fizer sua parte todos os dias, o impacto será gigantesco. Temos muito para fazer, mas a hora de mudar é agora, e essas tendências estão aqui para ficar”, finaliza o CEO da Food To Save.


Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!

O post Consumo responsável é tendência para Dia do Consumidor: veja dicas do CEO da Food To Save aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Cecília Ferraz



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/consumo-responsavel-tendencia-dia-do-consumidor/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...

AutoAgroMachines aporta R$ 8 milhões para desenvolver máquina de reflorestamento  

Startupi AutoAgroMachines aporta R$ 8 milhões para desenvolver máquina de reflorestamento   A AutoAgroMachines , uma startup brasileira especializada em máquinas autônomas e inteligentes para o agronegócio, recebeu um aporte de R$ 8 milhões para desenvolver a Forest.Bot Reforma, uma máquina híbrida com inteligência artificial. Este aparelho foi projetado para operar em terrenos de reflorestamento e reforma considerados desafiadores. O investimento veio do Programa Prioritário Indústria 4.0 e Modernização Industrial (PPI4.0), promovido pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), que apoia empresas de tecnologia na região.  Os recursos para o desenvolvimento do protótipo da Forest.Bot `Reforma´ foram obtidos por meio de diferentes parceiros, como o Centro Internacional de Tecnologia de Software (CTIS), o Instituto CTS, que se dedica a soluções inovadoras em Indústria 4.0 e automação, e a Venture Hub, uma aceleradora de startups....