Pular para o conteúdo principal

Consumo responsável é tendência para Dia do Consumidor: veja dicas do CEO da Food To Save

Startupi

Consumo responsável é tendência para Dia do Consumidor: veja dicas do CEO da Food To Save

A sustentabilidade se tornou um fator decisivo nas escolhas de consumo dos brasileiros, segundo a APAS (Associação Paulista de Supermercados). Nesse cenário, 95% dos consumidores priorizam empresas comprometidas com práticas sustentáveis e 88% adotam ativamente mais de cinco práticas sustentáveis no dia a dia. Para ajudar a população a adotar hábitos mais conscientes e sustentáveis, Lucas Infante, CEO e cofundador da Food To Save, o app que atua no combate ao desperdício de alimentos, compartilhou algumas tendências de consumo responsável que podem ser aplicadas no dia a dia.

“Temos até 2030 para implementar mudanças radicais nas emissões de gases de efeito estufa, limitando o aumento da temperatura global. De acordo com muitos especialistas, esse é o ponto de inflexão. Por isso, precisamos agir de forma coordenada e imediata para evitar danos irreversíveis, como eventos climáticos extremos, a elevação do nível do mar e a perda de biodiversidade. Infelizmente, os impactos já são visíveis. Não podemos normalizar as tragédias; é urgente adotar práticas mais sustentáveis agora”, destaca o executivo. 

Combater o desperdício de alimentos é essencial para consumo responsável

A ONU estima que 8% a 10% das emissões globais de gases de efeito estufa estão relacionadas ao desperdício de alimentos – o que equivale a mais de 3 bilhões de toneladas de gases como CO₂ e metano. Adotar práticas para evitar esse desperdício de comida é uma das formas mais eficazes de reduzir as emissões. A Food To Save é uma startup que usa a tecnologia e conecta consumidores a supermercados, padarias, hotéis e indústrias para salvar alimentos próximos do vencimento ou fora do padrão. As Sacolas Surpresa, que oferecem descontos de até 70%, são uma ótima maneira de contribuir para a redução do desperdício, conhecer novas marcas e economizar.

“No Brasil, temos uma cultura de desperdício. O país descarta cerca de 46 milhões de toneladas de alimentos por ano, equivalente à capacidade do estádio Maracanã, segundo o IBGE. Não podemos enfrentar a crise climática sem mudar nossa forma de consumir alimentos”, comenta o CEO da foodtech.

Mudança de hábitos no consumo de energia é regra

Dispositivos inteligentes, como termostatos e eletrodomésticos de baixo consumo, vem se tornando mais comuns, permitindo maior controle e eficiência no uso de energia. A adoção de veículos elétricos  e o gerenciamento inteligente de energia, como sistemas solares domésticos, também serão tendência 

“Embora o Brasil tenha uma matriz energética limpa, com 80% da eletricidade gerada a partir de fontes renováveis, a dependência das hidrelétricas ainda representa um risco durante períodos de seca, forçando o uso de termelétricas e afetando o consumidor. Com o aumento do consumo de energia e a falta de conscientização sobre a economia energética, precisamos avançar nas práticas de consumo consciente e nas políticas públicas para garantir um futuro mais sustentável”, afirma Infante.

Upcycling vai transformar economia circular

O upcycling é o processo de transformar materiais descartados em novos produtos com maior valor ou funcionalidade, sem a necessidade de processos industriais complexos. Ao contrário da reciclagem, que pode reduzir a qualidade do material, o upcycling visa aumentar seu valor e utilidade. Marcas de diversos setores, como a moda, já estão adotando essa prática, oferecendo aos consumidores produtos de qualidade a preços mais acessíveis.

“Muitas pessoas acreditam que pequenas ações não fazem diferença, mas se cada um de nós fizer sua parte todos os dias, o impacto será gigantesco. Temos muito para fazer, mas a hora de mudar é agora, e essas tendências estão aqui para ficar”, finaliza o CEO da Food To Save.


Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!

O post Consumo responsável é tendência para Dia do Consumidor: veja dicas do CEO da Food To Save aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Cecília Ferraz



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/consumo-responsavel-tendencia-dia-do-consumidor/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros

Startupi A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros *Por João Fraga Primeiro, precisamos esclarecer que o Drex não veio para substituir o Pix. Pelo contrário, o Drex é uma moeda digital que faz parte da família deste. Conforme a leitura dos marketeiros do Banco Central, o “x” sinaliza um futuro que está associado à tecnologia, cujo acrônimo significa Digital Real Eletronic X. Este não é um meio de pagamento. E, sim, uma plataforma por meio da qual se realizam operações em grande escala como a aquisição de automóveis e a compra e venda de imóveis.  Ele é o real em sua forma digitalizada. Por este meio, mantém-se toda a confiabilidade e estabilidade da moeda. Entretanto, nesta versão digital, não existe uma cédula impressa. Esta é a própria moeda disponível em uma plataforma eletrônica, que vai ser controlada pelo Banco Central. As informações referentes ao dinheiro não ficam em um único computador, mas em uma rede que disponibi...

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...