Pular para o conteúdo principal

Entropia da reputação e o erro que virou o novo normal nas startups

Startupi

Entropia da reputação e o erro que virou o novo normal nas startups

*Por Silas Colombo

Pense no nosso corpo. Se pararmos de nos cuidar, deixando de nos alimentar bem ou de nos exercitar, ele começa a enfraquecer e adoecer. Sem manutenção constante, a estrutura que nos mantém saudáveis se deteriora. Isso é entropia: a tendência natural de tudo ir do estado organizado para o desorganizado, a menos que haja um esforço contínuo para manter a ordem.

Agora, pense em uma empresa. Se os gestores não estiverem atentos e não derem direcionamentos estratégicos, os processos começam a se confundir. As pessoas perdem clareza sobre suas funções, projetos estagnam e, com o tempo, a empresa se torna ineficiente. Mas, quando há liderança ativa e uma rotina de organização e ajustes, a engrenagem corporativa continua girando e gerando resultados.

O mesmo acontece com a reputação de uma marca. Diferente do que muitos imaginam, reputação não é algo estático – ela precisa de manutenção constante. Pausas no investimento em relações públicas ou uma comunicação intermitente fazem com que a percepção construída se dissipe. No silêncio, a narrativa deixa de ser moldada pela empresa e passa a ser preenchida pelo mercado – e nem sempre da forma desejada.

Marcas que se comunicam apenas em momentos esporádicos correm o risco de se tornarem irrelevantes ou, pior, serem lembradas apenas quando algo dá errado. A reputação, assim como a saúde e a eficiência organizacional, precisa ser cultivada com consistência. Manter uma estratégia recorrente de comunicação e relacionamento com stakeholders é o que diferencia empresas que inspiram confiança daquelas que desaparecem no ruído do mercado.

Na contramão dessa entropia, empresas que colocam a gestão da reputação no centro da tomada de decisão e adotam uma estratégia de Reputation-Led Growth, transformam a inércia dos concorrentes em diferencial competitivo e vantagem financeira. Elas não apenas evitam a corrosão da marca, mas a fortalecem continuamente, criando um ativo intangível que impacta diretamente a percepção de valor, a atração de clientes e investidores e a sustentabilidade do negócio no longo prazo.

*Silas Colombo é CCO e fundador da MOTIM. Formado em Jornalismo e com MBA em Estratégias de Comunicação e Marketing pela Cornell University, foi responsável por desenvolver campanhas de comunicação para marcas como Itaú, Volkswagen e o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016.


Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!

O post Entropia da reputação e o erro que virou o novo normal nas startups aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Convidado Especial



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/entropia-da-reputacao-novo-normal-startups/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros

Startupi A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros *Por João Fraga Primeiro, precisamos esclarecer que o Drex não veio para substituir o Pix. Pelo contrário, o Drex é uma moeda digital que faz parte da família deste. Conforme a leitura dos marketeiros do Banco Central, o “x” sinaliza um futuro que está associado à tecnologia, cujo acrônimo significa Digital Real Eletronic X. Este não é um meio de pagamento. E, sim, uma plataforma por meio da qual se realizam operações em grande escala como a aquisição de automóveis e a compra e venda de imóveis.  Ele é o real em sua forma digitalizada. Por este meio, mantém-se toda a confiabilidade e estabilidade da moeda. Entretanto, nesta versão digital, não existe uma cédula impressa. Esta é a própria moeda disponível em uma plataforma eletrônica, que vai ser controlada pelo Banco Central. As informações referentes ao dinheiro não ficam em um único computador, mas em uma rede que disponibi...

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...