Pular para o conteúdo principal

Como aproveitar as redes sociais para impulsionar as vendas

Startupi

Como aproveitar as redes sociais para impulsionar as vendas

Planejar com estratégia é essencial para o sucesso no e-commerce, um setor cada vez mais competitivo, onde grandes players contam com verbas robustas para mídia paga, influenciadores e campanhas de alcance nacional. No entanto, as redes sociais vêm nivelando esse jogo ao oferecer uma vitrine acessível, dinâmica e com alto poder de engajamento para pequenas e médias empresas (PMEs) que sabem usar criatividade e inteligência a seu favor. 

Mais do que canais de divulgação, plataformas como Instagram, TikTok, Facebook e WhatsApp estão se consolidando como verdadeiros ecossistemas de negócios, com ferramentas que vão da geração de conteúdo até a conversão em vendas, aproximando consumidores e fortalecendo marcas. 

Por exemplo, o Instagram permite a utilização de stories, reels e a sacolinha de compras, facilitando a jornada do consumidor. O TikTok, com seu formato de vídeos curtos, oferece uma oportunidade única para conteúdos criativos e virais. O WhatsApp Business, por sua vez, tornou-se uma ferramenta eficaz de CRM e vendas diretas, permitindo um atendimento personalizado e ágil. 

Entre as tendências que têm ganhado espaço está o live commerce, na qual o empreendedor pode utilizar uma transmissão online na rede social para apresentar e vender produtos. 

Mas é preciso estar estruturado para operar as vendas em múltiplos canais e evitar problemas como de estoque. A plataforma de ecommerce Tray, por exemplo, oferece a funcionalidade de live shop para lojistas realizarem transmissões ao vivo para demonstrar produtos e interagir com os clientes em tempo real. Além disso, a plataforma facilita a integração com marketplaces e redes sociais, permitindo que os lojistas expandam sua presença digital de forma eficiente.  

Confira algumas estratégias para vender mais nas redes sociais 

Instagram:  a plataforma se destaca como uma das mais completas para exposição de produtos. Aposte em boas imagens e vídeos em conteúdos sobre os produtos para o Reels, feed e stories, além do Instagram Shopping, para estimular o interesse do consumidor em comprar. Na rede também é possível fazer transmissões ao vivo (live commerce) para venda dos produtos. 

WhatsApp Business: a plataforma é muito utilizada para o atendimento direto ao cliente, mas através dela também é possível vender. Configure um catálogo de produtos, use etiquetas para organizar os contatos, envie mensagens personalizadas e crie listas de transmissão por perfil de interesse.   

Facebook: continua relevante, especialmente para negócios locais e públicos de nicho. Mantenha fanpage ativa, use o gerenciador de anúncios, crie grupos de comunidades e aproveite o marketplace para anunciar e vender produtos.   

TikTok Shop: a funcionalidade de vendas online da rede social chegou ao Brasil em maio e permite a compra de produtos enquanto o usuário assiste a um vídeo.  Para utilizar o canal de venda, crie sua loja no TikTok Shop, aposte em vídeos nativos e criativos, utilize hashtags estratégicas, aproveite as trends com sons e tendências do momento. 

Live commerce: antes de realizar um live commerce para acelerar as vendas, se prepare: divulgue a live com antecedência. Durante o evento, mostre os produtos em uso, interaja com o público e ofereça descontos e benefícios exclusivos.  

Conforme as redes sociais se tornam ferramentas estratégicas para as PMEs no e-commerce é necessário criatividade e planejamento, pois já não basta apenas se destacar no feed. Além de vender, é fundamental que o empreendedor faça uma boa gestão para garantir estoque, lucro e atendimento de qualidade ao cliente para que o crescimento de vendas gere bons resultados e crescimento sustentável. 


Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!

O post Como aproveitar as redes sociais para impulsionar as vendas aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Vinicius Guimarães



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/como-aproveitar-redes-sociais-impulsionar-vendas/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros

Startupi A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros *Por João Fraga Primeiro, precisamos esclarecer que o Drex não veio para substituir o Pix. Pelo contrário, o Drex é uma moeda digital que faz parte da família deste. Conforme a leitura dos marketeiros do Banco Central, o “x” sinaliza um futuro que está associado à tecnologia, cujo acrônimo significa Digital Real Eletronic X. Este não é um meio de pagamento. E, sim, uma plataforma por meio da qual se realizam operações em grande escala como a aquisição de automóveis e a compra e venda de imóveis.  Ele é o real em sua forma digitalizada. Por este meio, mantém-se toda a confiabilidade e estabilidade da moeda. Entretanto, nesta versão digital, não existe uma cédula impressa. Esta é a própria moeda disponível em uma plataforma eletrônica, que vai ser controlada pelo Banco Central. As informações referentes ao dinheiro não ficam em um único computador, mas em uma rede que disponibi...

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...