Pular para o conteúdo principal

Como aproveitar as redes sociais para impulsionar as vendas

Startupi

Como aproveitar as redes sociais para impulsionar as vendas

Planejar com estratégia é essencial para o sucesso no e-commerce, um setor cada vez mais competitivo, onde grandes players contam com verbas robustas para mídia paga, influenciadores e campanhas de alcance nacional. No entanto, as redes sociais vêm nivelando esse jogo ao oferecer uma vitrine acessível, dinâmica e com alto poder de engajamento para pequenas e médias empresas (PMEs) que sabem usar criatividade e inteligência a seu favor. 

Mais do que canais de divulgação, plataformas como Instagram, TikTok, Facebook e WhatsApp estão se consolidando como verdadeiros ecossistemas de negócios, com ferramentas que vão da geração de conteúdo até a conversão em vendas, aproximando consumidores e fortalecendo marcas. 

Por exemplo, o Instagram permite a utilização de stories, reels e a sacolinha de compras, facilitando a jornada do consumidor. O TikTok, com seu formato de vídeos curtos, oferece uma oportunidade única para conteúdos criativos e virais. O WhatsApp Business, por sua vez, tornou-se uma ferramenta eficaz de CRM e vendas diretas, permitindo um atendimento personalizado e ágil. 

Entre as tendências que têm ganhado espaço está o live commerce, na qual o empreendedor pode utilizar uma transmissão online na rede social para apresentar e vender produtos. 

Mas é preciso estar estruturado para operar as vendas em múltiplos canais e evitar problemas como de estoque. A plataforma de ecommerce Tray, por exemplo, oferece a funcionalidade de live shop para lojistas realizarem transmissões ao vivo para demonstrar produtos e interagir com os clientes em tempo real. Além disso, a plataforma facilita a integração com marketplaces e redes sociais, permitindo que os lojistas expandam sua presença digital de forma eficiente.  

Confira algumas estratégias para vender mais nas redes sociais 

Instagram:  a plataforma se destaca como uma das mais completas para exposição de produtos. Aposte em boas imagens e vídeos em conteúdos sobre os produtos para o Reels, feed e stories, além do Instagram Shopping, para estimular o interesse do consumidor em comprar. Na rede também é possível fazer transmissões ao vivo (live commerce) para venda dos produtos. 

WhatsApp Business: a plataforma é muito utilizada para o atendimento direto ao cliente, mas através dela também é possível vender. Configure um catálogo de produtos, use etiquetas para organizar os contatos, envie mensagens personalizadas e crie listas de transmissão por perfil de interesse.   

Facebook: continua relevante, especialmente para negócios locais e públicos de nicho. Mantenha fanpage ativa, use o gerenciador de anúncios, crie grupos de comunidades e aproveite o marketplace para anunciar e vender produtos.   

TikTok Shop: a funcionalidade de vendas online da rede social chegou ao Brasil em maio e permite a compra de produtos enquanto o usuário assiste a um vídeo.  Para utilizar o canal de venda, crie sua loja no TikTok Shop, aposte em vídeos nativos e criativos, utilize hashtags estratégicas, aproveite as trends com sons e tendências do momento. 

Live commerce: antes de realizar um live commerce para acelerar as vendas, se prepare: divulgue a live com antecedência. Durante o evento, mostre os produtos em uso, interaja com o público e ofereça descontos e benefícios exclusivos.  

Conforme as redes sociais se tornam ferramentas estratégicas para as PMEs no e-commerce é necessário criatividade e planejamento, pois já não basta apenas se destacar no feed. Além de vender, é fundamental que o empreendedor faça uma boa gestão para garantir estoque, lucro e atendimento de qualidade ao cliente para que o crescimento de vendas gere bons resultados e crescimento sustentável. 


Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!

O post Como aproveitar as redes sociais para impulsionar as vendas aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Vinicius Guimarães



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/como-aproveitar-redes-sociais-impulsionar-vendas/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...

AutoAgroMachines aporta R$ 8 milhões para desenvolver máquina de reflorestamento  

Startupi AutoAgroMachines aporta R$ 8 milhões para desenvolver máquina de reflorestamento   A AutoAgroMachines , uma startup brasileira especializada em máquinas autônomas e inteligentes para o agronegócio, recebeu um aporte de R$ 8 milhões para desenvolver a Forest.Bot Reforma, uma máquina híbrida com inteligência artificial. Este aparelho foi projetado para operar em terrenos de reflorestamento e reforma considerados desafiadores. O investimento veio do Programa Prioritário Indústria 4.0 e Modernização Industrial (PPI4.0), promovido pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), que apoia empresas de tecnologia na região.  Os recursos para o desenvolvimento do protótipo da Forest.Bot `Reforma´ foram obtidos por meio de diferentes parceiros, como o Centro Internacional de Tecnologia de Software (CTIS), o Instituto CTS, que se dedica a soluções inovadoras em Indústria 4.0 e automação, e a Venture Hub, uma aceleradora de startups....