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Cinco ações essenciais para vender mais no Dia dos Pais e manter o fôlego do e-commerce até o Natal

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Cinco ações essenciais para vender mais no Dia dos Pais e manter o fôlego do e-commerce até o Natal

Datas comemorativas como o Dia dos Pais, que neste ano será celebrado em 11 de agosto, são mais do que marcos afetivos, representam oportunidades comerciais importantes para o varejo digital. Além de impulsionar as vendas no curto prazo, elas funcionam como um ponto de partida para a temporada mais estratégica do e-commerce: o segundo semestre, que inclui Black Friday, Natal e Ano Novo.

O varejo, no entanto, é um setor competitivo e desafiador, por sentir diretamente as oscilações do cenário econômico. No caso do e-commerce, porém, ainda há muito espaço para crescer, no ano passado o setor movimentou R$ 205 bilhões e neste ano a Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (ABComm) projeta um faturamento de R$ 235 bilhões para o setor. Vale ressaltar que em penetração de mercado, o Brasil ainda engatinha no setor, atrás de países como EUA e China, onde o e-commerce tem uma participação maior no varejo.

Sendo assim, é preciso preparar uma boa campanha para atrair os consumidores em datas comemorativas, se atentando a estratégia, planejamento, estrutura, antecipação e ferramentas que o ajudem a tomar as decisões certas para aproveitar o calendário propício às boas vendas.

A seguir, trago cinco funcionalidades bastante acessíveis em plataformas de e-commerce, que podem fazer diferença real no desempenho de quem quer vender mais, com mais estratégia e menos improviso.

1. Banners temáticos: simples, mas funcionam

Pode parecer básico, mas é aquele básico que funciona. Os banners sazonais seguem sendo um recurso eficaz para sinalizar ao consumidor que há uma campanha no ar. A lógica é simples: o cliente que entra na loja precisa entender, em poucos segundos, que ali há uma oferta especial ou um presente ideal para a ocasião.

Ferramentas como a Tray permitem configurar banners tanto para desktop quanto mobile, com chamadas diretas como “Compre agora” ou “O presente do seu pai está aqui”. O lojista ainda pode agendar a exibição para datas específicas, evitando retrabalho manual e mantendo a loja alinhada ao calendário promocional.

2. Kits de produtos: mais praticidade, maior ticket

Nem todo consumidor sabe o que comprar, especialmente quando se trata de presentear. Os kits de produtos entram como solução prática, tanto para facilitar a escolha quanto para elevar o valor médio da compra.

Para o Dia dos Pais, vale investir em kits de ferramentas, de acessórios eletrônicos com carregador, cabos usb, etc; ou ainda combinação de presentes diversos como camisetas, vinhos, perfumes, cervejas premium ou artesanais, entre outros.

Seja uma combinação pré-montada ou personalizável, essa estratégia ajuda a valorizar o portfólio e a trabalhar margens de forma mais eficiente. É um recurso simples de ativar em plataformas de e-commerce e que costuma ter boa resposta em datas como o Dia dos Pais.

3. Automação de e-mails: recupere oportunidades perdidas

Campanhas sazonais têm vida curta e, por isso, automatizar os contatos com clientes que demonstraram interesse, mas não concluíram a compra, é crucial. Isso vale para carrinhos abandonados, visitantes que navegaram por categorias específicas ou quem já comprou em datas similares no passado.

A automação permite criar fluxos de comunicação personalizados com cupons, lembretes ou mensagens de urgência, aumentando as chances de conversão sem exigir ações manuais. É uma tática de impacto direto no ROI.

4. Frete promocional com inteligência de margem

Pesquisas como a CX Trends 2025, da Octadesk, mostram que o frete é um dos principais fatores decisórios de compra do cliente, tanto pelo valor quanto pela rapidez da entrega.

Nesses períodos, funciona apostar na oferta de frete grátis para determinada categoria de produtos ou a partir de um determinado valor. No entanto, há um desafio: como oferecer esse benefício sem ter prejuízos?

É preciso usar essa oferta estrategicamente e tê-las bem calculadas para não comprometer as margens. Em vez de liberar frete grátis para todos os pedidos, o lojista pode configurar regras por região, ticket mínimo ou categorias específicas, algo viável nas principais plataformas do mercado.

5. Marketplaces, TikTok Shop e Instagram Shopping

Com cada vez mais consumidores descobrindo produtos por meio de vídeos curtos ou postagens nas redes sociais, a presença em canais como TikTok e Instagram deixou de ser opcional. Além disso, marketplaces seguem relevantes para a descoberta e comparação de preços.

Ao integrar a loja a esses ambientes, seja via TikTok Shop, Instagram Shopping ou marketplaces tradicionais, o lojista facilita o processo de compra, reduz a fricção e aumenta a exposição dos produtos. Plataformas que oferecem essa conexão de forma nativa ainda tornam a gestão mais fluida, com sincronização de estoque, preço e promoções.

Tecnologia como aliada da estratégia para o Dia dos Pais

Vender mais em datas comemorativas não depende apenas de desconto e urgência. Depende de estrutura, previsibilidade e uso inteligente da tecnologia. E se o Dia dos Pais representa a largada para o segundo semestre, agora é o momento ideal para revisar processos, investir em funcionalidades úteis e estruturar campanhas mais eficientes.

Ter acesso às ferramentas certas e saber usá-las ajuda o empreendedor a sair do modo reativo e atuar de forma mais estratégica, com foco em resultado e não apenas em volume. Afinal, em datas comemorativas, o consumidor está mais suscetível a comprar e, por isso, sua loja precisa estar pronta para vender.


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O post Cinco ações essenciais para vender mais no Dia dos Pais e manter o fôlego do e-commerce até o Natal aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Vinicius Guimarães



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