Pular para o conteúdo principal

Planejamento financeiro para PMEs: a estrada para o crescimento sustentável

Startupi

Planejamento financeiro para PMEs: a estrada para o crescimento sustentável

Não é a falta de vendas, nem a ausência de uma boa ideia, que define se uma pequena e média empresa (PMEs) vai crescer com saúde ou ficar pelo caminho. Na maioria dos casos, o que separa um negócio sólido daquele que vive no vermelho é o planejamento financeiro ou a falta dele.

Empreender no Brasil envolve muitos desafios e, entre eles, estruturar uma dinâmica de gestão financeira é um dos mais negligenciados. Não por acaso, estudos do Sebrae mostram que 38% das micro e pequenas empresas brasileiras encerram suas atividades antes de completar cinco anos, sendo a má gestão um dos principais motivos para esse encerramento precoce.

Por aqui, um levantamento interno que fizemos com o Bling, ERP voltado a PMEs, com base na comparação entre sua base ativa de CNPJs e dados da Receita Federal desde 2020, apontou que as empresas que utilizam um sistema de gestão integrado têm uma taxa de sobrevivência 10 pontos percentuais maior do que a média: 83,4% seguem ativas após cinco anos, contra 74% no mercado geral.

Embora os dados refletem uma amostra específica, eles sinalizam que o uso consistente de ferramentas de gestão pode estar associado a uma jornada mais estável. Sabemos que para quem está à frente de uma pequena empresa, manter o equilíbrio exige muito mais do que vender bem. É preciso acompanhar entradas e saídas com atenção, prever oscilações de fluxo de caixa e tomar decisões com base em dados reais, não em intuição. O erro está em não fazer esse controle ou fazê-lo de forma ineficiente. Esse desafio aumenta na medida que a empresa se expõe a múltiplos canais de venda, com diferenças que impactam consideravelmente a margem sobre as vendas e o fluxo de caixa no dia a dia.

Para manter a saúde financeira do negócio, o empreendedor deve adotar uma rotina de controle estruturado, o que não é necessariamente complexo. Começando pela adoção de processos básicos de registro de entrada de mercadorias e serviços em uma ferramenta de contas a pagar. A partir disso, a vinculação das vendas com as respectivas condições de pagamento permite que o fluxo de caixa seja gerenciado de forma eficaz, auxiliando por exemplo na tomada de decisão para negociar com fornecedores ou para modificar de forma mais efetiva as condições comerciais em cada canal. A manutenção dessa dinâmica possibilitará consistência nas informações, o que é combustível para todo negócio crescer com consistência.

ERPs e a automação dos processos financeiros

Pela plataforma é possível automatizar boa parte da gestão financeira da empresa, reduzindo erros manuais, economizando tempo e permitindo ao empreendedor focar mais na estratégia para fazer seu negócio crescer com equilíbrio.

Ao longo dos últimos anos, as plataformas de ERP têm reunido soluções para permitir ao empreendedor gerir de forma ainda mais simples a saúde financeira do seu negócio.

A título de exemplo, plataformas como o Bling vêm incorporando funcionalidades a partir de uma conta digital pessoa jurídica embarcada no ERP, como conciliadores bancários automáticos, que eliminam o uso de planilhas paralelas, e integração com sistemas de pagamento, facilitando a emissão de boletos e links de cobrança com Pix ou cartão, tudo registrado de forma automatizada no sistema.

Além desse apoio no operacional das atividades de tesouraria, é cada vez mais comum o acesso a opções de crédito e antecipação de recebíveis, com análises simplificadas e liberação diretamente na conta digital do empreendedor. Isso oferece uma alternativa prática em momentos de aperto no fluxo de caixa ou diante de oportunidades de investimento pontual.

É evidente que o sucesso de um negócio não depende exclusivamente da capacidade de gestão financeira. Porém, a sugestão é clara: priorize mais cedo do que tarde uma cultura e processos consistentes de gestão financeira. Os benefícios de longo prazo são muito maiores que as dificuldades de implementação de curto prazo.


Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!

O post Planejamento financeiro para PMEs: a estrada para o crescimento sustentável aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Marcelo Navarini



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/planejamento-financeiro-pmes-crescimento/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros

Startupi A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros *Por João Fraga Primeiro, precisamos esclarecer que o Drex não veio para substituir o Pix. Pelo contrário, o Drex é uma moeda digital que faz parte da família deste. Conforme a leitura dos marketeiros do Banco Central, o “x” sinaliza um futuro que está associado à tecnologia, cujo acrônimo significa Digital Real Eletronic X. Este não é um meio de pagamento. E, sim, uma plataforma por meio da qual se realizam operações em grande escala como a aquisição de automóveis e a compra e venda de imóveis.  Ele é o real em sua forma digitalizada. Por este meio, mantém-se toda a confiabilidade e estabilidade da moeda. Entretanto, nesta versão digital, não existe uma cédula impressa. Esta é a própria moeda disponível em uma plataforma eletrônica, que vai ser controlada pelo Banco Central. As informações referentes ao dinheiro não ficam em um único computador, mas em uma rede que disponibi...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...