Pular para o conteúdo principal

MIT Technology Review Brasil anuncia as 20 empresas mais inovadoras do país em 2025

Startupi

MIT Technology Review Brasil anuncia as 20 empresas mais inovadoras do país em 2025

A MIT Technology Review Brasil divulgou nesta segunda-feira (29), durante o EmTech 2025, a lista das 20 empresas que receberam a chancela Innovative Workplaces 2025. O levantamento chega à sua quarta edição e reúne organizações que, segundo a pesquisa conduzida pela publicação, incorporaram a inovação como parte de sua cultura, processos e resultados.

As empresas selecionadas este ano, em ordem alfabética, são: Ambev, Ancar Ivanhoe, Bradesco Seguros, Brasilseg, Claro, Generali, Grupo Boticário, Hospital Moinhos de Vento, iFood, Johnson & Johnson, Leroy Merlin, Lojas Renner S.A, Minerva Foods, NTT Data, Petrobras, Positivo S+, Repsol Sinopec Brasil, TIM, Vivo e WEG.

De acordo com a MIT Technology Review Brasil, quatro empresas aparecem desde a estreia do estudo em 2022: iFood, Generali, Petrobras e Vivo/Telefônica. Outras três foram reconhecidas em três edições: Ambev, Bradesco Seguros e Grupo Boticário. Renner S.A e Claro figuraram em duas listas, enquanto nove empresas aparecem pela primeira vez em 2025, entre elas Ancar Ivanhoe, Hospital Moinhos de Vento, Brasilseg, Johnson & Johnson, Leroy Merlin, Minerva Foods, Positivo S+, Repsol Sinopec Brasil e WEG.

Segundo os organizadores, os principais setores representados na edição de 2025 foram Tecnologia e Telecom, Serviços, Finanças & Seguros e Varejo & Consumo.

MIT Technology Review e panorama de evolução

O estudo aponta que houve crescimento em diferentes dimensões avaliadas. Entre 2024 e 2025, a média de exploração subiu de 4,40 para 4,44 e a de experimentação de 4,55 para 4,62. Processos internos tiveram avanço mais expressivo, de 3,99 para 4,42, e produtos evoluíram de 4,18 para 4,26. Já em ESG, houve uma leve queda, de 4,30 para 4,22, enquanto a inteligência artificial passou de 4,20 para 4,25.

Nos resultados de impacto, os financeiros cresceram de 3,60 para 3,69, e os não financeiros, relacionados a reputação e percepção de mercado, de 4,10 para 4,15.

“O que observamos em quatro anos de Innovative Workplaces é uma mudança de paradigma. A inovação deixou de ser tratada como diferencial competitivo e passou a ser pilar estratégico das organizações brasileiras. Se nas primeiras edições destacávamos esforços pontuais em produtos ou serviços, hoje vemos empresas que institucionalizaram a inovação como parte de sua cultura, em áreas que vão de processos internos à inteligência artificial e ESG”, afirma André Miceli, CEO da MIT Technology Review Brasil e coordenador da pesquisa.

Metodologia

O levantamento considerou fatores quantitativos e qualitativos, entrevistas com executivos e análise de dimensões como gestão, marketing, processos e produtos. A edição de 2025 incluiu novas variáveis: exploração, experimentação, práticas de ESG e maturidade em inteligência artificial.

“Nos últimos anos, observamos o amadurecimento do mercado. Houve crescimento no número de inscritos até 2024, seguido de estabilização em 2025. Esse processo trouxe maior diversidade setorial e inclusão de novos indicadores, como inovação aberta, uso de dados e diversidade. A partir desta edição, dimensões como exploração e experimentação também se tornaram decisivas para reputação e impacto não financeiro”, explica Miceli.

Desde 2022, o número de companhias participantes cresceu de pouco mais de mil para mais de duas mil em 2024, até atingir a marca de 1.500 inscrições neste ano. O estudo aponta que a inovação em processos internos segue sendo o principal vetor de resultados financeiros entre as empresas avaliadas.


Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!

O post MIT Technology Review Brasil anuncia as 20 empresas mais inovadoras do país em 2025 aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Marystela Barbosa



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/mit-technology-review-brasil-mais-inovadoras/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros

Startupi A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros *Por João Fraga Primeiro, precisamos esclarecer que o Drex não veio para substituir o Pix. Pelo contrário, o Drex é uma moeda digital que faz parte da família deste. Conforme a leitura dos marketeiros do Banco Central, o “x” sinaliza um futuro que está associado à tecnologia, cujo acrônimo significa Digital Real Eletronic X. Este não é um meio de pagamento. E, sim, uma plataforma por meio da qual se realizam operações em grande escala como a aquisição de automóveis e a compra e venda de imóveis.  Ele é o real em sua forma digitalizada. Por este meio, mantém-se toda a confiabilidade e estabilidade da moeda. Entretanto, nesta versão digital, não existe uma cédula impressa. Esta é a própria moeda disponível em uma plataforma eletrônica, que vai ser controlada pelo Banco Central. As informações referentes ao dinheiro não ficam em um único computador, mas em uma rede que disponibi...

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...