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Provador virtual cresce mais de 40% na Europa com tecnologia made in Brazil

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Provador virtual cresce mais de 40% na Europa com tecnologia made in Brazil

A Sizebay, a maior plataforma de provadores virtuais do mundo, registrou crescimento de 41% no faturamento recorrente mensal (MRR) na Europa no último ano. No Brasil, o avanço foi de 35%. Os resultados refletem a consolidação da empresa após sua aquisição pela Audaces, multinacional ítalo-brasileira referência em tecnologia para o setor têxtil, e o fortalecimento de uma estratégia global centrada na transformação digital do e-commerce de moda.

Para Marcelo Bastos, sócio-fundador e co-CEO da Sizebay, a aquisição teve impacto direto no desempenho da marca. “Reforçou nosso posicionamento mercadológico em diferentes aspectos. Ao mesmo tempo que proporcionou uma dimensão muito maior de oferta e presença de mercado, contribuiu para a criação de cross-sell entre as empresas”, avalia.

O avanço da Sizebay na Europa se apoia, também, na presença consolidada da Audaces no continente, especialmente com sua operação na Itália. “Ter uma estrutura local na Europa permite um nível mais profundo de integração com o cliente e maior agilidade na adaptação de soluções”, destaca Magner Steffens, CEO da Audaces para os mercados da Europa, Ásia e África. “A Sizebay é hoje membro estratégico do nosso portfólio digital e tem desempenhado papel fundamental na evolução do varejo de moda, com soluções que combinam dados, inteligência e experiência de compra.”

Com foco em países como Itália, Espanha, Reino Unido e Países Baixos, além dos Estados Unidos e Canadá, a Sizebay também está finalizando a homologação de parceiros locais na Grécia e Turquia. O objetivo para 2026 é tornar-se líder em pelo menos dez mercados internacionais, além do Brasil. “Trata-se de uma meta ousada, que certamente será desafiadora, mas que será a melhor forma de ampliar nossa presença internacional de forma sólida e estruturada”, destaca Pedro Sanches, diretor de Operações da marca.

Desenvolvimento integrado

A integração com a Audaces marcou o início de uma nova fase para a Sizebay, avalia Janderson Araujo, sócio-fundador da marca, que começou com a integração entre as equipes, unindo a expertise em e-commerce de moda com o know-how técnico e industrial de uma empresa que está há mais de 30 anos no mercado. “Isso nos deu musculatura técnica, visão sistêmica de todo o processo, muito antes do produto chegar à prateleira, e uma base sólida para acelerar projetos que já estavam no nosso horizonte, especialmente os ligados à inteligência artificial, visual search e personalização”, afirma Araujo.

Agora, as duas empresas caminham para um novo patamar de colaboração, com compartilhamento de dados, tecnologias e aprendizados que estão redesenhando o conjunto de soluções oferecidas ao mercado. O objetivo é que a convergência entre Sizebay e Audaces dê origem a um ecossistema de inovação cada vez mais completo e conectado, que ultrapasse qualquer roadmap tradicional de produto.

Nova geração do e-commerce de moda

A fusão das duas empresas impulsionou, ainda, o desenvolvimento de uma nova geração de produtos, como a plataforma de recomendação e personalização com IA generativa, que já começou a ser adotada por clientes do Brasil e da Europa. A expectativa é de que a ferramenta represente cerca de 20% do novo MRR trimestral da Sizebay.

Entre os destaques do portfólio também estão o Fashion Hint, software que faz recomendações por similaridade; o Fashion Image Search, que busca por imagem com reconhecimento visual avançado; e o Fashion Looks, que entrega sugestões completas de looks personalizados com base em estilo, medidas e preferências do consumidor.

Além disso, a empresa prepara o lançamento da plataforma Fashion Intelligence, voltada à coleta e estruturação de dados em tempo real para personalização contínua das jornadas de compra. “Os dados coletados potencializarão agentes de IA, permitindo experiências cada vez mais inteligentes, contextuais e sem fricção, reduzindo a necessidade de interações manuais ou invasivas”, explica Araujo.

Era do Model Context Protocol

O setor tem vivido o início de uma nova revolução tecnológica global, impulsionada não só pela IA generativa como pela aceleração do uso de modelos avançados em praticamente todas as indústrias. O que começou com assistentes de texto e geração de imagens está rapidamente evoluindo para sistemas capazes de compreender contexto, tomar decisões autônomas e colaborar entre si.

Para os especialistas, o próximo grande passo será o conceito do MCP ( Model Context Protocol), uma arquitetura que permite a orquestração de múltiplos agentes de IA especializados, capazes de trabalhar de forma coordenada em tempo real. Este cenário já vem acontecendo dentro da Sizebay com o Fashion Looks, citado anteriormente, que integra o agente de recomendação de tamanho, o agente de recomendação visual de produtos e os módulos de geração visual e avatarização personalizada, permitindo criar looks completos com base no perfil do usuário.

A atuação destas diferentes ferramentas, em conjunto, desenham um futuro guiado pela hiper personalização da experiência de compra, que levarão ao aumento na conversão de vendas e da satisfação do consumidor. “A proposta é que os sistemas aprendam continuamente com o estilo, as preferências e o momento de compra de cada pessoa, possibilitando experiências hiper personalizadas sem depender de perguntas diretas ao usuário”, destaca o responsável pela frente de novos produtos da marca. “Este é apenas o início de uma nova fase para o e-commerce de moda”, conclui Araujo.


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