Pular para o conteúdo principal

Os 10 Melhores Cursos de Odontologia do Brasil de acordo o MEC

Conheça os melhores cursos de Odontologia do Brasil, ou seja, as graduações que receberam as altas mais altas na última avaliação do MEC. Com essas informações, você poderá escolher com mais segurança a faculdade onde deseja estudar.

O curso de odontologia é um dos mais disputados nas universidades do país, principalmente , pela multiciplidade das áreas de atuação que um dentista pode ter. Durante a graduação, que tem a duração média de cinco anos, o estudante tem uma formação em ciências biológicas e da saúde, com aulas sobre os mais diversos assuntos. Isso inclui anatomia, patologia, fisiologia e bioquímica. As matérias técnicas, ligadas as áreas de odontologia, incluem disciplinas de radiologia, endodontia, materiais odontológicos, cirurgia, traumatologia, próteses, entre outras.

Consulte o ranking com melhores cursos de Odontologia do Brasil.

MEC divulgou as notas dos cursos de Odontologia. (Foto: Divulgação)

Ranking com os 10 melhores cursos de Odontologia do Brasil

O Ministério da Educação avaliou 2.109 instituições de ensino superior para chegar aos 10 melhores cursos de Odontologia do Brasil. O índice oficial de qualidade vai de 1 a 5. Ele determina a nota de cada graduação com base no desempenho no Enade, infraestrutura, corpo docente, recursos didáticos, entre outros fatores.

Para você decidir qual a melhor instituição, o Via Carreira separou dos dez melhores cursos de odontologia de acordo com os dados do Ministério da Educação. Confira:

10º Lugar: Universidade Estadual Paulista – Araçatuba (SP)

O curso da Unesp, localizado na cidade de Araçatuba, no interior de São Paulo, possui uma boa estrutura . Para entrar na instituição é preciso ser aprovado no vestibular clássico. A nota do Enem é usada apenas para dar uma ajuda na nota final. O MEC avaliou esse curso com nota 3,77.

9º Lugar: Universidade  Paulista – Goiânia (GO)

Em nono lugar ficou o curso da UNIP, localizado na capital do estado de Goiás. A faculdade oferece boas instalações e conta com professores renomados. Na avaliação do MEC, a graduação ficou com nota 3,785.

8º Lugar: Universidade  Federal do Rio Grande do Sul – Porto Alegre (RS)

Atenção gaúchos: a Universidade  Federal do Rio Grande do Sul tem o oitavo melhor curso de odontologia do país. Uma das formas de ingresso é o uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), através do Sistema de Seleção Unificada. A avaliação do MEC garantiu nota 3,795.

7º Lugar: Universidade Federal do Ceará – Sobral (CE)

A UFC ocupa a sétima posição entre as melhores faculdades de odontologia. O curso tem  uma ótima estrutura, com o corpo docente formado por mestres e doutores. A nota no MEC é 3,845.

6º Lugar: Faculdades de Ciências Sociais e Aplicadas – Tangara da Serra (MT)

Tem curso bom de odontologia para o pessoal do Mato Grosso. Ele fica na Faculdades de Ciências Sociais e Aplicadas, oferecendo aos seus alunos uma ótima estrutura. A avaliação do MEC deu nota 3,917.

5º Lugar: Universidade de Brasília – Brasília (DF)

A Universidade de Brasília é a quinta colocada na lista das melhores  instituições que oferecem o curso de odontologia. A UnB oferece uma excelente  estrutura, um corpo decente formado por mestres e doutores e incentivo à pesquisa com iniciações científica e grupo de estudos. A nota do MEC é 3,984.

4º Lugar: Universidade Paulista – São Paulo (SP)

Olha ela aí de novo. A Unip tem outro ótimo curso de odontologia em São Paulo também.  Um curso renomado com ótimos laboratórios e professores. A nota na avaliação do MEC foi 4,043.

3º Lugar: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Jequie (BA)

E tem opção de instituição para os baianos também. O modo de ingresso é pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O curso de odontologia da UESB obteve nota 4,174.

Instituições públicas e privadas aparecem no ranking. (Foto: Divulgação)

2º Lugar: Universidade do Oeste Paulista – Presidente Prudente (SP)

No interior de São Paulo, a Universidade do Oeste Paulista se empenha na formação de profissionais para cuidar da saúde bucal. A graduação foi avaliada com nota 4,178 pelo MEC.

1º Lugar: Faculdades de Odontologia de São Leopoldo – Campinas (SP)

A Faculdades de Odontologia de São Leopoldo, em Campinas, é referência na formação de dentistas. O conceito preliminar  do curso (CPC) é de 4,684.

E aí? Ficou surpreso com o ranking? Comente.

The post Os 10 Melhores Cursos de Odontologia do Brasil de acordo o MEC appeared first on ViaCarreira.



Fonte: Via Carreira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 dicas para startups que desejam captar o primeiro investimento

Startupi 4 dicas para startups que desejam captar o primeiro investimento Nos últimos anos, o Brasil vem apresentando um grande potencial para startups que desejam captar o primeiro investimento para expandir seus negócios. Para ilustrar, em 2023, segundo dados do Distrito, no Brasil, o setor angariou US$1,9 bilhão, já na América Latina os valores chegaram a US$3 bilhões – captações mais baixas do que anos anteriores, mas que representaram grandes montantes. Agora, com uma expectativa favorável de mercado, as previsões são de aumento cauteloso dos investimentos. Porém, com as novas oportunidades, também é importante que os fundadores apresentem projetos assertivos e com bom um modelo de negócio. Para Erica Fridman, investidora e cofundadora da Sororitê, maior rede de investidoras-anjo do Brasil, “para empresas early-stage em busca de capital, a capacidade dos fundadores de explicar o negócio de maneira clara e demonstrar seu potencial de escalabilidade é fundamental para garantir

É hora das startups se prepararem para receber investimentos!

Startupi É hora das startups se prepararem para receber investimentos! * Por Jéssica Lima Os especialistas são unânimes: temos indícios de que 2024 será um ano melhor para as startups se comparado aos anteriores. O ano de 2022 nos surpreendeu com a crescente onda de layoffs e uma queda considerável no número de startups chegando ao status de unicórnios. Isso porque, enquanto os anos anteriores haviam trazido uma abundância de investimentos para startups, o momento já não era tão positivo e os investidores começaram a ser mais cautelosos na avaliação dos investimentos.  O cenário se manteve durante 2023, mas agora já é possível ver sinais de melhoras. As perspectivas são positivas, mas isso não significa que os investidores estarão dispostos a apostar suas carteiras. As startups precisam estar preparadas e atentas se pretendem buscar um incentivo financeiro em 2024. O primeiro ponto que vale para startups em qualquer fase de desenvolvimento é ter um pitch bem estruturado. É hora d

Estratégias e técnicas de captação para times fundadores de startups

Startupi Estratégias e técnicas de captação para times fundadores de startups A jornada de construir e escalar uma startup é uma verdadeira montanha-russa de emoções, conquistas, e muitos desafios fazem parte dessa jornada. Um dos maiores obstáculos é ter capital para financiar o crescimento do seu negócio. Segundo dados da CB Insights, 29% das startups fecham por falta de recursos financeiros. Existem diferentes maneiras para o time fundador financiar a sua startup. Enquanto alguns utilizam recursos próprios, o chamado bootstrapping, outros recorrem para investidores externos, como, por exemplo, família, amigos, investidores-anjo, fundos de venture capital,fundos de private equity, prêmios eaté o governo. Independentemente do caminho escolhido, é fundamental entender não apenas  estratégias e técnicas de negociação, como também qual o racional que baseia as decisões dos investidores. Isso se torna ainda mais importante quando você está no início da sua jornada de captação, pois a