Pular para o conteúdo principal

Vestibulares 2019: USP, Unicamp, Unesp e ITA divulgam datas

Milhares de brasileiros já estão se preparando para a maratona de vestibulares 2019 no estado de São Paulo. Essas provas serão responsáveis por selecionar os novos alunos de grandes instituições de ensino, ou seja, USP, Unicamp, Unesp e ITA. Se você é um vestibulando, confira os calendários divulgados pelas universidades paulistas.

Prepare-se para os principais vestibulares 2019 de São Paulo.

Anote na agenda as datas dos vestibulares para não esquecer. (Foto: iStock)

Na última sexta-feira (27), as principais instituições de ensino do estado de São Paulo divulgaram um cronograma unificado. Dessa forma, os estudantes podem participar de todas as provas e contam com mais chances de ingressar no ensino superior.

Datas dos principais vestibulares 2019

Se você pretende participar dos principais vestibulares 2019 do país, então precisa conhecer as datas e se programar. Confira os calendários dos processos seletivos:

1 – USP

A Universidade de São Paulo (USP) divulgou as principais datas do seu processo seletivo. De acordo com o calendário, a Fuvest realizará a sua primeira fase no dia 25 de novembro de 2018 e a segunda a partir do dia 6 de janeiro de 2019. Já o período de inscrição está previsto para agosto.

Na 1ª fase da prova, os participantes precisam responder 90 questões objetivas sobre Língua Portuguesa, Matemática, Química, Física, Biologia, Geografia e História. Na 2ª fase, que costuma ser dividida em três dias, os candidatos terão que resolver questões discursivas e produzir uma redação de acordo com o tema proposto.

A Fuvest se destaca como um dos vestibulares mais concorridos do Brasil. Na última edição, a USP registrou 137.581 candidatos inscritos para 8.402 vagas em 182 cursos de graduação.

  • Inscrições: agosto de 2018
  • 1ª fase da prova: 25/11/2018
  • 2ª fase da prova: a partir de 6/01/2019

2 – Unicamp

A Unicamp também definiu as datas das provas para o vestibular 2019. De acordo com a comissão responsável pela organização do exame (Comvest), o formato adotado nas edições anteriores será mantido. Para o próximo ano, universidade espera preencher 3,3 mil vagas em 70 cursos. Essas oportunidades, por sua vez, estão distribuídas nos campi de Campinas (SP), Piracicaba (SP) e Limeira (SP).

A prova de 1ª fase acontecerá no dia 18 de novembro de 2018. Os candidatos terão que responder 90 questões múltipla escolha sobre todas as disciplinas do ensino médio. Já a 2ª fase será dividida em três dias, com redação e língua portuguesa em 13 de janeiro; matemática, geografia e história em 14 de janeiro; e, por fim, física, ciências biológicas e química em 15 de janeiro de 2019.

Veja a seguir um resumo do calendário Unicamp 2019:

  • Inscrições: de 15/10 a 14/11/2018
  • Provas da 1ª fase: 18/11/2018
  • Provas da 2ª fase: 13, 14 e 15/01/2019
  • Avaliações de habilidades específicas (com exceção dos cursos de música): de 21 a 25/01/2019.

3 – Unesp

A Universidade Estadual Paulista receberá inscrições para o vestibular 2019 entre os dias 10 de setembro e 8 de outubro de 2018. Como de costume, a Fundação Vunesp será responsável pela organização do exame.

No dia 15 de novembro, os candidatos terão que comparecer aos locais correspondentes para participar da 1ª fase do processo seletivo. A prova contará com 90 questões objetivas sobre as áreas especificadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Na 2ª fase da Unesp, que acontecerá nos dias 16 e 17 de dezembro, os candidatos terão que responder questões discursivas e produzir uma redação.

O vestibular Unesp é considerado um dos mais concorridos do estado de São Paulo. Em 2018, foram ofertadas 7.365 oportunidades em 173 cursos, distribuídos em 23 municípios paulistas.

Veja a seguir um resumo do vestibular Unesp 2019:

  • Inscrições: de 09/09 a 08/10/2018
  • Provas da 1ª fase: 15/11/2018
  • Provas da 2ª fase: 16 e 17/12/2018
  • Resultado: 01/02/2019

4 – ITA

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica receberá inscrições para o vestibular 2019 entre os dias 1º de agosto e 15 de setembro. No dia 23 de novembro, a instituição aplicará as provas da primeira fase, que serão compostas por 60 questões objetivas de Matemática, Química, Física, Português e Inglês. Os candidatos aprovados terão que participar da segunda fase, que contará com questões de Matemática e Química (10 de dezembro) e Física e Redação (11 de dezembro).

O vestibular ITA, considerado um dos mais difíceis do país, pretende selecionar alunos para cursos de Engenharia (Aeronáutica, Mecânica-Aeronáutica, Civil-Aeronática, Eletrônica, de Computação e Aeroespacial). Confira a seguir as principais datas:

  • Inscrições: de 01/08 a 15/09/2018
  • Provas da 1ª fase: 23/11/2018
  • Provas da 2ª fase: 10/12 e 11/12/2018

Anotou na agenda as principais datas dos vestibulares 2019? Tomando esse cuidado você não perderá nenhuma prova. Boa sorte!

O post Vestibulares 2019: USP, Unicamp, Unesp e ITA divulgam datas apareceu primeiro em ViaCarreira.



Fonte: Via Carreira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 dicas para startups que desejam captar o primeiro investimento

Startupi 4 dicas para startups que desejam captar o primeiro investimento Nos últimos anos, o Brasil vem apresentando um grande potencial para startups que desejam captar o primeiro investimento para expandir seus negócios. Para ilustrar, em 2023, segundo dados do Distrito, no Brasil, o setor angariou US$1,9 bilhão, já na América Latina os valores chegaram a US$3 bilhões – captações mais baixas do que anos anteriores, mas que representaram grandes montantes. Agora, com uma expectativa favorável de mercado, as previsões são de aumento cauteloso dos investimentos. Porém, com as novas oportunidades, também é importante que os fundadores apresentem projetos assertivos e com bom um modelo de negócio. Para Erica Fridman, investidora e cofundadora da Sororitê, maior rede de investidoras-anjo do Brasil, “para empresas early-stage em busca de capital, a capacidade dos fundadores de explicar o negócio de maneira clara e demonstrar seu potencial de escalabilidade é fundamental para garantir

É hora das startups se prepararem para receber investimentos!

Startupi É hora das startups se prepararem para receber investimentos! * Por Jéssica Lima Os especialistas são unânimes: temos indícios de que 2024 será um ano melhor para as startups se comparado aos anteriores. O ano de 2022 nos surpreendeu com a crescente onda de layoffs e uma queda considerável no número de startups chegando ao status de unicórnios. Isso porque, enquanto os anos anteriores haviam trazido uma abundância de investimentos para startups, o momento já não era tão positivo e os investidores começaram a ser mais cautelosos na avaliação dos investimentos.  O cenário se manteve durante 2023, mas agora já é possível ver sinais de melhoras. As perspectivas são positivas, mas isso não significa que os investidores estarão dispostos a apostar suas carteiras. As startups precisam estar preparadas e atentas se pretendem buscar um incentivo financeiro em 2024. O primeiro ponto que vale para startups em qualquer fase de desenvolvimento é ter um pitch bem estruturado. É hora d

Estratégias e técnicas de captação para times fundadores de startups

Startupi Estratégias e técnicas de captação para times fundadores de startups A jornada de construir e escalar uma startup é uma verdadeira montanha-russa de emoções, conquistas, e muitos desafios fazem parte dessa jornada. Um dos maiores obstáculos é ter capital para financiar o crescimento do seu negócio. Segundo dados da CB Insights, 29% das startups fecham por falta de recursos financeiros. Existem diferentes maneiras para o time fundador financiar a sua startup. Enquanto alguns utilizam recursos próprios, o chamado bootstrapping, outros recorrem para investidores externos, como, por exemplo, família, amigos, investidores-anjo, fundos de venture capital,fundos de private equity, prêmios eaté o governo. Independentemente do caminho escolhido, é fundamental entender não apenas  estratégias e técnicas de negociação, como também qual o racional que baseia as decisões dos investidores. Isso se torna ainda mais importante quando você está no início da sua jornada de captação, pois a