Pular para o conteúdo principal

Vestibulares 2019: USP, Unicamp, Unesp e ITA divulgam datas

Milhares de brasileiros já estão se preparando para a maratona de vestibulares 2019 no estado de São Paulo. Essas provas serão responsáveis por selecionar os novos alunos de grandes instituições de ensino, ou seja, USP, Unicamp, Unesp e ITA. Se você é um vestibulando, confira os calendários divulgados pelas universidades paulistas.

Prepare-se para os principais vestibulares 2019 de São Paulo.

Anote na agenda as datas dos vestibulares para não esquecer. (Foto: iStock)

Na última sexta-feira (27), as principais instituições de ensino do estado de São Paulo divulgaram um cronograma unificado. Dessa forma, os estudantes podem participar de todas as provas e contam com mais chances de ingressar no ensino superior.

Datas dos principais vestibulares 2019

Se você pretende participar dos principais vestibulares 2019 do país, então precisa conhecer as datas e se programar. Confira os calendários dos processos seletivos:

1 – USP

A Universidade de São Paulo (USP) divulgou as principais datas do seu processo seletivo. De acordo com o calendário, a Fuvest realizará a sua primeira fase no dia 25 de novembro de 2018 e a segunda a partir do dia 6 de janeiro de 2019. Já o período de inscrição está previsto para agosto.

Na 1ª fase da prova, os participantes precisam responder 90 questões objetivas sobre Língua Portuguesa, Matemática, Química, Física, Biologia, Geografia e História. Na 2ª fase, que costuma ser dividida em três dias, os candidatos terão que resolver questões discursivas e produzir uma redação de acordo com o tema proposto.

A Fuvest se destaca como um dos vestibulares mais concorridos do Brasil. Na última edição, a USP registrou 137.581 candidatos inscritos para 8.402 vagas em 182 cursos de graduação.

  • Inscrições: agosto de 2018
  • 1ª fase da prova: 25/11/2018
  • 2ª fase da prova: a partir de 6/01/2019

2 – Unicamp

A Unicamp também definiu as datas das provas para o vestibular 2019. De acordo com a comissão responsável pela organização do exame (Comvest), o formato adotado nas edições anteriores será mantido. Para o próximo ano, universidade espera preencher 3,3 mil vagas em 70 cursos. Essas oportunidades, por sua vez, estão distribuídas nos campi de Campinas (SP), Piracicaba (SP) e Limeira (SP).

A prova de 1ª fase acontecerá no dia 18 de novembro de 2018. Os candidatos terão que responder 90 questões múltipla escolha sobre todas as disciplinas do ensino médio. Já a 2ª fase será dividida em três dias, com redação e língua portuguesa em 13 de janeiro; matemática, geografia e história em 14 de janeiro; e, por fim, física, ciências biológicas e química em 15 de janeiro de 2019.

Veja a seguir um resumo do calendário Unicamp 2019:

  • Inscrições: de 15/10 a 14/11/2018
  • Provas da 1ª fase: 18/11/2018
  • Provas da 2ª fase: 13, 14 e 15/01/2019
  • Avaliações de habilidades específicas (com exceção dos cursos de música): de 21 a 25/01/2019.

3 – Unesp

A Universidade Estadual Paulista receberá inscrições para o vestibular 2019 entre os dias 10 de setembro e 8 de outubro de 2018. Como de costume, a Fundação Vunesp será responsável pela organização do exame.

No dia 15 de novembro, os candidatos terão que comparecer aos locais correspondentes para participar da 1ª fase do processo seletivo. A prova contará com 90 questões objetivas sobre as áreas especificadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Na 2ª fase da Unesp, que acontecerá nos dias 16 e 17 de dezembro, os candidatos terão que responder questões discursivas e produzir uma redação.

O vestibular Unesp é considerado um dos mais concorridos do estado de São Paulo. Em 2018, foram ofertadas 7.365 oportunidades em 173 cursos, distribuídos em 23 municípios paulistas.

Veja a seguir um resumo do vestibular Unesp 2019:

  • Inscrições: de 09/09 a 08/10/2018
  • Provas da 1ª fase: 15/11/2018
  • Provas da 2ª fase: 16 e 17/12/2018
  • Resultado: 01/02/2019

4 – ITA

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica receberá inscrições para o vestibular 2019 entre os dias 1º de agosto e 15 de setembro. No dia 23 de novembro, a instituição aplicará as provas da primeira fase, que serão compostas por 60 questões objetivas de Matemática, Química, Física, Português e Inglês. Os candidatos aprovados terão que participar da segunda fase, que contará com questões de Matemática e Química (10 de dezembro) e Física e Redação (11 de dezembro).

O vestibular ITA, considerado um dos mais difíceis do país, pretende selecionar alunos para cursos de Engenharia (Aeronáutica, Mecânica-Aeronáutica, Civil-Aeronática, Eletrônica, de Computação e Aeroespacial). Confira a seguir as principais datas:

  • Inscrições: de 01/08 a 15/09/2018
  • Provas da 1ª fase: 23/11/2018
  • Provas da 2ª fase: 10/12 e 11/12/2018

Anotou na agenda as principais datas dos vestibulares 2019? Tomando esse cuidado você não perderá nenhuma prova. Boa sorte!

O post Vestibulares 2019: USP, Unicamp, Unesp e ITA divulgam datas apareceu primeiro em ViaCarreira.



Fonte: Via Carreira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...

A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros

Startupi A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros *Por João Fraga Primeiro, precisamos esclarecer que o Drex não veio para substituir o Pix. Pelo contrário, o Drex é uma moeda digital que faz parte da família deste. Conforme a leitura dos marketeiros do Banco Central, o “x” sinaliza um futuro que está associado à tecnologia, cujo acrônimo significa Digital Real Eletronic X. Este não é um meio de pagamento. E, sim, uma plataforma por meio da qual se realizam operações em grande escala como a aquisição de automóveis e a compra e venda de imóveis.  Ele é o real em sua forma digitalizada. Por este meio, mantém-se toda a confiabilidade e estabilidade da moeda. Entretanto, nesta versão digital, não existe uma cédula impressa. Esta é a própria moeda disponível em uma plataforma eletrônica, que vai ser controlada pelo Banco Central. As informações referentes ao dinheiro não ficam em um único computador, mas em uma rede que disponibi...