Pular para o conteúdo principal

ATIVA adquire empresa de comunicação e expande IoT para infraestrutura na América Latina

A ATIVA Soluções, empresa focada no desenvolvimento, produção e implementação de plataformas e dispositivos inteligentes para serviços de infraestrutura, telecomunicações, agronegócio e transportes no Brasil, acaba de concluir a aquisição total da Astrum Latina, especialista em soluções de comunicação IoT para medição inteligente de água e energia com princípios ESG

Os valores da transação não foram revelados, mas com a aquisição, a empresa também herda um acordo internacional com a multinacional chinesa Shenzhen Kaifa Technology (Chengdu) Co. Ltd., o que, além da representação, lhe garante acesso à tecnologia de ponta internacional, ampliando sua presença na cadeia de valor das soluções de IoT (Internet das Coisas, na sigla em inglês), agora com forte know-how em medidores, especialmente para os setores de saneamento, gás e energia. 

O resultado desse negócio ainda acelera o faturamento da ATIVA Soluções, que prevê um incremento de 100% já em 2023. “Com o acesso à tecnologia Kaifa, vamos ter a chance, no médio prazo, de produzir os medidores feitos pela Kaifa, que hoje são importados da China, se aproximando ainda mais do mercado latino”, afirma Silvio Antunes, Chief-Customer Officer (CCO) da ATIVA Soluções.

A ATIVA Soluções tem obtido um crescimento médio de 55% ao ano desde 2018. A meta para este ano é de uma alta de 70% de faturamento e, para 2023, dobrar o tamanho da empresa, ultrapassando a marca dos R$ 100 milhões. “O sensoriamento do setor de saneamento, algo que a ATIVA Soluções já disponibiliza, combinado com a oferta de hidrômetro inteligente, permite a empresa de saneamento ter o monitoramento completo na cadeia, melhorando significativamente a gestão, reduzindo perda técnica e fraude, por exemplo”, comenta Edson José Rennó Ribeiro, diretor-geral da ATIVA Soluções.

Atualmente, a ATIVA Soluções possui mais de 1,2 milhão de equipamentos em atividade em todo o Brasil. Esses dispositivos permitem que empresas das áreas de saneamento, energia, óleo e gás, telecomunicações, transportes e agronegócio monitorem suas operações em tempo real. Entre os principais clientes, estão empresas líderes em seus segmentos, como Vivo, BRK Ambiental, NEOENERGIA, Hyundai Rotem Brasil, CAF e CPFL.

Com a aquisição da Astrum, o número de equipamentos a serem fornecidos ultrapassa a casa dos milhões e amplia também o valor agregado para as empresas clientes. “A união de ATIVA e Astrum complementa as soluções das duas empresas. Agora, tanto a gestão dos dados coletados, como a operação dos dispositivos, alcançará uma escala proporcional às demandas de nossos clientes”, conclui Samuel Lee, fundador da Astrum e Head de Medição Avançada da ATIVA Soluções.

* Foto de destaque: Edson José Rennó Ribeiro, diretor geral da ATIVA Soluções



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/ativa-adquire-empresa-de-comunicacao-e-expande-iot-para-infraestrutura-na-america-latina/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...

A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros

Startupi A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros *Por João Fraga Primeiro, precisamos esclarecer que o Drex não veio para substituir o Pix. Pelo contrário, o Drex é uma moeda digital que faz parte da família deste. Conforme a leitura dos marketeiros do Banco Central, o “x” sinaliza um futuro que está associado à tecnologia, cujo acrônimo significa Digital Real Eletronic X. Este não é um meio de pagamento. E, sim, uma plataforma por meio da qual se realizam operações em grande escala como a aquisição de automóveis e a compra e venda de imóveis.  Ele é o real em sua forma digitalizada. Por este meio, mantém-se toda a confiabilidade e estabilidade da moeda. Entretanto, nesta versão digital, não existe uma cédula impressa. Esta é a própria moeda disponível em uma plataforma eletrônica, que vai ser controlada pelo Banco Central. As informações referentes ao dinheiro não ficam em um único computador, mas em uma rede que disponibi...