Pular para o conteúdo principal

Frete.com investe R$ 70 milhões em startups de IA para combater fraudes no mercado de cargas

Startupi

Frete.com investe R$ 70 milhões em startups de IA para combater fraudes no mercado de cargas

A Frete.com, plataforma online de transporte de cargas, investirá R$ 70 milhões em startups que utilizam métodos inovadores via Inteligência Artificial para detectar e prevenir roubos de cargas – um grande problema no setor de transporte rodoviário no Brasil.

A empresa busca por companhias em estágio inicial com DNA em IA e irá investir entre R$ 1 milhão e R$ 10 milhões por empresa. Além do aporte, as companhias serão beneficiadas pela sinergia com a rede de desenvolvedores e cientistas de dados da Frete.com.

Prejuízo dos roubos no mercado de cargas

Os roubos de cargas geram prejuízos de até R$ 1,2 bilhão anualmente, segundo estudo da NTC&Logística. Dados internos da Frete.com demonstram que, em média, 95% dos casos são de fraudadores cometendo falsidade ideológica, roubando e assumindo a identidade dos motoristas, para se apropriar das cargas ou darem golpes no mercado. Com a utilização de algoritmos de Inteligência Artificial para identificação de fraudes dos usuários dentro da plataforma, a Frete.com conseguiu evitar R$ 1,4 bilhão em roubos de cargas.

Diante dessa realidade, a Frete.com investiu, recentemente, R$ 250 milhões em tecnologia de IA voltada para antifraude para identificar motoristas idôneos, e que consiste na atuação de profissionais de Big Data, engenharia de dados e machine learning. A empresa conta com uma equipe de 50 cientistas de dados trabalhando nesses processos de segurança.

“Dada a sofisticação dos fraudadores, os sistemas tradicionais de anti fraude, denominados Gerenciamento de Risco, não possuem tecnologia suficiente para bloquear o procedimento. O Gerenciamento de Risco tradicional se baseia em dados cadastrais do passado do motorista, como antecedentes e perfil econômico. Porém não consegue detectar a falsidade ideológica, neste exemplo. Por isso decidimos investir e embarcar mais tecnologia nesse processo, com ajuda da IA, para ajudar a acabar com esse problema que afeta muito o setor”, explica Federico Vega, CEO da Frete.com. 


 Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.

O post Frete.com investe R$ 70 milhões em startups de IA para combater fraudes no mercado de cargas aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Startupi



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/frete-com-investe-r-70-milhoes/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...

AutoAgroMachines aporta R$ 8 milhões para desenvolver máquina de reflorestamento  

Startupi AutoAgroMachines aporta R$ 8 milhões para desenvolver máquina de reflorestamento   A AutoAgroMachines , uma startup brasileira especializada em máquinas autônomas e inteligentes para o agronegócio, recebeu um aporte de R$ 8 milhões para desenvolver a Forest.Bot Reforma, uma máquina híbrida com inteligência artificial. Este aparelho foi projetado para operar em terrenos de reflorestamento e reforma considerados desafiadores. O investimento veio do Programa Prioritário Indústria 4.0 e Modernização Industrial (PPI4.0), promovido pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), que apoia empresas de tecnologia na região.  Os recursos para o desenvolvimento do protótipo da Forest.Bot `Reforma´ foram obtidos por meio de diferentes parceiros, como o Centro Internacional de Tecnologia de Software (CTIS), o Instituto CTS, que se dedica a soluções inovadoras em Indústria 4.0 e automação, e a Venture Hub, uma aceleradora de startups....