Pular para o conteúdo principal

Frete.com investe R$ 70 milhões em startups de IA para combater fraudes no mercado de cargas

Startupi

Frete.com investe R$ 70 milhões em startups de IA para combater fraudes no mercado de cargas

A Frete.com, plataforma online de transporte de cargas, investirá R$ 70 milhões em startups que utilizam métodos inovadores via Inteligência Artificial para detectar e prevenir roubos de cargas – um grande problema no setor de transporte rodoviário no Brasil.

A empresa busca por companhias em estágio inicial com DNA em IA e irá investir entre R$ 1 milhão e R$ 10 milhões por empresa. Além do aporte, as companhias serão beneficiadas pela sinergia com a rede de desenvolvedores e cientistas de dados da Frete.com.

Prejuízo dos roubos no mercado de cargas

Os roubos de cargas geram prejuízos de até R$ 1,2 bilhão anualmente, segundo estudo da NTC&Logística. Dados internos da Frete.com demonstram que, em média, 95% dos casos são de fraudadores cometendo falsidade ideológica, roubando e assumindo a identidade dos motoristas, para se apropriar das cargas ou darem golpes no mercado. Com a utilização de algoritmos de Inteligência Artificial para identificação de fraudes dos usuários dentro da plataforma, a Frete.com conseguiu evitar R$ 1,4 bilhão em roubos de cargas.

Diante dessa realidade, a Frete.com investiu, recentemente, R$ 250 milhões em tecnologia de IA voltada para antifraude para identificar motoristas idôneos, e que consiste na atuação de profissionais de Big Data, engenharia de dados e machine learning. A empresa conta com uma equipe de 50 cientistas de dados trabalhando nesses processos de segurança.

“Dada a sofisticação dos fraudadores, os sistemas tradicionais de anti fraude, denominados Gerenciamento de Risco, não possuem tecnologia suficiente para bloquear o procedimento. O Gerenciamento de Risco tradicional se baseia em dados cadastrais do passado do motorista, como antecedentes e perfil econômico. Porém não consegue detectar a falsidade ideológica, neste exemplo. Por isso decidimos investir e embarcar mais tecnologia nesse processo, com ajuda da IA, para ajudar a acabar com esse problema que afeta muito o setor”, explica Federico Vega, CEO da Frete.com. 


 Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.

O post Frete.com investe R$ 70 milhões em startups de IA para combater fraudes no mercado de cargas aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Startupi



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/frete-com-investe-r-70-milhoes/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...

A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros

Startupi A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros *Por João Fraga Primeiro, precisamos esclarecer que o Drex não veio para substituir o Pix. Pelo contrário, o Drex é uma moeda digital que faz parte da família deste. Conforme a leitura dos marketeiros do Banco Central, o “x” sinaliza um futuro que está associado à tecnologia, cujo acrônimo significa Digital Real Eletronic X. Este não é um meio de pagamento. E, sim, uma plataforma por meio da qual se realizam operações em grande escala como a aquisição de automóveis e a compra e venda de imóveis.  Ele é o real em sua forma digitalizada. Por este meio, mantém-se toda a confiabilidade e estabilidade da moeda. Entretanto, nesta versão digital, não existe uma cédula impressa. Esta é a própria moeda disponível em uma plataforma eletrônica, que vai ser controlada pelo Banco Central. As informações referentes ao dinheiro não ficam em um único computador, mas em uma rede que disponibi...