Pular para o conteúdo principal

PMEs fundadas por mulheres são maioria no e-commerce e 66% delas empreendem sozinhas, revela Nuvemshop

Startupi

PMEs fundadas por mulheres são maioria no e-commerce e 66% delas empreendem sozinhas, revela Nuvemshop

O empreendedorismo feminino está dominando o e-commerce no Brasil. De acordo com o estudo NuvemCommerce 2025, realizado pela Nuvemshop, 60% das pequenas e médias empresas online são lideradas por mulheres. Apesar da predominância feminina, a pesquisa revela que mais de 66% dessas empreendedoras atuam sozinhas, enfrentando desafios como falta de tempo (37%), capital limitado para investir no negócio (42%) e dificuldades com tecnologia (37%).

“O empreendedorismo digital tem permitido que cada vez mais mulheres construam negócios bem-sucedidos por conta própria. Apesar disso, gerir um negócio sozinha significa enfrentar vários desafios diários, como a dificuldade em conciliar a administração da empresa com outras atividades do dia a dia. Para exemplificar, de acordo com o estudo, 37% das mulheres identificam a falta de tempo como um dos principais obstáculos”, comenta Carolina Lago, gerente de Marca & Comunicação da Nuvemshop.

Para driblar essas dificuldades e garantir crescimento, 76% das empreendedoras investem em campanhas pagas, principalmente no Instagram Ads (62%), Facebook Ads (43,5%) e Google Ads (23,5%). No marketing orgânico, o Instagram é a plataforma preferida, utilizado por 97% das lojistas, seguido por WhatsApp (60%) e Facebook (55%).

Mulheres começam no e-commerce aos 18 anos

O estudo também traçou o perfil da empreendedora digital no Brasil. A maioria tem entre 18 e 39 anos (57%) e está localizada na região Sudeste (67%), seguida pelo Sul (18%) e Nordeste (8%). No quesito formação acadêmica, 47% possuem ensino superior completo e 28% têm pós-graduação.

Moda e Vestuário lideram os segmentos de atuação feminina (33%), seguidos por Artesanato (16%), Joias (10%) e Saúde e Beleza (8%). Além disso, 60% das empreendedoras dedicam-se exclusivamente à loja online, enquanto 40% conciliam o negócio com outra fonte de renda.

O cenário do empreendedorismo feminino online no Brasil mostra um caminho promissor, mas também reforça a necessidade de suporte e ferramentas para que essas empreendedoras possam crescer e consolidar seus negócios no ambiente digital.


Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!

O post PMEs fundadas por mulheres são maioria no e-commerce e 66% delas empreendem sozinhas, revela Nuvemshop aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Cecília Ferraz



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/pmes-mulheres-sao-maioria-no-e-commerce-nuvemshop/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...

AutoAgroMachines aporta R$ 8 milhões para desenvolver máquina de reflorestamento  

Startupi AutoAgroMachines aporta R$ 8 milhões para desenvolver máquina de reflorestamento   A AutoAgroMachines , uma startup brasileira especializada em máquinas autônomas e inteligentes para o agronegócio, recebeu um aporte de R$ 8 milhões para desenvolver a Forest.Bot Reforma, uma máquina híbrida com inteligência artificial. Este aparelho foi projetado para operar em terrenos de reflorestamento e reforma considerados desafiadores. O investimento veio do Programa Prioritário Indústria 4.0 e Modernização Industrial (PPI4.0), promovido pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), que apoia empresas de tecnologia na região.  Os recursos para o desenvolvimento do protótipo da Forest.Bot `Reforma´ foram obtidos por meio de diferentes parceiros, como o Centro Internacional de Tecnologia de Software (CTIS), o Instituto CTS, que se dedica a soluções inovadoras em Indústria 4.0 e automação, e a Venture Hub, uma aceleradora de startups....