Pular para o conteúdo principal

6 atitudes que você deve adotar já se quiser mudar sua vida para melhor

6 atitudes que você deve adotar já se quiser mudar sua vida para melhor

Caro leitor que acompanha o Dinheirama, vou começar este artigo com uma pergunta simples: Daqui a um ano, onde você pretende estar e de que forma?

Para chegar lá, você já sabe o que precisará fazer? Já tem ideia do que deverá mudar? Então vamos combinar uma coisa: Hoje é o dia em que você começará a por em prática o necessário para que, daqui a 12 meses, quando estivermos falando novamente de planos, metas e tudo mais que envolve um ano novo, você possa me dizer: “Ricardo, comecei lá atrás quando você escreveu aquele artigo, e hoje estou no caminho que eu queria”. Preparado?

Imperdível: 5 ações para comprar agora

Entendo que cada plano é individual, e que cada expectativa de futuro varia de acordo com os sonhos de cada um. Mas uma coisa é certa. Existem algumas atitudes que podem fazer toda a diferença, e estas você deve adotar imediatamente se quiser mudar sua vida para melhor. Pensei em algumas que coloco a seguir. Vamos juntos?

  • Desafiar-se mais: Desafios movem o mundo. Quem não começa nada por medo de dar errado, quem não ousa sonhar e fazer diferente em algum momento desta partida chamada vida, está praticamente morto e não sabe. Eu, por exemplo, estou sempre me desafiando a realizar coisas novas e me superar. Acredite, não há melhor sensação do que essa! Aprender a nadar, por exemplo, foi um desafio superado. E lidar com a dificuldade de concentração gerada pela TDAH foi outro. Como já escrevi aqui, é preciso fazer algo novo frequentemente e desafiar-se o tempo todo. E se eu tenho conseguido encaixar os desafios como algo recorrente na vida, você também consegue e deve colocar esta atitude em sua prática diária. Não se acomode. Desafie-se para conseguir resultados melhores!

 

  • Retomar sonhos: O que você sonhava quando era criança e as imposições do mundo ainda não o haviam levado a mudar de rumo? Retome estes sonhos urgentemente. É claro que mudanças acontecem, tanto por necessidade quanto por desejo, mas certamente há coisas que você adoraria ter realizado e pensa que não dá mais tempo, que é tarde demais. Meu amigo, preciso lhe informar que sempre é tempo! Talvez as circunstâncias sejam outras, muitas oportunidades tenham passado, mas ainda assim é possível recuperar os sonhos ou até pensar em novos sonhos. São eles que nos movem, por isso é preciso que você os coloque também como prioridade em sua vida.

eBook gratuito recomendado: Riqueza pessoal é possível

  • Ter cuidado ao gastar sua energia – Somos o que pensamos, você já deve ter ouvido falar sobre isso, né? Quando falamos em mente milionária, por exemplo, há uma série de características que se assemelham e volta e meia citamos estas coisas por aqui. A qualidade dos pensamentos também depende muito da energia que absorvemos diariamente, por isso é tão importante cercar-se de atividades e pessoas que lhe façam bem. A partir de agora, tenha mais cuidado ao gastar sua energia e também ao captar a energia que há por ai. Toda vez que o desânimo bater à porta, procure mudar de atitude e no lugar de reclamar pelo que há de errado, agradecer pelo que há de certo. Coloque como prioridade passar mais tempo com aqueles que lhe fazem bem e realizar atividades que o satisfaçam. Você vai ver que fará toda a diferença!

 

  • Parar de ouvir quem não interessa – Outro ponto importante é parar de dar ouvidos a quem não importa. Aliás, o ideal é que você não fique pedindo conselhos a todo mundo sobre todas as atitudes que vier a tomar na vida. Nem todo mundo está preparado para aconselhar. Escolha com cuidado para quem contar e a quem deve ouvir. Ouça quem está onde você gostaria de estar, seja financeiramente ou com relação a outros setores da vida. As pessoas adoram dar conselhos e opinar, mas muitas vezes sequer passaram por situações semelhantes. Olho vivo quanto a isso!

 

  • Parar de desgastar-se tentando agradar a todos – Você também não precisa mais ficar agradando a todos. Quanto mais o tempo passa e as experiências se acumulam, percebemos que a primeira pessoa a ter que estar satisfeita com a vida somos nós mesmos. Apenas desta forma conseguiremos abrir caminhos para todos ao nosso redor. Portanto, dê um chega para lá na necessidade de agradar a todos, ouça seu coração e agrade apenas quem merece! Certamente você ganhará tempo de qualidade para conseguir investir no que realmente vale a pena.

 

  • Esquecer o medo por alguns momentos: Finalmente, a sexta atitude que considero fundamental para quem quer conseguir mudanças positivas na vida é  ter coragem. Essa palavra deve mover a sua vida agora e sempre, pois se você perde a coragem de tentar, já terá perdido tudo. Não importa o quanto tenha errado até aqui, acredito firmemente que é possível traçar um novo plano e dar o primeiro passo quantas vezes forem necessárias. Comece o ano com coragem para tentar, amar, fracassar, retornar e tudo mais que seja importante. Esqueça o medo porque o medo nos paralisa, e quem fica parado, como dizem, é poste, não você que está lendo este texto e já está aí pronto para recomeçar! Vamos juntos?

 

------

Este artigo foi escrito por Ricardo Pereira.

Este artigo apareceu originalmente no site Dinheirama.
A reprodução deste texto só pode ser realizada mediante expressa autorização de seu autor. Para falar conosco, use nosso formulário de contato. Siga-nos no Twitter: @Dinheirama


Fonte: Dinheirama

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 dicas para startups que desejam captar o primeiro investimento

Startupi 4 dicas para startups que desejam captar o primeiro investimento Nos últimos anos, o Brasil vem apresentando um grande potencial para startups que desejam captar o primeiro investimento para expandir seus negócios. Para ilustrar, em 2023, segundo dados do Distrito, no Brasil, o setor angariou US$1,9 bilhão, já na América Latina os valores chegaram a US$3 bilhões – captações mais baixas do que anos anteriores, mas que representaram grandes montantes. Agora, com uma expectativa favorável de mercado, as previsões são de aumento cauteloso dos investimentos. Porém, com as novas oportunidades, também é importante que os fundadores apresentem projetos assertivos e com bom um modelo de negócio. Para Erica Fridman, investidora e cofundadora da Sororitê, maior rede de investidoras-anjo do Brasil, “para empresas early-stage em busca de capital, a capacidade dos fundadores de explicar o negócio de maneira clara e demonstrar seu potencial de escalabilidade é fundamental para garantir

É hora das startups se prepararem para receber investimentos!

Startupi É hora das startups se prepararem para receber investimentos! * Por Jéssica Lima Os especialistas são unânimes: temos indícios de que 2024 será um ano melhor para as startups se comparado aos anteriores. O ano de 2022 nos surpreendeu com a crescente onda de layoffs e uma queda considerável no número de startups chegando ao status de unicórnios. Isso porque, enquanto os anos anteriores haviam trazido uma abundância de investimentos para startups, o momento já não era tão positivo e os investidores começaram a ser mais cautelosos na avaliação dos investimentos.  O cenário se manteve durante 2023, mas agora já é possível ver sinais de melhoras. As perspectivas são positivas, mas isso não significa que os investidores estarão dispostos a apostar suas carteiras. As startups precisam estar preparadas e atentas se pretendem buscar um incentivo financeiro em 2024. O primeiro ponto que vale para startups em qualquer fase de desenvolvimento é ter um pitch bem estruturado. É hora d

Estratégias e técnicas de captação para times fundadores de startups

Startupi Estratégias e técnicas de captação para times fundadores de startups A jornada de construir e escalar uma startup é uma verdadeira montanha-russa de emoções, conquistas, e muitos desafios fazem parte dessa jornada. Um dos maiores obstáculos é ter capital para financiar o crescimento do seu negócio. Segundo dados da CB Insights, 29% das startups fecham por falta de recursos financeiros. Existem diferentes maneiras para o time fundador financiar a sua startup. Enquanto alguns utilizam recursos próprios, o chamado bootstrapping, outros recorrem para investidores externos, como, por exemplo, família, amigos, investidores-anjo, fundos de venture capital,fundos de private equity, prêmios eaté o governo. Independentemente do caminho escolhido, é fundamental entender não apenas  estratégias e técnicas de negociação, como também qual o racional que baseia as decisões dos investidores. Isso se torna ainda mais importante quando você está no início da sua jornada de captação, pois a