Pular para o conteúdo principal

Cursos gratuitos para servidores públicos – ENAP 2018

A Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) é responsável por promover cursos gratuitos para servidores públicos. São mais de 40 títulos disponíveis online e sem qualquer tipo de custo. Após concluir os módulos, cada aluno tem o direito de emitir certificado de conclusão. Saiba mais sobre as oportunidades e veja como se inscrever.

Há mais de 40 opções de cursos gratuitos para servidores públicos.

Servidores públicos podem contar com a Enap para se qualificar para o trabalho gratuitamente. (Foto: Divulgação).

A Escola Nacional de Administração Pública oferta inúmeros cursos de formação livre e especialização para servidores de todo o país. O objetivo é facilitar a capacitação profissional desses funcionários, tornando o serviço público cada vez melhor para a população.

Cursos gratuitos para servidores públicos

Os cursos gratuitos para servidores públicos da ENAP são divididos entre presenciais e à distância, cada um possui um público alvo específico, portanto, é possível realizar cursos livres, de formação inicial, desenvolvimento de carreira, aperfeiçoamento e até mesmo pós-graduação.

Periodicamente, a ENAP lança cursos semipresenciais, que são ministrados em instituições públicas de ensino. Já os cursos à distância são mantidos na plataforma online da escola, alguns inclusive, podem ser iniciados a qualquer momento. Os critérios de inscrição se diferenciam de acordo com cada curso, no entanto, vale ressaltar que as opções englobam tanto profissionais com ensino médio completo quanto os que já concluíram a graduação.

A ENAP trabalha com três modalidades:

  • Cursos gratuitos online sem tutoria: que são abertos para a comunidade
  • Cursos a distância com tutoria: destinados aos servidores públicos e com vagas limitadas
  • Cursos semipresenciais: contempla públicos específicos e tem limitação de vagas

Cursos gratuitos online ENAP 2018

Os cursos online sem tutoria são oferecidos de forma permanente, através da Escola Virtual de Governo – EVG. Confira a seguir os títulos disponíveis:

  1. Controle Social
  2. Introdução à Libras
  3. Regulamentação da lei de acesso à informação nos municípios
  4. Um por todos e todos por um – pela ética e cidadania
  5. Controles institucional e social dos gastos públicos
  6. Ética e Serviço Público
  7. Acesso à informação
  8. Elaboração de plano de dados abertos
  9. Gestão da Informação e Documentos – Conceitos Básicos
  10. Noções Gerais de Direitos Autorais
  11. Sistema Eletrônico de Informações -SEI
  12. Desenho de cursos: introdução ao modelo ADDIE
  13. A previdência social dos servidores públicos
  14. Introdução ao sistema de gestão do assentamento funcional digital
  15. Gestão estratégica de pessoas e planos de carreira
  16. Provas no processo administrativo disciplinar
  17. SIAPE Folha
  18. Matemática financeira
  19. Microeconomia
  20. Impactos da mudança do clima para a gestão municipal
  21. Avaliação de impacto de programas e políticas sociais
  22. Ciclo de gestão do investimento público
  23. Estatística
  24. Macroeconomia
  25. Gestão da estratégia com BSC – fundamentos
  26. Introdução à gestão de processos
  27. Introdução à gestão de projetos
  28. Planejamento estratégico para organizações públicas
  29. Gestão de riscos no setor público
  30. Gestão em ouvidoria
  31. Resolução de conflitos aplicada ao contexto das ouvidorias
  32. Divulgação de compras Formação de pregoeiros
  33. Gestão e fiscalização de contratos administrativos
  34. Regras e fundamentos do sistema de concessão de diárias e passagens (SCDP)
  35. Logística de suprimentos – Lei nº 8.666/93, pregão e registro de preços
  36. Básico em orçamento público Lei de diretrizes orçamentárias para municípios
  37. Federalismo fiscal no brasil
  38. Introdução ao orçamento público
  39. EMAG conteudista
  40. EMAG desenvolvedor
  41. Introdução à interoperabilidade
  42. Acesso a recursos do saneamento
  43. SICONV para convenentes

Como funciona a EVG Virtual?

A Escola Virtual de Governo é uma plataforma acessível em qualquer computador, tablet ou smartphone com sinal de internet. Através dela, muitos servidores públicos e demais cidadãos conseguem se capacitar profissionalmente sem qualquer custo com mensalidade de curso e locomoção, já que os cursos podem ser realizados em qualquer hora e lugar, sem que seja necessário sair de casa.

Há cursos presenciais e à distância para os servidores de diversos cargos. (Foto: Divulgação).

Há cursos presenciais e à distância para os servidores de diversos cargos. (Foto: Divulgação).

Os cursos ofertados na modalidade à distância, são todos de formação continuada e contam com método de aprendizagem autodirigida, ou seja, é de total responsabilidade dos alunos desenvolver as atividades propostas e assistir as aulas postadas nas plataformas. Não há professores para esclarecer dúvidas, o aprendizado é comprovado a partir de avaliações. Somente cursos específicos contam com tutores. Para conferir o catálogo de cursos ENAP na íntegra, clique aqui.

Nem todos os cursos possuem certificado. Portanto, é importante verificar na descrição de cada um deles, quais os requisitos para se inscrever e para quais servidores eles são direcionados. Essas informações auxiliam na escolha de um curso que realmente seja proveitoso para a carreira.

Inscrições

No caso cursos gratuitos para servidores públicos, disponíveis na Escola Virtual de Governo, as inscrições podem ser realizadas a qualquer momento, por meio do endereço eletrônico https://evg.gov.br/. Logo após a matrícula online já é possível assistir às aulas da formação escolhida.

E aí? Você se interessou por um dos cursos ENAP 2018? Então inscreva-se no site e amplie os seus conhecimentos na área de administração pública.

O post Cursos gratuitos para servidores públicos – ENAP 2018 apareceu primeiro em ViaCarreira.



Fonte: Via Carreira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 dicas para startups que desejam captar o primeiro investimento

Startupi 4 dicas para startups que desejam captar o primeiro investimento Nos últimos anos, o Brasil vem apresentando um grande potencial para startups que desejam captar o primeiro investimento para expandir seus negócios. Para ilustrar, em 2023, segundo dados do Distrito, no Brasil, o setor angariou US$1,9 bilhão, já na América Latina os valores chegaram a US$3 bilhões – captações mais baixas do que anos anteriores, mas que representaram grandes montantes. Agora, com uma expectativa favorável de mercado, as previsões são de aumento cauteloso dos investimentos. Porém, com as novas oportunidades, também é importante que os fundadores apresentem projetos assertivos e com bom um modelo de negócio. Para Erica Fridman, investidora e cofundadora da Sororitê, maior rede de investidoras-anjo do Brasil, “para empresas early-stage em busca de capital, a capacidade dos fundadores de explicar o negócio de maneira clara e demonstrar seu potencial de escalabilidade é fundamental para garantir

É hora das startups se prepararem para receber investimentos!

Startupi É hora das startups se prepararem para receber investimentos! * Por Jéssica Lima Os especialistas são unânimes: temos indícios de que 2024 será um ano melhor para as startups se comparado aos anteriores. O ano de 2022 nos surpreendeu com a crescente onda de layoffs e uma queda considerável no número de startups chegando ao status de unicórnios. Isso porque, enquanto os anos anteriores haviam trazido uma abundância de investimentos para startups, o momento já não era tão positivo e os investidores começaram a ser mais cautelosos na avaliação dos investimentos.  O cenário se manteve durante 2023, mas agora já é possível ver sinais de melhoras. As perspectivas são positivas, mas isso não significa que os investidores estarão dispostos a apostar suas carteiras. As startups precisam estar preparadas e atentas se pretendem buscar um incentivo financeiro em 2024. O primeiro ponto que vale para startups em qualquer fase de desenvolvimento é ter um pitch bem estruturado. É hora d

Estratégias e técnicas de captação para times fundadores de startups

Startupi Estratégias e técnicas de captação para times fundadores de startups A jornada de construir e escalar uma startup é uma verdadeira montanha-russa de emoções, conquistas, e muitos desafios fazem parte dessa jornada. Um dos maiores obstáculos é ter capital para financiar o crescimento do seu negócio. Segundo dados da CB Insights, 29% das startups fecham por falta de recursos financeiros. Existem diferentes maneiras para o time fundador financiar a sua startup. Enquanto alguns utilizam recursos próprios, o chamado bootstrapping, outros recorrem para investidores externos, como, por exemplo, família, amigos, investidores-anjo, fundos de venture capital,fundos de private equity, prêmios eaté o governo. Independentemente do caminho escolhido, é fundamental entender não apenas  estratégias e técnicas de negociação, como também qual o racional que baseia as decisões dos investidores. Isso se torna ainda mais importante quando você está no início da sua jornada de captação, pois a