O objetivo principal em uma entrevista de emprego é vender as suas qualidades e talentos para ser contratado. No entanto, em algum ponto da conversa o recrutador vai chegar aos seus pontos negativos.
Ninguém gosta de falar sobre os seus defeitos, especialmente numa ocasião em que vale tanto quanto um emprego. Nesse momento a transpiração, o nervosismo e as dúvidas começam a aparecer e nós perdemos completamente a capacidade de responder de forma sensata.
Você não vai conseguir fugir desse tipo de pergunta, mas pode se sair bem se souber o que os entrevistadores esperam de você nesses casos.
Fique atento aos rumos que a conversa está tomando
Antes de tudo, é necessário que você esteja alerta, para não ser pego desprevenido. Fique atento aos rumos que a conversa está tomando para que você saiba como se sair no momento em que as perguntas embaraçosas começarem.
Converta qualquer característica negativa em uma afirmação positiva
Além disso, é muito importante que você não seja excessivamente negativo. Converta qualquer característica negativa ou deficiência em uma afirmação positiva ou ponto forte.
Conte seus defeitos de forma realista, mas adicione à explicação tudo aquilo que você tem feito para superar o problema.
Lembre-se de mostrar ao recrutador como você é capaz de solucionar problemas
Outra pergunta que pode ser complicada de responder é aquela que questiona quais foram os maiores erros que você já cometeu.
Aproveite a oportunidade para, além de contar os seus erros, mostrar como você tirou deles uma lição e mais importante: como você aplicou o que aprendeu na sua vida. Lembre-se de mostrar ao recrutador como você é capaz de solucionar problemas.
Mas o melhor truque para escapar desse tipo de perguntas sem prejudicar suas possibilidades de conquistar o emprego é pensar previamente sobre as suas qualidades e conhecimentos, assim como sobre os seus defeitos.
Avalie de forma realista quais são seus pontos fortes e fracos
Seja honesto consigo mesmo e avalie de forma realista quais são seus pontos fortes e fracos. Dessa maneira você vai conseguir desenvolver uma boa linha de raciocínio durante a entrevista e as respostas soarão de forma natural, sem parecer um discurso premeditado.
As habilidades mais demandadas pelas empresas no Brasil
A formação acadêmica não basta. Uma carreira de sucesso une a qualificação e as habilidades adquiridas a partir da inteligência emocional. Mas, quais as habilidades mais valorizadas no ambiente corporativo?
Fonte: noticias.universia.com.br
Comentários
Postar um comentário