Pular para o conteúdo principal

Top 5 Dinheirama #193: Leituras para começar a semana

Top 5 Dinheirama

Olá amigo leitor, tudo bem? Chegou mais um Top 5 Dinheirama. Como você já sabe, todo início de semana, publicamos uma seleção com o resumo dos cinco artigos mais lidos, comentados e compartilhados da semana anterior.

A ideia é lhe oferecer um panorama das preferências de outros leitores do Dinheirama e reunir os artigos de forma a oferecer um começo de semana mais proveitoso.

Os artigos mais lidos na semana passada foram:

Consumo consciente: Por que ele é tão importante na educação financeira?

Você tem consciência em relação ao que consome? Ou apenas compra e não pensa muito a respeito? É fundamental entender que a forma como gastamos o nosso dinheiro é super importante para que possa sobrar ao menos uma parte dele não para consumo imediato, mas para investimentos, empreendimentos, metas e sonhos maiores. Vamos refletir sobre isso?

Acredito que já contei aqui que não sou de fazer compras por impulso, normalmente sou bem controlada com relação a dinheiro, e quando estou ansiosa realmente prefiro dar uma caminhada, ouvir música, enfim, arrumar outras alternativas mais econômicas. Porém, uns bons anos atrás, quando ainda não tinha a consciência que tenho hoje na prática, fiz uma compra por impulso que alterou totalmente outros planos que eu tinha: comprei um carro zero. Ou seja, parte do que tinha guardado pagou metade do carro, e a outra metade paguei em dois anos, em parcelas mensais.

Clique aqui para ler o post completo

7 atitudes que você precisa tomar para conquistar mais riqueza

Todo mundo quer uma vida mais rica, certo? E entre os muitos pontos que isso pode abranger, também precisamos falar especificamente sobre a questão financeira. Pode ser que, além de dificuldades habituais, como não conseguir se organizar financeiramente ou ganhar muito menos do que precisa, você também esteja deixando de tomar algumas atitudes fundamentais para quem quer ter sucesso financeiro. Vamos refletir sobre elas?

Clique aqui para ler o post completo

Os desafios do líder em tempos de crise

Diante do cenário de retração econômica atual, muitas empresas estão sendo obrigadas a tomar medidas duras como cancelar projetos, reduzir custos, eliminar cargos e demitir funcionários – decisões nem sempre são fáceis de administrar.

Nesse contexto, a figura do líder se torna fundamental, já que é ele o responsável por motivar a equipe e minimizar os impactos negativos da crise.

Entre as principais características quem um bom líder deve ter, o CEO da Entheusiasmos Consultoria Eduardo Carmello cita a capacidade analítica, tanto para encontrar oportunidades como para resolver problemas complexos de gestão; a resiliência para antecipar cenários, projetar novas estratégias e executá-las de maneira exemplar; e a alta proficiência para desenvolver talentos.

Clique aqui para ler o post completo

Empreender adquirindo uma empresa pronta – vantagens e desafios

Uma alternativa para empreender, normalmente associada a riscos menores do que criar uma empresa desde o zero, é comprar a totalidade de uma empresa pronta com o intuito de fazê-la crescer.

Clique aqui para ler o post completo

Tempestade em copo d’água

Na semana passada (18 a 22 de março), o mercado acionário doméstico foi rapidamente do céu ao inferno. Atingiu recorde de pontuação histórica acima de 100.400 pontos, para depois mergulhar em forte queda sem escala até as cercanias de 93.000 pontos.

Uma parte veio importada pelas inconsistências do Brexit (saída do Reino Unido da União Europeia). Sem possibilidade de acordo e situação totalmente em aberto, mas o fator maior seguiu sendo a desaceleração econômica global maior do que estava sendo prevista por analistas.

No ambiente doméstico, as preocupações ficaram centradas no projeto de reforma da Previdência dos militares com novo plano de carreira e fraca economia de R$ 10 bilhões em dez anos.

Só para comparar, as desonerações de um único mês de fevereiro mostrada pela Receita Federal chegaram a R$ 7,7 bilhões. Da mesma forma que no exterior, dois outros fatores trouxeram temor.

Clique aqui para ler o post completo

------ Este artigo foi escrito por Redação Dinheirama. Este artigo apareceu originalmente no site Dinheirama.A reprodução deste texto só pode ser realizada mediante expressa autorização de seu autor. Para falar conosco, use nosso formulário de contato. Siga-nos no Twitter: @Dinheirama



Fonte: Dinheirama

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros

Startupi A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros *Por João Fraga Primeiro, precisamos esclarecer que o Drex não veio para substituir o Pix. Pelo contrário, o Drex é uma moeda digital que faz parte da família deste. Conforme a leitura dos marketeiros do Banco Central, o “x” sinaliza um futuro que está associado à tecnologia, cujo acrônimo significa Digital Real Eletronic X. Este não é um meio de pagamento. E, sim, uma plataforma por meio da qual se realizam operações em grande escala como a aquisição de automóveis e a compra e venda de imóveis.  Ele é o real em sua forma digitalizada. Por este meio, mantém-se toda a confiabilidade e estabilidade da moeda. Entretanto, nesta versão digital, não existe uma cédula impressa. Esta é a própria moeda disponível em uma plataforma eletrônica, que vai ser controlada pelo Banco Central. As informações referentes ao dinheiro não ficam em um único computador, mas em uma rede que disponibi...

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...