Pular para o conteúdo principal

Mindfulness no trabalho: meditar para aumentar a produtividade

Mindfulness no trabalho: meditar para aumentar a produtividade

Quando o objetivo é aumentar a produtividade, ninguém deixa de aproveitar todos os recursos ao seu alcance, incluindo o Mindfulness no trabalho. Há quem diga que é apenas uma tendência. Há quem recorra a estudos científicos para provar que os praticantes deste treino mental são mais felizes, concentrados e eficientes nas suas tarefas profissionais. E você? O que acha? Se se sente stressado, ansioso, deprimido ou sobrecarregado com o trabalho, nada como experimentar Mindfulness, não é verdade? Zele pela sua saúde e bem-estar e ao mesmo tempo, aumente os níveis de produtividade com simples exercícios… de meditação! Feche os olhos e tome atenção…

O que é Mindfulness?

Mindfulness é o nome dado a uma técnica de treino mental que ensina as pessoas a melhor lidarem com os seus pensamentos e emoções, permitindo-lhes distinguir pensamentos úteis de pensamentos inúteis e assim reduzir o stress, ansiedade e estados depressivos.

Também no contexto de trabalho, o Mindfulness é importante para o profissional tomar consciência de si próprio, acalmar e aclarar a mente, reduzir a tensão e melhorar a sua produtividade.

Mais informação sobre Mindfulness? Clique aqui!

Benefícios do Mindfulness no trabalho

Muitas pessoas, durante pequenas pausas no trabalho, já procuram por um espaço para meditarem durante alguns minutos, reencontrarem-se e resistirem à pressão e à azáfama da vida moderna. Para elas, os benefícios do Mindfulness no trabalho são por demais evidentes, mas para si, que está a estrear-se nesta matéria, uns minutos a pensar (sabe-se lá no quê) não parecem ser a receita para o sucesso profissional. Só que… nem sempre o que parece, é! Na verdade, e independentemente da sua profissão, o Mindfulness pode ajudar a evitar ou pelo menos a reduzir os níveis de stress e ansiedade. E não só! Conheça a lista dos principais benefícios do Mindfulness no trabalho:

  • Amplia emoções positivas.
  • Aumenta a energia.
  • Reduz o stress e a ansiedade.
  • Ajuda a lidar com a pressão.
  • Aumentar a clareza mental e a capacidade de concentração.
  • Favorece a criatividade e produtividade.
  • Ajuda a lidar melhor com as dificuldades.
  • Melhora a resolução de problemas, mas também ajuda a relativizar o que não se consegue mudar.
  • Permite estabelecer limites, controlar situações e antecipar oportunidades.
  • Aumenta a capacidade de comunicação com outras pessoas: colegas, clientes e demais parceiros de negócio.
  • Melhora o trabalho em equipa.
  • Confere bem-estar físico e emocional.

Conheça também outras dicas para aumentar a produtividade no trabalho.

Exercícios de Mindfulness para fazer durante o seu dia de trabalho

Agora que conhece os principais benefícios do Mindfulness no trabalho, é hora de tomar nota de alguns exercícios simples para fazer durante o dia, nem que seja a caminho do escritório ou no regresso a casa.

Se mantiver alguma disciplina, em poucas semanas vai conseguir aprender a meditar e a direcionar a sua mente para imagens de equilíbrio que o podem deixar mais tranquilo… e produtivo!

Começar bem o dia | Exercício de Mindfulness para relaxar

Ao acordar, sinta-se grato por mais um dia e tire uns minutos para respirar de forma consciente, inspirando pelo nariz e expirando pela boca e concentrando-se totalmente – e apenas – no ritmo da sua respiração. Substitua o momento presente por distrações ou preocupações passadas ou futuras. Sinta o ar que entra e sai do seu corpo à medida que respira, e tente não pensar em mais nada.

Trajeto para a empresa | Exercício de Mindfulness para se preparar para mais um dia de trabalho

Não importa se vai a pé, de carro ou de transpores públicos para o trabalho. Importa aproveitar o trajeto para continuar a prestar atenção à sua respiração e aos movimentos do seu corpo, sim?

Chegada ao escritório | Exercício de Mindfulness para tomar consciência do novo dia de trabalho

Tome consciência da sua chegada ao local de trabalho. Repare – como se fosse o seu primeiro dia – na rua, nos transeuntes, nas instalações da sua empresa e no seu posto de trabalho, em particular. Sente-se, verifique a sua postura, relaxe os músculos e continue a fazer uma respiração consciente por mais um momento, para afastar qualquer tensão ou contrariedade que se possa adivinhar.

Trabalho | Exercício de Mindfulness para se concentrar nas suas tarefas

Sentindo dificuldade em se focar numa tarefa, o ideal é fazer uma simples contagem regressiva de 10 a 0, absolutamente concentrado nos números e só nos números! Faça-a quantas vezes for necessário para se dedicar a 100% ao trabalho que tem pela frente.

Ritmo acelerado | Exercício de Mindfulness para reduzir o stress

Se a sua profissão obriga a um ritmo frenético constante, procure ajuda no Mindfulness: ouça o que a sua mente lhe quer transmitir, analise os seus pensamentos, acalme e relaxe antes de voltar à carga.

Pausas | Exercícios de Mindfulness para descontrair durante os intervalos

Na pausa para o café e para dois dedos de conversa com os seus colegas, aproveite para realizar um exercício muito simples, mas eficaz: concentre a sua atenção no café (ou chá, ou água…) e cheire-o, prove-o, sinta o peso e o calor que a chávena emana.

Ao longo do dia, faça também pequenas pausas de 1/2 minutos: feche os olhos ou foque-os num ponto, e concentre toda a sua atenção na respiração, nas sensações que a entrada e saída de ar produzem no seu organismo e nas zonas onde eventualmente pode estar a sentir alguma tensão. Tome consciência de pensamentos e emoções negativas que deve libertar para relaxar.

Reuniões | Exercício de Mindfulness para reduzir o nervosismo

É natural que antes de uma reunião, de uma apresentação, de um almoço com um cliente, etc, sinta algum nervosismo, particularmente se tiver de expor um facto importante. Mas se fizer uns minutos antes, um pequeno exercício de respiração profunda de forma consciente, consegue reduzir o nervosismo, sim!

Almoço | Exercício de Mindfulness para aproveitar a refeição

Na hora de almoço também pode praticar Mindfulness! Como? Simples! Preste atenção no que vai comer, na textura dos alimentos, cores e sabores, e mastigue cada garfada vagarosamente para conseguir valorizar e apreciar devidamente cada alimento que compõe o seu prato.

Trajeto para casa | Exercício de Mindfulness para se preparar para largar o trabalho

Terminou o horário de expediente, mas não terminou a prática de Mindfulness! Antes de desatar a correr (literalmente) para casa, pare uns minutos e repare nas sensações que o seu corpo lhe está a transmitir, acalme os pensamentos que ainda devem estar acelerados e prepare-se para o momento presente, para encetar a última etapa do dia junto da sua família ou, se preferir, com outras atividades prazerosas, como é o caso do desporto.

O Mindfulness no trabalho ajuda a acalmar, clarear a mente, tomar melhores decisões e aumentar a produtividade e permite-lhe, em última análise, alcançar o pleno bem-estar físico e emocional. Experimente!

Leia também o nosso artigo sobre os 10 aplicativos que aumentam a produtividade no trabalho.

O post Mindfulness no trabalho: meditar para aumentar a produtividade aparece primeiro no pme.pt Portal PME - Portal Da Empresa.



Fonte: Portal das Pequenas e Médias Empresas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 dicas para startups que desejam captar o primeiro investimento

Startupi 4 dicas para startups que desejam captar o primeiro investimento Nos últimos anos, o Brasil vem apresentando um grande potencial para startups que desejam captar o primeiro investimento para expandir seus negócios. Para ilustrar, em 2023, segundo dados do Distrito, no Brasil, o setor angariou US$1,9 bilhão, já na América Latina os valores chegaram a US$3 bilhões – captações mais baixas do que anos anteriores, mas que representaram grandes montantes. Agora, com uma expectativa favorável de mercado, as previsões são de aumento cauteloso dos investimentos. Porém, com as novas oportunidades, também é importante que os fundadores apresentem projetos assertivos e com bom um modelo de negócio. Para Erica Fridman, investidora e cofundadora da Sororitê, maior rede de investidoras-anjo do Brasil, “para empresas early-stage em busca de capital, a capacidade dos fundadores de explicar o negócio de maneira clara e demonstrar seu potencial de escalabilidade é fundamental para garantir

É hora das startups se prepararem para receber investimentos!

Startupi É hora das startups se prepararem para receber investimentos! * Por Jéssica Lima Os especialistas são unânimes: temos indícios de que 2024 será um ano melhor para as startups se comparado aos anteriores. O ano de 2022 nos surpreendeu com a crescente onda de layoffs e uma queda considerável no número de startups chegando ao status de unicórnios. Isso porque, enquanto os anos anteriores haviam trazido uma abundância de investimentos para startups, o momento já não era tão positivo e os investidores começaram a ser mais cautelosos na avaliação dos investimentos.  O cenário se manteve durante 2023, mas agora já é possível ver sinais de melhoras. As perspectivas são positivas, mas isso não significa que os investidores estarão dispostos a apostar suas carteiras. As startups precisam estar preparadas e atentas se pretendem buscar um incentivo financeiro em 2024. O primeiro ponto que vale para startups em qualquer fase de desenvolvimento é ter um pitch bem estruturado. É hora d

Estratégias e técnicas de captação para times fundadores de startups

Startupi Estratégias e técnicas de captação para times fundadores de startups A jornada de construir e escalar uma startup é uma verdadeira montanha-russa de emoções, conquistas, e muitos desafios fazem parte dessa jornada. Um dos maiores obstáculos é ter capital para financiar o crescimento do seu negócio. Segundo dados da CB Insights, 29% das startups fecham por falta de recursos financeiros. Existem diferentes maneiras para o time fundador financiar a sua startup. Enquanto alguns utilizam recursos próprios, o chamado bootstrapping, outros recorrem para investidores externos, como, por exemplo, família, amigos, investidores-anjo, fundos de venture capital,fundos de private equity, prêmios eaté o governo. Independentemente do caminho escolhido, é fundamental entender não apenas  estratégias e técnicas de negociação, como também qual o racional que baseia as decisões dos investidores. Isso se torna ainda mais importante quando você está no início da sua jornada de captação, pois a