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Tecnologia para valorizar a experiência do cliente é destaque no segundo dia de RD Summit
Marketing é mais sobre o cliente e menos sobre o produto ou as marcas. Essa foi uma das principais mensagens que os palestrantes passaram durante o segundo dia do RD Summit, nesta quinta-feira (27), em Florianópolis. A experiência do cliente tem ganhado cada vez mais espaço e precisa ser uma prioridade das marcas.
Se adaptar ou decretar o fim da empresa. Esse foi o foco da palestra do CEO da Octadesk, Rodrigo Ricco. O empresário falou sobre como o comportamento humano mudou e como é preciso se inteirar das mudanças e reorganizar o que for preciso para se manter relevante no mercado. Dados do anuário CX Trends 2022, trazidos pelo empreendedor, mostram que duas a cada três, duas a cada três pessoas desistem da compra devido a uma experiência ruim, 39% dos consumidores compram durante a noite ou madrugada e 82% querem trocar mensagens com as empresas.
Ainda durante a palestra, Ricco divulgou em primeira mão a metodologia exclusiva PAH (Proativo, Auto Atendimento, Humano) capaz de destravar várias partes da rotina da empresa, como otimização de custos, resultados exponenciais, reclamações menos frequentes, e acima de tudo, a satisfação do seu cliente. “Temos um consumidor ansioso, que não para, e que primeiro vai fazer um contato online. É importante buscar uma forma de estar sempre disponível para esse consumidor, evoluir os formatos e ter compromisso para reduzir o tempo entre a promessa e a entrega para o cliente”, explicou Ricco.
A tendência de focar no comportamento do consumidor esteve presente na maioria das palestras e foi realidade também no stand da startup, que recebeu mais de 1.000 pessoas ao longo do dia para interagir com o chat-commerce. “Temos trabalhado com esses pilares para unir pessoas, processos e tecnologia. Entendemos a fundo os clientes e o modelo conversacional é uma prioridade desde muito tempo para nós. Ver isso se tornando um tema tão importante no RD Summit muito nos alegra”, completa.
Mudanças com foco no cliente
A importância de valorizar as necessidades do cliente foi uma das mensagens que passou, também, Erich Casagrande, Marketing Manager Lead Brasil da Semrush. Ele deu dicas para rankear melhor um site na internet e apontou que até o Google está mudando, constantemente, para atender às necessidades dos usuários. “Ao produzir conteúdo para os sites, os produtores precisam estar focados no que o cliente busca – isso vale para informações, perguntas constantes e também divulgação de produtos e serviços”.
Tecnologia a seu favor
Heber Santos, diretor de Experiência do Cliente da Petlove, também falou sobre a necessidade de buscar encantar os clientes e oferecer soluções ágeis, simples, eficientes e gentis – inclusive nas situações de frustração. “Ter uma escuta ativa e tratar todos os clientes de forma gentil é essencial. Todo cliente tem potencial para ser um grande embaixador da marca”, ressaltou.
Santos ressaltou também a importância de se usar a tecnologia a seu favor nas empresas. “A tecnologia garante maior conforto para o cliente e mais agilidade. Aprenda a transmitir o mesmo nível de confiança no humano e no digital”.
WhatsApp como estratégia
O tema que foi destaque no primeiro dia do RD Summit, o WhatsApp como ferramenta estratégica, também voltou aos palcos nesta quinta-feira com a palestra “Estratégia de Marketing no canal do WhatsApp” ministrada por Breno Maciel, CEO e fundador da Vanguarda Comunicação.
“O atendimento personalizado com a utilização de automação e chatbot via WhatsApp é uma realidade e veio para ficar. Assim, as marcas conseguem combinar estratégias on e off, como por exemplo, inserir um QR code em uma comercial de TV direto para o WhatsApp comercial e gerar conversão para os negócios”, destaca Glaucia Hora, gerente de Marketing Digital Senior da CM.com, que acompanhou a apresentação.
O RD Summit para o mercado
Vinicius Cordoni, CEO do grupo de comunicação VCRP Brasil, explica que a inovação é um processo, o que não significa necessariamente criar algo ainda inexistente no mercado, mas muitas vezes adaptar uma solução de outro nicho para a sua área de atuação. “Eventos como o RD Summit proporcionam uma oportunidade para oxigenar a mente dos players do mercado, tanto por meio de palestras, como em networking, principalmente em um momento em que a comunicação e a inovação se dão em uma velocidade extremamente dinâmica”, destaca.
O executivo pontua, também, que foi em um evento voltado a este mercado em que pôde ter insights para criar um produto inovador no mercado, o VCRP Bank, um banco digital para oferecer crédito para startups.
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