Pular para o conteúdo principal

7 em cada 10 empresas brasileiras investirão em Inteligência Artificial em 2023, afirma pesquisa

Startupi

7 em cada 10 empresas brasileiras investirão em Inteligência Artificial em 2023, afirma pesquisa

Os investimentos em tecnologia sempre fizeram parte das estratégias competitivas das empresas. Hoje, a Inteligência Artificial está cada vez mais presente no cotidiano das organizações. Segundo uma pesquisa realizada pela Deloitte, 7 em cada 10 empresas investirão em IA em 2023. Para a maioria delas, a solução será aplicada no apoio ao suporte e atendimento de clientes.

Atualmente, 20% das empresas afirmaram já utilizar recursos de Inteligência Artificial no seu cotidiano (destas, 14% disseram que vão ampliar e 6% vão manter), enquanto outras 20% ainda testam ferramentas com a tecnologia, 31% ainda não utilizam, mas pretendem e 16% não utilizam e não pretendem.

A pesquisa “Agenda 2023” entrevistou 501 empresas, que, juntas, somam R$ 2,1 trilhões em receitas e totalizam 21% do PIB brasileiro de 2022. O objetivo do estudo é entender as medidas que as companhias buscam adotar para melhorar a eficiência e produtividade nas atividades em meio aos atuais desafios do mercado – como o risco inflacionário, altos níveis das taxas de juros e a discussão sobre a reforma tributária.

Cerca de 13% das empresas entrevistadas utilizarão Inteligência Artificial no apoio ao suporte e atendimento de clientes. Em outros usos, 8% pretendem incrementar com foco na inteligência de mercado, 7% em campanhas de marketing, 7% em gestão financeira, contábil ou fiscal, 6% nas atividades de vendas, 4% nas análises de crédito dos clientes, 4% na gestão de fornecedores e outros 4% no gerenciamento de riscos operacionais.

Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!

Além da Inteligência Artificial: outras tecnologias investidas

Inteligência Artificial não é o único foco das corporações, 2/3 das empresas já migraram ao menos metade de seus dados para o armazenamento de nuvem (cloud). Destas, 72% usam a nuvem para armazenar documentos de gestão, como planilhas eletrônicas, relatórios, apresentações e e-mails, para o serviço de cloud. Entre as que ainda migrarão, 52% afirmam que no futuro vão armazenar dados em nuvem.

A tecnologia do blockchain também está no radar de algumas empresas para facilitar o processo de registro de transações e de controle em uma rede de negócios. Cerca de 5% das empresas participantes já o utilizam e outras 9% estão em fase de testes. As aplicações costumam ser em administração e atendimento aos clientes (4%), gestão financeira, contábil ou fiscal (3%), gestão de fornecedores e estoque (3%), processos/atividades de vendas (2%), análise do nosso mercado (2%) e gestão e arquivamento de documentos (2%).


Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.

O post 7 em cada 10 empresas brasileiras investirão em Inteligência Artificial em 2023, afirma pesquisa aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Startupi



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/empresas-inteligencia-artificial/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros

Startupi A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros *Por João Fraga Primeiro, precisamos esclarecer que o Drex não veio para substituir o Pix. Pelo contrário, o Drex é uma moeda digital que faz parte da família deste. Conforme a leitura dos marketeiros do Banco Central, o “x” sinaliza um futuro que está associado à tecnologia, cujo acrônimo significa Digital Real Eletronic X. Este não é um meio de pagamento. E, sim, uma plataforma por meio da qual se realizam operações em grande escala como a aquisição de automóveis e a compra e venda de imóveis.  Ele é o real em sua forma digitalizada. Por este meio, mantém-se toda a confiabilidade e estabilidade da moeda. Entretanto, nesta versão digital, não existe uma cédula impressa. Esta é a própria moeda disponível em uma plataforma eletrônica, que vai ser controlada pelo Banco Central. As informações referentes ao dinheiro não ficam em um único computador, mas em uma rede que disponibi...

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...