Startupi
ChatGPT é banido da Itália por questões de privacidade
Nesta sexta-feira (31), a Agência de Proteção de Dados da Itália ordenou o bloqueio imediato e provisório do ChatGPT. Segundo o órgão, o chatbot da OpenAI recolhe ilegalmente informações pessoas para “treinar os algoritmos subjacentes ao funcionamento da plataforma”.
A companhia estadunidense deve comunicar dentro do prazo de 20 dias as medidas que tomará sobre a solicitação da instituição informada em comunicado divulgado pela entidade italiana. O documento diz “o ChatGPT, o mais conhecido software de Inteligência Artificial capaz de simular e processos conversas humanas, sofreu no dia 20 de março uma perda de dados (violação de dados) das conversas de utilizadores e informações referentes ao pagamento de assinantes do serviço pago.”
No dia 20 de março, o chatbot saiu do ar sem muitas razões. Após o ocorrido, um porta-voz da empresa informou à agência de notícias Bloomberg que a ferramenta foi tirada do ar após relatos de que usuários conseguiam ver os títulos das histórias de outras pessoas que usavam a ferramenta. Alguns dias depois, a OpenAI revelou que o defeito vazou 1,2% de informações privadas – nome, sobrenome, e-mail, endereço de cobrança e os últimos quatro dígitos do cartão – das pessoas que usavam o serviço no dia.
A Agência de Proteção de Dados da Itália afirma que a empresa do chatbot não tem fundamento legal que justifique o recolhimento e armazenamento em massa de dados pessoas, para efeito de treinar os algoritmos. Outro ponto levantado sobre o ChatGPT foi a ausência de qualquer filtro de verificação da idade mínima – 13 anos – para o uso da ferramenta, permitindo que menores se exponham a respostas e conteúdos inadequados para a sua faixa etária.
Agora, a OpenAI tem 20 dias para comunicar quais serão as medidas que tomará para corresponder com os pedidos das autoridades italianas. A empresa está “sob pena de uma penalização de até 20 milhões de euros ou até 4% do volume de negócios global anual da marca.”
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.
O post ChatGPT é banido da Itália por questões de privacidade aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Startupi
Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/chatgpt-e-banido-da-italia/
Comentários
Postar um comentário