Pular para o conteúdo principal

ChatGPT é banido da Itália por questões de privacidade

Startupi

ChatGPT é banido da Itália por questões de privacidade

Nesta sexta-feira (31), a Agência de Proteção de Dados da Itália ordenou o bloqueio imediato e provisório do ChatGPT. Segundo o órgão, o chatbot da OpenAI recolhe ilegalmente informações pessoas para “treinar os algoritmos subjacentes ao funcionamento da plataforma”.

A companhia estadunidense deve comunicar dentro do prazo de 20 dias as medidas que tomará sobre a solicitação da instituição informada em comunicado divulgado pela entidade italiana. O documento diz “o ChatGPT, o mais conhecido software de Inteligência Artificial capaz de simular e processos conversas humanas, sofreu no dia 20 de março uma perda de dados (violação de dados) das conversas de utilizadores e informações referentes ao pagamento de assinantes do serviço pago.”

No dia 20 de março, o chatbot saiu do ar sem muitas razões. Após o ocorrido, um porta-voz da empresa informou à agência de notícias Bloomberg que a ferramenta foi tirada do ar após relatos de que usuários conseguiam ver os títulos das histórias de outras pessoas que usavam a ferramenta. Alguns dias depois, a OpenAI revelou que o defeito vazou 1,2% de informações privadas – nome, sobrenome, e-mail, endereço de cobrança e os últimos quatro dígitos do cartão – das pessoas que usavam o serviço no dia.

A Agência de Proteção de Dados da Itália afirma que a empresa do chatbot não tem fundamento legal que justifique o recolhimento e armazenamento em massa de dados pessoas, para efeito de treinar os algoritmos. Outro ponto levantado sobre o ChatGPT foi a ausência de qualquer filtro de verificação da idade mínima – 13 anos – para o uso da ferramenta, permitindo que menores se exponham a respostas e conteúdos inadequados para a sua faixa etária.

Agora, a OpenAI tem 20 dias para comunicar quais serão as medidas que tomará para corresponder com os pedidos das autoridades italianas. A empresa está “sob pena de uma penalização de até 20 milhões de euros ou até 4% do volume de negócios global anual da marca.”

Saiba mais: Elon Musk e outros fundadores de grandes empresas pedem pausa temporária no desenvolvimento de Inteligência Artificial


Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.

O post ChatGPT é banido da Itália por questões de privacidade aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Startupi



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/chatgpt-e-banido-da-italia/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...

A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros

Startupi A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros *Por João Fraga Primeiro, precisamos esclarecer que o Drex não veio para substituir o Pix. Pelo contrário, o Drex é uma moeda digital que faz parte da família deste. Conforme a leitura dos marketeiros do Banco Central, o “x” sinaliza um futuro que está associado à tecnologia, cujo acrônimo significa Digital Real Eletronic X. Este não é um meio de pagamento. E, sim, uma plataforma por meio da qual se realizam operações em grande escala como a aquisição de automóveis e a compra e venda de imóveis.  Ele é o real em sua forma digitalizada. Por este meio, mantém-se toda a confiabilidade e estabilidade da moeda. Entretanto, nesta versão digital, não existe uma cédula impressa. Esta é a própria moeda disponível em uma plataforma eletrônica, que vai ser controlada pelo Banco Central. As informações referentes ao dinheiro não ficam em um único computador, mas em uma rede que disponibi...