Pular para o conteúdo principal

3 profissionais que vão impulsionar a digitalização nas empresas em 2024

Startupi

3 profissionais que vão impulsionar a digitalização nas empresas em 2024

A pesquisa Panorama das carreiras 2030: o que esperar das profissões até o fim da década, encomendado pela TOTVS, indica que a expectativa para os próximos cinco anos é de que as profissões ligadas à tecnologia serão fundamentais para as organizações.

“A tecnologia impacta diretamente na agilidade, eficiência, produtividade e lucro das companhias, e por isso é fundamental olhar não só para os profissionais certos, mas também para os parceiros estratégicos que vão ajudá-los no desenvolvimento de soluções para os negócios”, aponta Matheus Danemberg, fundador e CEO da nav9, empresa que desenvolve soluções digitais para empresas.

Pensando nesse cenário, o empreendedor destaca os três profissionais que vão impulsionar a digitalização nas empresas no próximo ano.

Engenheiro de software

É uma das áreas que desempenha funções importantes dentro das empresas e de maior crescimento no mercado. Investir em Engenharia de Software é o caminho para a implementação de inovação, agilidade, produtividade e foco no cliente. Isso porque o profissional desenvolve, analisa, testa e implementa funcionalidades de sistemas e programas próprios, visando soluções personalizadas e com qualidade no resultado final. Desse modo, podemos dizer que os engenheiros de software colocam a Transformação Digital no centro dos negócios.

Especialistas em IA

Considerada a profissão do futuro, a Inteligência Artificial irá acelerar ainda mais as transformações do mercado tecnológico dentro das organizações. E, para isso, é preciso que tanto profissionais de TI quanto as empresas estejam preparados para acelerar o desenvolvimento dos negócios por meio dessa tecnologia. A chave é ter agilidade e objetividade para assimilar todo o conhecimento que vem sendo gerado e implementar no cotidiano da empresa todo o poder da IA.

Analistas de dados

A área de dados também é uma das que ganham cada vez mais posição de destaque no mercado. O especialista tem um perfil analítico, com visão de negócio e mercado. E é por meio dessas habilidades que esse profissional favorece o desenvolvimento da transformação digital no meio corporativo, uma vez que permite às empresas uma compreensão melhor do seu público-alvo, do comportamento do cliente, além de contribuir para a otimização dos processos e auxiliar na tomada de decisões dos negócios.


Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.

O post 3 profissionais que vão impulsionar a digitalização nas empresas em 2024 aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Marystela Barbosa



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/3-profissionais-digitalizacao/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...

AutoAgroMachines aporta R$ 8 milhões para desenvolver máquina de reflorestamento  

Startupi AutoAgroMachines aporta R$ 8 milhões para desenvolver máquina de reflorestamento   A AutoAgroMachines , uma startup brasileira especializada em máquinas autônomas e inteligentes para o agronegócio, recebeu um aporte de R$ 8 milhões para desenvolver a Forest.Bot Reforma, uma máquina híbrida com inteligência artificial. Este aparelho foi projetado para operar em terrenos de reflorestamento e reforma considerados desafiadores. O investimento veio do Programa Prioritário Indústria 4.0 e Modernização Industrial (PPI4.0), promovido pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), que apoia empresas de tecnologia na região.  Os recursos para o desenvolvimento do protótipo da Forest.Bot `Reforma´ foram obtidos por meio de diferentes parceiros, como o Centro Internacional de Tecnologia de Software (CTIS), o Instituto CTS, que se dedica a soluções inovadoras em Indústria 4.0 e automação, e a Venture Hub, uma aceleradora de startups....