Pular para o conteúdo principal

3 profissionais que vão impulsionar a digitalização nas empresas em 2024

Startupi

3 profissionais que vão impulsionar a digitalização nas empresas em 2024

A pesquisa Panorama das carreiras 2030: o que esperar das profissões até o fim da década, encomendado pela TOTVS, indica que a expectativa para os próximos cinco anos é de que as profissões ligadas à tecnologia serão fundamentais para as organizações.

“A tecnologia impacta diretamente na agilidade, eficiência, produtividade e lucro das companhias, e por isso é fundamental olhar não só para os profissionais certos, mas também para os parceiros estratégicos que vão ajudá-los no desenvolvimento de soluções para os negócios”, aponta Matheus Danemberg, fundador e CEO da nav9, empresa que desenvolve soluções digitais para empresas.

Pensando nesse cenário, o empreendedor destaca os três profissionais que vão impulsionar a digitalização nas empresas no próximo ano.

Engenheiro de software

É uma das áreas que desempenha funções importantes dentro das empresas e de maior crescimento no mercado. Investir em Engenharia de Software é o caminho para a implementação de inovação, agilidade, produtividade e foco no cliente. Isso porque o profissional desenvolve, analisa, testa e implementa funcionalidades de sistemas e programas próprios, visando soluções personalizadas e com qualidade no resultado final. Desse modo, podemos dizer que os engenheiros de software colocam a Transformação Digital no centro dos negócios.

Especialistas em IA

Considerada a profissão do futuro, a Inteligência Artificial irá acelerar ainda mais as transformações do mercado tecnológico dentro das organizações. E, para isso, é preciso que tanto profissionais de TI quanto as empresas estejam preparados para acelerar o desenvolvimento dos negócios por meio dessa tecnologia. A chave é ter agilidade e objetividade para assimilar todo o conhecimento que vem sendo gerado e implementar no cotidiano da empresa todo o poder da IA.

Analistas de dados

A área de dados também é uma das que ganham cada vez mais posição de destaque no mercado. O especialista tem um perfil analítico, com visão de negócio e mercado. E é por meio dessas habilidades que esse profissional favorece o desenvolvimento da transformação digital no meio corporativo, uma vez que permite às empresas uma compreensão melhor do seu público-alvo, do comportamento do cliente, além de contribuir para a otimização dos processos e auxiliar na tomada de decisões dos negócios.


Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.

O post 3 profissionais que vão impulsionar a digitalização nas empresas em 2024 aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Marystela Barbosa



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/3-profissionais-digitalizacao/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros

Startupi A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros *Por João Fraga Primeiro, precisamos esclarecer que o Drex não veio para substituir o Pix. Pelo contrário, o Drex é uma moeda digital que faz parte da família deste. Conforme a leitura dos marketeiros do Banco Central, o “x” sinaliza um futuro que está associado à tecnologia, cujo acrônimo significa Digital Real Eletronic X. Este não é um meio de pagamento. E, sim, uma plataforma por meio da qual se realizam operações em grande escala como a aquisição de automóveis e a compra e venda de imóveis.  Ele é o real em sua forma digitalizada. Por este meio, mantém-se toda a confiabilidade e estabilidade da moeda. Entretanto, nesta versão digital, não existe uma cédula impressa. Esta é a própria moeda disponível em uma plataforma eletrônica, que vai ser controlada pelo Banco Central. As informações referentes ao dinheiro não ficam em um único computador, mas em uma rede que disponibi...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...