Pular para o conteúdo principal

EDP investe US$ 2 milhões em startup chilena de inteligência artificial para energia renovável

Startupi

EDP investe US$ 2 milhões em startup chilena de inteligência artificial para energia renovável

A EDP, por meio de seu veículo de corporate venture capital, a EDP Ventures, fez um aporte de US$ 2 milhões (o equivalente a R$ 10 milhões) na Splight, startup chilena que desenvolve tecnologias de inteligência artificial e ciência de dados para promover máxima eficiência em sistemas relacionados à geração de energia renovável. Este é o primeiro investimento já feito pela EDP Ventures em uma startup da América Latina, fora do Brasil, o que reforça o foco em expandir a atuação da EDP nessa região.

A decisão de investir na startup tem como base, principalmente, o alinhamento do modelo de negócio à estratégia da EDP, o que deve gerar diversas oportunidades relacionadas à operação de parques de fontes renováveis, como integração de dados, otimização de custos de operação e manutenção (O&M), uso de dados para melhorias no processo de construção e para a tomada de decisões na operação, maior clareza sobre a capacidade de rede com a expansão da geração distribuída, entre outras.

“O investimento na Splight está em linha com nossa estratégia de aumentar o ticket médio de aportes e de apostar em startups em toda a América Latina, fortalecendo a nossa atuação global. O modelo da Splight tem sinergia com diversos negócios da EDP no Brasil, e em outras geografias, e pode nos ajudar a alavancar nossa atuação, trazendo soluções de inteligência artificial para otimizar a operação de parques de energias renováveis”, afirma Carlos Andrade, vice-presidente de Clientes e Inovação da EDP Brasil e Partner da EDP Ventures.

História da Splight

Fundada em 2021, a Splight desenvolveu uma plataforma voltada a diferentes agentes do setor elétrico (geradores, distribuidoras, operadores de sistemas) capaz de melhorar a gestão de redes e ativos, como usinas solares e eólicas. Sem necessidade de hardware adicional, a solução coleta dados de diferentes fontes (APIs, SCADAs) e implementa algoritmos de IA e machine learning para otimizar decisões operacionais em tempo real. O modelo de negócios é o de Software as a Service (SaaS) e a startup é reconhecida no mercado, tendo ganhado diversos prêmios internacionais.

Atualmente, uma parte significativa de energia renovável gerada é perdida devido à falta de otimização de redes, dos ativos de geração e dos sistemas de armazenamento. Segundo a Allied Market Research, o mercado de inteligência artificial aplicada a energia pode chegar a quase US$ 20 bilhões nos próximos 3 anos, com uma previsão de crescimento de 17,4% ao ano na próxima década. A Splight busca se antecipar a essa tendência para se consolidar como pioneira nesse nicho de mercado ainda pouco explorado, trazendo soluções inovadoras que unem IA à eficiência energética.

EDP Ventures: atuação e perspectivas para 2024

Atenta às transformações do setor elétrico, a EDP tem buscado atuar com protagonismo na transição energética, reforçando os investimentos em fontes renováveis e em inovação. Globalmente, a EDP Ventures já investiu mais de R$ 340 milhões (o equivalente a cerca de 70 milhões de euros) e tem 39 empresas ativas no portfólio.

Com um portfólio de investimentos bem consolidado no Brasil e América Latina, Europa, Estados Unidos, Ásia e Pacífico, o foco da EDP Ventures em 2024 é gerar mais valor às startups já apoiadas por meio de um conjunto de benefícios, incluindo mapeamento de parcerias estratégicas para as investidas.


Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação

O post EDP investe US$ 2 milhões em startup chilena de inteligência artificial para energia renovável aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Startupi



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/edp-investe-us-2-milhoes-em-startup-chilena/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros

Startupi A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros *Por João Fraga Primeiro, precisamos esclarecer que o Drex não veio para substituir o Pix. Pelo contrário, o Drex é uma moeda digital que faz parte da família deste. Conforme a leitura dos marketeiros do Banco Central, o “x” sinaliza um futuro que está associado à tecnologia, cujo acrônimo significa Digital Real Eletronic X. Este não é um meio de pagamento. E, sim, uma plataforma por meio da qual se realizam operações em grande escala como a aquisição de automóveis e a compra e venda de imóveis.  Ele é o real em sua forma digitalizada. Por este meio, mantém-se toda a confiabilidade e estabilidade da moeda. Entretanto, nesta versão digital, não existe uma cédula impressa. Esta é a própria moeda disponível em uma plataforma eletrônica, que vai ser controlada pelo Banco Central. As informações referentes ao dinheiro não ficam em um único computador, mas em uma rede que disponibi...

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...