Pular para o conteúdo principal

Mercado de M&A em tecnologia está aquecido no Brasil, aponta estudo 

Startupi

Mercado de M&A em tecnologia está aquecido no Brasil, aponta estudo 

O primeiro semestre de 2024 registrou 104 transações no mercado de fusões e aquisições em startups de tecnologia, o equivalente a 60% do total do ano anterior. Esses dados são fruto da terceira edição do M&A Deals Report, desenvolvido pela Questum em parceria com o Sebrae Startups. O estudo também considerou o Observatório Sebrae Startups, que mapeou mais de 12 mil empresas, para traçar o perfil das startups brasileiras.

A pesquisa demonstra um crescimento constante na fundação de novas startups ao longo dos últimos 7 anos, apesar de uma queda em 2023. “Esses dados permitem maior visibilidade e compreensão do ecossistema de startups no Brasil. E a partir da análise aprofundada, como acontece neste estudo, podemos promover ações concretas para transformarmos os pequenos negócios em protagonistas da economia brasileira”, enfatiza Alexandre Souza, gerente de inovação do Sebrae/SC.

Os segmentos que mais se destacaram no período analisado foram Tecnologia da Informação, Educação e Saúde. Muitas das startups observadas estão no estágio de crescimento, tentando equilibrar operações de vendas e tomar decisões sobre novos aportes, possíveis saídas e gestão financeira.

Rafael Assunção, founder e partner manager da Questum, destaca a análise sobre o Revenue per Employee (RPE) com base no estágio de maturidade das startups. “Na fase de ideação, o RPE é baixo devido ao baixo faturamento. Na fase de tração, o RPE tende a se equilibrar conforme a equipe cresce. E vale observar que o modelo de negócios B2B se destaca por maior faturamento por colaborador, evidenciando eficiência e escalabilidade”, destaca.

Mercado de M&A e investimentos

Assunção aponta que, no Brasil, o mercado M&A para tecnologia ainda é tímido, mas mostra sinais de movimento, especialmente com empresas consolidadas adquirindo startups. No primeiro semestre de 2024, foram mapeados 104 deals, o que representa 61% do total de 2023. Os setores mais ativos são Fintechs, ERP/TI, Educação, Logística, Saúde e Seguros.

Pela série histórica dos últimos anos de M&A de startups, há uma concentração de transações realizadas nos valores entre R$ 20 e R$200 milhões. “Esse dado é essencial para fundadores que ainda estão definindo a estratégia deMercado de M&A em tecnologia está aquecido no Brasil, aponta estudo  suas startups, pois as decisões tomadas nos primeiros investimentos são cruciais para o futuro da empresa”, explica Assunção.


Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!

O post Mercado de M&A em tecnologia está aquecido no Brasil, aponta estudo  aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Cecília Ferraz



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/mercado-aquecido-estudo/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...

AutoAgroMachines aporta R$ 8 milhões para desenvolver máquina de reflorestamento  

Startupi AutoAgroMachines aporta R$ 8 milhões para desenvolver máquina de reflorestamento   A AutoAgroMachines , uma startup brasileira especializada em máquinas autônomas e inteligentes para o agronegócio, recebeu um aporte de R$ 8 milhões para desenvolver a Forest.Bot Reforma, uma máquina híbrida com inteligência artificial. Este aparelho foi projetado para operar em terrenos de reflorestamento e reforma considerados desafiadores. O investimento veio do Programa Prioritário Indústria 4.0 e Modernização Industrial (PPI4.0), promovido pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), que apoia empresas de tecnologia na região.  Os recursos para o desenvolvimento do protótipo da Forest.Bot `Reforma´ foram obtidos por meio de diferentes parceiros, como o Centro Internacional de Tecnologia de Software (CTIS), o Instituto CTS, que se dedica a soluções inovadoras em Indústria 4.0 e automação, e a Venture Hub, uma aceleradora de startups....